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ProColombia: Abav anuncia conclusão de parceria entre órgãos

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Nesta segunda-feira (21), a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) anunciou oficialmente que a ProColombia está se unindo ao órgão para incrementar esforços de brasileiros com relação a viagens no resto da América do Sul.

O objetivo do recém-formado elo é de estreitar relações públicas com agências de viagens brasileiras, investindo na capacitação de agentes e, assim, estimulando o fluxo turístico entre os dois países.

Ao longo do ano, os órgãos atuarão em conjunto para elaborar um calendário de atividades envolvendo agências de viagens de todo o território nacional. O primeiro evento, que aconteceu em 15 de fevereiro, foi no Pier Mauá (RJ) a bordo do navio ARC 20 de julho. Lá estava também presente Dario Montoya, o embaixador da Colômbia no Brasil, dentre outros representantes.

Por fim, a agenda ainda prevê a realização de workshops e novas livestreams, além de novas capacitações em Belo Horizonte (23 de março), Porto Alegre (27 de abril) e Curitiba (29 de junho).

Costa Cruzeiros inaugura pacote Casamento a Bordo para temporada

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A Costa Cruzeiros anunciou nesta segunda-feira (21) a inauguração de um novo pacote de viagem, denominado “Casamento a Bordo”, onde casais poderão realizar cerimônias de casamento ou passarem períodos românticos, para um total de até 12 hóspedes, em viagens nos navios Costa Toscana, Fortuna e Favolosa.

Clientes poderão selecionar um dos três navios, que estarão presentes na temporada 2022/2023 próximo à América do Sul, abrindo o itinerário de embarques entre dezembro de 2022 e abril de 2023 nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itajaí (SC).

Casal no navio Costa Toscana
Casal no navio Costa Toscana. (Foto: Divulgação)

A organização do evento e dos espaços alocados para a ocasião serão de responsabilidade da armadora, e os custos estarão inclusos no pacote contratado. Hóspedes ainda contarão com um atendimento em quartos decorados com arranjos de flores, tapete vermelho e bolo cenográfico, além de outras atividades como música ao vivo e brindes com espumante e bolo.

O pacote ainda contempla embarque prioritário para o casal e quatro convidados selecionados, além de serem presenteados com uma garrafa de espumante no dia do embarque e café da manhã servido na cabine no dia seguinte à cerimônia, também garantindo reservas de jantar nos restaurantes Costa Club e Samsara.

Por fim, o pacote Casamento a Bordo da Costa Cruzeiros conta com um fotógrafo profissional que dedicará uma hora para a cerimônia e mais uma hora para realizar um ensaio fotográfico com o casal no navio.

Outros benefícios

Caso seja da vontade dos viajantes, é possível que o casal desfrute de serviços estéticos como acesso ao spa, corte e barba para homens e maquiagem com penteado para mulheres.

Os noivos e seus convidados ainda podem participar da oportunidade de conhecer as cidades turísticas por onde passarão os cruzeiros, incluindo Buenos Aires e Montevidéu.

Casal no navio Costa Toscana
Casal no navio Costa Toscana. (Foto: Divulgação)

Receptivos da Itália pedem regras brandas para entrada de brasileiros

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Diversos profissionais de receptivos da Itália, com foco em brasileiros, pedem que o governo italiano tire o Brasil do grupo E de classificação e tenham entrada facilitada no país. Lançada na última semana, a campanha “Retomada do turismo brasileiro na Itália” tem uma petição online com quase 5 mil assinaturas e irá enviar um ofício ao governo em 3 de março.

A princípio, os pedidos dos receptivos da Itália, que usam as hastags #tornabrasile #abreitalia, contestam o rígido posicionamento do governo italiano ao manter as fronteiras fechadas para os turistas provenientes do Brasil. Os profissionais exaltam o peso do fluxo turístico brasileiro no mercado italiano e as dificuldades econômicas enfrentadas por centenas de profissionais do setor com a restrição.

A iniciativa, que foi tema de um encontro no último dia 16 de fevereiro na Embaixada brasileira em Roma, coloca em pauta a discrepância de tratamento entre nações no que se refere ao regime relativo às viagens, mesmo depois do avançamento da campanha de vacinação brasileira.

Com a última portaria assinada por Roberto Speranza, Ministro da Saúde na Itália, em 27 de janeiro e válida até o próximo dia 15 de março, brasileiros cujos parentes residem no país também enfrentam dificuldades para viajar, já que a entrada no país só é autorizada em casos específicos, como motivos de saúde, trabalho e máxima urgência.

Para pressionar o governo italiano, os profissionais vão enviar duas cartas aos ministros da Saúde e do Turismo da Itália, juntamente com a petição com 5 mil assinaturas, pleiteando o relaxamento das restrições.

Antes da pandemia, o número de turistas brasileiros que visitava a Itália crescia significativamente a cada ano. Em 2018, segundo as estatísticas da Agência Nacional de Turismo da Itália (Enit) foram 2,5 milhões de viajantes provenientes do Brasil.

Entre janeiro e dezembro de 2020, pouco mais de 38,9 milhões de viajantes internacionais visitaram a Itália (-59,5% em relação ao mesmo período de 2019) e o número de pernoitamentos também sofreu uma queda drástica: 184 milhões, o que equivale a -54,2% em relação ao ano anterior.

Diante do avanço da vacinação no mundo, muitos países da Europa têm relaxado as restrições para os viajantes, como nos casos da França e do Reino Unido.

Marriott equilibra distribuição com mais reservas diretas em 2021

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A estratégia de reforçar os canais diretos de distribuição está funcionando a pleno vapor na Marriott International. Com ações de fomento às reservas diretas, como o programa de fidelidade (Marriott Bonvoy), a companhia registrou bons números frente agendamentos realizados por meio de agências de viagens online (OTAs, na sigla em inglês).

De acordo com Leeny Oberg, CFO e vice-presidente executiva de Operações Comerciais da Marriott, a melhora nos resultados diretos com o cliente superou a participação das OTAs. No mercado de lazer, o share das reservas pelos intermediários ainda é de 14% até o momento, com 76,3% vindos de negociações diretas.

Somente no quarto trimestre de 2021, por exemplo, 52% das hospedagens em hotéis da Marriott pelo mundo foram de membros do programa de fidelidade. Nos EUA e Canadá, mercados nos quais a rede é mais consolidada, a participação salta para 58% no mesmo retrospecto.

Um dos principais motivos para essa migração do método de compra do consumidor, relacionado ao Marriott Bonvoy, de acordo com a executiva, é a maior participação em meios digitais de comunicação.

“Acho que tudo faz sentido quando você pensa em nossa tecnologia e nosso aplicativo do Bonvoy. Temos muitos downloads e nossa análise sobre isso é que os hóspedes estão se sentindo cada vez mais confortáveis ​com um canal digital eficiente em custo para nós e entrega ao cliente”, diz Leeny.

Até o momento, 160 milhões de pessoas estão associadas ao programa de fidelidade da gigante norte-americana da hotelaria.

Resultados

O lucro líquido no quarto trimestre foi de US$ 468 milhões, comparado a uma perda de US$ 164 milhões ano a ano e lucro líquido de US$ 279 milhões no quarto trimestre de 2019.

O EBITDA ajustado foi de US$ 741 milhões no período ante US$ 317 milhões no quarto trimestre do ano passado e US$ 901 milhões no quarto trimestre de 2019, último ano antes da pandemia.

Diferente dos vizinhos, Cuba tem dificuldades na recuperação do turismo

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Ao contrário de alguns de seus pares caribenhos, Cuba viu uma diminuição nos turistas internacionais em 2021. O país recebeu pouco mais de 570 mil visitantes estrangeiros no ano passado, quase 40% do número de 2020.

O maior motivo da queda foi o aumento nos casos de covid-19 em abril de 2021 levou o governo a trazer de volta um período de quarentena obrigatório para visitantes e uma restrição de voos internacionais que durou até novembro. Mas mesmo antes da pandemia, Cuba já havia visto uma queda nos turistas internacionais, já que o país recebeu 4,7 milhões no exterior em 2018 e 4,2 milhões no ano seguinte.

A recuperação de Cuba está muito atrás das alcançadas pelos países vizinhos. O México recebeu 31 milhões de visitantes internacionais em 2021, 28% em relação a 2020, enquanto os números de chegada de turistas em 2021 para a República Dominicana atingiram 77% dos números de 2019. Enquanto isso, as autoridades de turismo do Panamá esperam que o país atraia 2,3 milhões de visitantes este ano, um número que representaria uma recuperação total.

Embora as medidas promulgadas pelo governo para impedir a propagação da covid sejam uma grande razão pela qual Cuba não atraiu tantos visitantes quanto outras nações caribenhas, existem outras.

Atraso na recuperação

Uma delas são as sanções que o governo do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, impôs a Cuba, que continuaram sob o governo Biden. Michael Zuccato, gerente geral da Cuba Travel Services, com sede na Califórnia, disse que as medidas dificultam para os americanos pagar por hospedagem ou reservar certas propriedades – além de fazer com que os preços dos voos subam. Pouco mais de sete mil americanos visitaram Cuba em 2021, uma queda enorme em relação aos 58 mil registrados no ano anterior.

Zuccato citou a proibição de companhias aéreas dos EUA voarem para todos os aeroportos cubanos fora de Havana como uma medida que prejudicou a indústria do turismo de Cuba. “Todos devem voar para Havana e reservar transferências dentro do país. Isso pode ser caro e complicado para viajantes regulares”, disse ele.

“Se a administração de Biden permitir voos para as províncias, os preços dos bilhetes (diminuirão) e mais pessoas poderão visitar a família e viajar para a ilha.”

Quanto ao futuro, Juan Carlos García Granda, o ministro do Turismo, disse esperar que a ilha atraia pelo menos 2,5 milhões de turistas em 2022 e seis milhões em 2030. Enquanto isso, Zuccato também expressou otimismo sobre a forte recuperação da indústria do turismo de Cuba. “Temos uma perspectiva positiva para o 4º trimestre de 2022 e projetamos que a demanda seja forte até 2024”, disse Zuccato.

OMT se reúne em Genebra com a OMS para debater açíµes e regras

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A Organização Mundial de Turismo (OMS) irá se reunir com a Organização Mundial de Saúde (ambas da ONU) nesta terça-feira (22), em Genebra (Suíça), para debates ações de fomento às viagens em todo o mundo.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, se reunirá com Dr. Thedros Adhanom Ghebreyesus, com diretor-geral da OMS, para discutir a necessidade de afrouxamento contínuo das restrições, tendo alertado repetidamente sobre sua ineficácia e os danos que as proibições gerais de mobilidade podem ter no bem-estar econômico e social.

As conversas também se concentrarão na visão compartilhada dos dois órgãos para melhor delinear regras e regulamentos mais claros e consistentes sobre Turismo e Saúde, com o objetivo de restaurar a confiança nas viagens internacionais e impulsionar a recuperação.

Tendo como pano de fundo a Suíça anunciando seus planos para aliviar significativamente as restrições às viagens de entrada, a delegação da OMT se reunirá ainda com Eric Jakob, embaixador da Secretaria de Estado da Suíça para Assuntos Econômicos.

Em linha com o foco da entidade em empregos e educação em turismo, a liderança também visitará o campus do Gilon Institute of Higher Education e do Hotel Institute Montreux (HIM).

Setur-RJ irá discutir linha de crédito para o trade de Petrópolis

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A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), a TurisRio, a Agência de Fomento do Estado do Rio (AgeRio) e o trade turístico de Petrópolis terão uma reunião para explicar como funcionará a liberação da linha de crédito para os empreendimentos turísticos afetados pela tragédia do município, nesta segunda-feira (21).

O encontro da Setur-RJ acontece na sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e vai reunir representantes do trade e empresários dos diversos meios como bares, restaurantes, hospedagem, agências, operadoras, entre outros.

Os recursos estão divididos em três faixas: até R$ 5 mil para autônomos e informais (MEI), informais e microempreendedores individuais e até R$ 50 mil para micro e pequenas empresas. Haverá ainda uma terceira faixa de linha de crédito de R$ 50 mil a R$ 500 mil para pessoas jurídicas de diversos portes e segmentos.

Estarão presentes Gustavo Tutuca, secretário estadual de turismo do Rio de Janeiro, e Bruno Bravo, superintendente de Operações Padronizadas da AgeRio, para explicar como se dá a operacionalização do crédito.

Israel libera entrada de não-vacinados a partir de 1º de março

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Israel permitirá a entrada de todos os turistas, independentemente de terem sido vacinados contra a covid-19, a partir de 1º de março. Naftali Bennett, primeiro-ministro israelense, e Nitzan Horowitz, ministro da Saúde, anunciaram a decisão no domingo (20).

Sob as novas diretrizes, turistas de todas as idades, vacinados e não vacinados, poderão entrar em Israel, desde que apresentem um teste de PCR negativo antes da chegada e façam outro PCR após o desembarque no país. A medida, porém, não exime os vacinados de apresentarem o comprovante de testagem negativo.

Isso significa que famílias com crianças não vacinadas agora podem passar férias em solo israelense sem restrições. Até agora, apenas os vacinados contra a covid-19 podem entrar em Israel depois que o país fechou suas fronteiras para estrangeiros pela primeira vez em março de 2020.

A decisão também facilita a entra para os cidadãos israelenses, que só precisam passar por um teste de PCR na chegada, não sendo obrigados a se submeterem a um teste de antígeno antes da partida.

“Estamos vendo um declínio constante na taxa de mortalidade. Fomos os primeiros a fechar o céu aos viajantes. Agora vemos como hora de abri-lo gradualmente novamente”, disse o primeiro-ministro.

“A situação em Israel é boa no momento. Este é o resultado de uma gestão correta e dinâmica; é por isso que estamos abrindo agora. Ao mesmo tempo, continuaremos monitorando a situação de perto e agiremos rapidamente novamente no caso de uma nova variante”, concluiu.

Quem for a Israel neste ano tem ainda a possibilidade de realizar um tour gratuito, em uma ação de retomada do governo israelense.

Netactica compra startup e amplia presença no Brasil

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A Netactica, empresa de tecnologia especializada no setor de viagens, anunciou a compra da startup brasileira Guigs, que entre suas principais frentes de negócios tem a plataforma de Rebooking para companhias do setor de Turismo, conforme anunciado nesta sexta-feira (18).

O negócio surge com o objetivo da Netactica de fortalecer a presença da marca no mercado brasileiro ao longo deste ano, por meio de negociações diretas com agências de viagens, bancos e clientes de fidelização.

Líder no desenvolvimento de soluções tecnológicas para empresas de viagens na América Latina, a empresa conta com cerca de 90 colaboradores na Argentina, Brasil, Colômbia e Uruguai, além da atuação na América Central e Estados Unidos.

O início da nova fase será marcado pela sinergia do trabalho junto à Guigs, que irá contribuir na exploração de oportunidades no país e no avanço das ações estratégicas desenhadas para o mercado nacional.

“A compra faz parte do plano estratégico da empresa, que prevê a expansão da nossa atuação para regiões que apresentem diferentes nichos com potencial para contribuir com o nosso crescimento. Neste sentido, o mercado brasileiro se destaca por apresentar uma enorme capacidade de geração de novas oportunidades de negócios”, destacou Oscar Encinas, General Manager.

“Lançamos a Guigs para o mercado em 2017, com uma ideia muito clara de onde queríamos chegar. Contribuímos diretamente para o sucesso de clientes e parceiros que confiaram nos nossos serviços, além de colaborarmos durante todo esse tempo para o desenvolvimento de ações direcionadas às estratégias comerciais voltadas para o mercado de viagens”, ressaltou Guilherme Ferreira, CEO da Guigs, que passa a atuar como Country Manager do Brasil para a Netactica.

Para 2022, a startup Guigs, especializada em Rebooking de reservas de hotel, recurso que viabiliza um aumento de até 30% no mark-up de operadoras de turismo, planeja expandir seus negócios para outros países latino-americanos, além de manter sua operação independente. 

“Além da oportunidade de oferecer o produto de Rebooking integrado, os clientes contarão com a vasta experiência de uma marca que apresenta uma ampla lista de integrações com a plataforma end to end de e-commerce e vendas. Entre alguns dos importantes players já integrados pela Netactica, destacam-se: Amadeus, Gol, Latam, Azul, Sabre, Omnibees, Expedia, HotelBeds, Movida, Localiza, Clickbus e Braspag y Assist Card”, apontou Giovani Zago, diretor de Produtos, e que passa a atuar como CEO da Guigs.

MTur destina R$ 481 mil para sinalização turí­stica em Uberaba (MG)

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O Ministério do Turismo (MTur) tem investido na implantação de sinalização turística em todo o país e autorizou a liberação de R$ 481 mil para a cidade de Uberaba (MG), localizada no Triângulo Mineiro, conforme anunciado nesta semana.

A iniciativa do MTur deve facilitar a interação de turistas em visita à cidade, contribuindo para o aumento do fluxo turístico na região a partir de informações seguras, atualizadas e completas sobre os atrativos.

Uberaba, que conta com uma população estimada de pouco mais de 340 mil pessoas, reúne atrativos turísticos para todos os gostos, passando pelo turismo rural, religioso, gastronômico, de natureza, histórico e até de negócios. Peirópolis, distrito de Uberaba, destaca-se por abrigar um conjunto significativo de fósseis que lhe renderam o título de “Terra dos Dinossauros”.

Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, destaca que a nova sinalização deve melhorar a mobilidade e o deslocamento de pessoas.

“Uma sinalização turística adequada aumenta a visibilidade dos atrativos. Nesse sentido, proporcionar boa orientação aos visitantes, como os de Uberaba, é essencial para dinamizarmos o turismo local e preparar nossos destinos para uma retomada retumbante do setor”, afirmou.

Recentemente, o MTur destinou R$ 960 mil para apoiar a implementação de sinalização na Rota das Grutas de Peter Lund, também em Minas Gerais. Os recursos devem viabilizar a instalação de mais de 100 placas informativas durante o percurso, que envolve cinco cidades mineiras (Belo Horizonte, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Sete Lagoas e Cordisburgo).

A cidade de Piraquara (PR) também foi contemplada com recursos do Ministério do Turismo na ordem de R$ 287,3 mil para a instalação de novas placas e totens fixos de sinalização turística.