O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022/23 avança mais uma etapa e anuncia os 50 semifinalistas da sua edição comemorativa de dez anos, cuja cerimônia de premiação acontecerá em dezembro, no Bioparque, em Campo Grande (MS).

Esses cases, que fazem parte das três categorias: Operadoras Braztoa, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais, se destacaram entre 89 inscritos e, a partir de agora, passarão para a segunda fase de avaliação. Cada um dos semifinalistas recebeu, nesta segunda-feira (17), um e-mail com a solicitação de informações e um arquivo a ser preenchido para dar continuidade à seletiva.

Esse, inclusive, foi um dos diferenciais desta edição, que ofereceu um percurso simplificado, subdividido em fases, de modo que os interessados apenas invistam mais tempo na candidatura, à medida que avançar no processo de seleção. As iniciativas enquadradas como Menção Honrosa, que englobam Mídia e Academia, não passarão pela semifinal e serão anunciadas junto com os finalistas.

Outra novidade é a recente parceria firmada com a Espanha, que oferecerá a parte terrestre de uma viagem para até dez vencedores, que poderão conhecer os atrativos turísticos e sustentáveis do país.

“É inspirador conhecer tantas iniciativas que estão fazendo a diferença no turismo brasileiro. Temos a certeza de que esta edição comemorativa trará ainda mais luz às melhores práticas do nosso país. Do nosso lado, estamos empenhados em dar o máximo de visibilidade a todos e, claro, agregar valor à premiação, como o que fizemos agora com a chegada da Espanha como novo e importante parceiro internacional”, disse Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.

Critérios de avaliação

Os participantes do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade serão avaliados, em todas as etapas do processo seletivo, quanto ao seu alinhamento com os valores da Braztoa: ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.

Adicionalmente, a premiação baseia-se em princípios norteadores ao longo de todo o processo: alinhamento com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); colaboração acima da competição; confiança em lugar de controle, simplicidade na seleção; transparência em todo o processo; e valor compartilhado e parcerias multissetoriais.

Premiação

Os vencedores são reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação, que acontecerá paralelamente à Convenção Braztoa, no período de 1 a 4 de dezembro, em Campo Grande (MS), destino anfitrião da Convenção Braztoa.

Vale ressaltar que o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade conta com o apoio de empresas do setor e com a chancela de importantes organizações, entre as quais a ONU por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Ministério do Turismo, ampliando o alcance e a credibilidade do selo.


Leia também: Boletim Braztoa 2022: perspectiva de venda para o 2T e mudança no cenário econômico