Em Guayaquil, Embratur se reúne com associaçíµes para criar oportunidades de negócios

Em busca de captar mais eventos ligados ao turismo de negócios, a Embratur participou da ICCA Latin America & Caribbean Summit, um dos mais importantes congressos turísticos do setor. Entre segunda (12) e quarta-feira (14), membros da ICCA e agentes do trade internacional se reuniram em Guayaquil, no Equador, para criar oportunidades de negócios e networking, além de se atualizarem sobre as tendências atuais do mercado de reuniões associativas.

A diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, participou dos três dias de imersão na cidade equatoriana. Ao lado do assessor executivo, Wilson Freitas, ela frequentou rodadas de negócios com presidentes de associações internacionais detentoras de eventos latino-americanos e mundiais.

“Em virtude da proximidade do Brasil com vários países da América Latina, buscamos captar eventos que possam rotacionar na América Latina e, com isso, continuar ampliando nossa economia por meio do turismo”, afirma Karisa Nogueira.

O evento promovido pela ICCA envolveu ainda City Tour por Guayaquil, experiência pelas cena gastronômica da cidade, além de diversas atividades de imersão na cultura local. No espaço reservado para palestras, Karisa Nogueira explicou aos participantes o papel da Embratur. A diretora esclareceu a mudança de status de autarquia para agência, em maio de 2020, e pontuou algumas ações e objetivos da Agência.

Setor em alta

De acordo com dados da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), o faturamento do segmento de turismo de negócios mais que triplicou nos primeiros meses deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2021. Ao todo, foram contabilizados cerca de R$ 4,8 bilhões, com destaque para os serviços aéreos (R$ 3,1 bilhões).

Em 2021, o faturamento total alcançou R$ 4,370 bilhões, que representaram cerca de 40% do faturamento em 2019 (R$ 11,388 bilhões), mas também um crescimento de 18% em comparação aos números de 2020 (R$ 3,705 bilhões).

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua – PNAD Contínua, o turismo de negócios foi responsável por 14,6% das viagens realizadas dentro do país em 2021.

Já no Estudo da demanda turística

internacional do Ministério do Turismo, o segmento foi o segundo principal motivo da vinda de estrangeiros ao Brasil em 2019. Ao todo, 15,4% dos estrangeiros que chegaram ao Brasil foram motivados por esta finalidade, com gastos diários per capita de US$ 77,39.


Leia também: Morro de São Paulo (BA) é o próximo destino do workshop da Embratur

Últimas notícias

Latam Pass oferece até 30% de bônus na transferência de pontos do Esfera Santander

O Latam Pass, programa de fidelidade da Latam Airlines,...

Novo visto europeu: Etias é adiado para 2027

A União Europeia anunciou mais um adiamento para a...

Azul amplia malha aérea e lança voos de Recife para Madri e Assunção

A Azul Linhas Aéreas anunciou o início da venda...

Abav-SP | Aviesp desassocia ViagensPromo e reforça apoio a agências afetadas

A Abav-SP | Aviesp retirou a ViagensPromo do seu...

Booking.com aponta destinos brasileiros promissores para 2025

A Booking.com realizou, nesta quinta-feira (20), um evento exclusivo...

Tópicos

Novo visto europeu: Etias é adiado para 2027

A União Europeia anunciou mais um adiamento para a...

Azul amplia malha aérea e lança voos de Recife para Madri e Assunção

A Azul Linhas Aéreas anunciou o início da venda...

Booking.com aponta destinos brasileiros promissores para 2025

A Booking.com realizou, nesta quinta-feira (20), um evento exclusivo...

Expo Turismo Paraná reúne trade e promove negócios em Curitiba

A Expo Turismo Paraná 2025 reunirá profissionais do trade...

Acordo com Gol, Azul e Varig impulsiona recuperação recorde da dívida ativa

A recuperação de valores da dívida ativa da União...
spot_img

Relacionados