Com base no levantamento do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o turismo nacional faturou R$15,3 bilhões no mês de abril e cresceu 47,7% em relação ao mesmo período do ano passado – os feriados de Sexta-feira Santa, Tiradentes e os desfiles de Carnaval contribuíram com esse avanço significativo. O FecomercioSP também indicou alta de 32,2%, no acumulo do ano passado e uma queda de -7,5% em comparaçao com abril de 2019.

No mesmo período do ano passado, o setor cresceu 36%, um indicativo real de melhora nas perspectivas do turismo nacional. O maior crescimento observado na pesquisa é o transporte aéreo, com elevação de 159,7% na comparação anual, com faturamento de R$ 4,6 bilhões – voltando ao nível que faturava em abril de 2019 (já com o valor corrigido pela inflação).

Um dos fatores que explicam o resultado do transporte aéreo são as ampliações das novas rotas e o aumento das passagens, que sofre influência da alta do querosene de aviação.

Hospedagem e alimentação apresentam o segundo maior crescimento, com alta de 56,1%, obtendo R$ 4,5 bilhões (na comparação com o período pré-pandemia). O que elevou a taxa de ocupação dos hotéis foi a movimentalçao dos turistas devido aos feriados, e, evidentemente, gerou mais gastos em bares e restaurantes.

Mesmo longe do valor de R$ 1,1 bilhão se aproximar do período anterior à pandemia, as atividades culturais, recreativas e esportivas tiveram alta significativa em abril, com 21,7%.

Além do trasnporte aéreo, o terrestre (ônibus intermunicipal, interestadual, internacional e trens) também apontaram alta, com avanço de 10,9%, faturando R$ 2,6 bilhões e superando o nível pré-pandemia, com 1,9%.

Com avanço de 2,5%, as locadoras de veículos, agências e operadoras faturaram R$ 2,5 milhões. Diferente dos outros transportes (ônibus, trens e aéreo), as locadoras estão com queda nos últimos meses. O único transporte que apresentou queda no mês de abril foi o aquaviário, com -2,3%, obtendo R$ 42,3 milhões (o menor entre as atividades). Entretando, teve uma grande evolução durante a pandemia, com o patamar superior em 27,3% ao de abril de 2019.

Mesmo apresentando resultados positivos para o turismo, os cultos altos continuam sendo um desafio para os resultados financeiros das empresas, dificultando a maior rentabilidade nos negócios e comprometendo o desempenho no segundo semestre. Na avaliação de Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, acompanhar os sinais da economia para o próximo semestre é crucial para a preservação de empregos e empresas do setor.


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