A Embratur, o Fornatur e a Anseditur promoveram, na última terça-feira (27), o evento “Bagagem para o Trade”, com o objetivo de usar as experiências de sucesso da Walt Disney World a serviço do turismo no Brasil. A ação fez parte das celebrações ao Dia Mundial do Turismo, comemorado em 27 de setembro desde 1980 e contou com mais de 500 participantes, entre representantes de órgãos públicos de turismo, associações, empresários, operadores, agentes, estudantes e outros profissionais do setor.

A programação contou com apresentações de profissionais que ajudaram a transformar o Magic Kingdom no parque mais visitado do mundo. O ex-vice-presidente da atração, Dan Cockerell, e a ex-facilitadora do Instituto Disney, Valerie Cockerell, apresentaram sua experiência em uma primeira palestra, que foi seguida da participação da Turismóloga e CEO da Aloha of America e On Stage Academy, Annie Marie Bittencourt.

“Para a Embratur é uma honra e satisfação celebrar o Dia Mundial do Turismo com vocês, atores estratégicos na condução desta atividade tão importante para o desenvolvimento estrutural do Brasil. Nosso objetivo é inspirá-los e discutir ideias que possam fortalecer ainda mais uma marca também mundialmente conhecida e que desperta grande curiosidade: o Brasil”, comentou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

Dan Cockerell compartilhou com os participantes os quatro pilares usados pela Disney para atingir o objetivo final, que é cativar o turista a ponto de programar seu retorno ao destino. Na Disney, pensamos em quatro passos: o primeiro é a segurança. O segundo é gentileza, o terceiro é o show, quando você é transportado ao mundo mágico. E o último elemento é a eficiência, porque as pessoas querem ser cuidadas, gostam de se sentir acolhidas”.

A brasileira Annie Marie Bittencourt, CEO da Aloha of America e da On Stage Academy, empresas que atuam no mercado turístico norte-americano, contou que as premissas usadas na Disney são replicadas em seus negócios. Ela participou de programas de formação do Instituto Disney e hoje aplica essas referências. “Fazer com que todos se sintam parte do elenco mostra como a Disney pensa. Não somos funcionários, membros ou outra coisa. Nós somos parte do elenco”, comentou.

No encerramento do evento, a diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, enumerou alguns resultados das ações da Agência em 2022. “Hoje, sim, podemos comemorar o Dia Mundial do Turismo depois de dois anos tão difíceis para o nosso setor. Já recebemos mais de 1,6 milhão de turistas estrangeiros em 2022 e vamos trabalhar muito para ampliar esse número”, afirmou.


Leia também: Embratur: Brasil tem volume de voos internacionais maior do que 2019