Com o objetivo de mapear pontos importantes para melhorar a segurança e a abordagem dos turistas que visitam Olinda e o Recife (PE), a Empetur promoveu visitas técnicas aos municípios em parceria com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur), o Recife Convention Bureau e as secretarias de Turismo municipais.
O Major Kleber Noberto Amorim, comandante da Ciatur, reitera a importância da ação em prol dos turistas que visitam o estado.
“A parceria entre os órgãos públicos ligados ao turismo vai proporcionar melhores condições para o atendimento de todos que visitam o nosso estado. Durante a visita da Empetur à Ciatur, foi possível avaliar juntamente com as secretarias municipais qual o cenário atual, e quais seriam as melhores ações neste momento para oferecer um atendimento com mais qualidade”, pontua Amorim.
Já a visita ao Bairro do Recife contou com a presença do secretário executivo de Turismo do Recife, Mustafá Dias, e da chefe do Gabinete Recentro, Ana Paula Vilaça. A equipe visitou o Marco Zero, Praça do Arsenal, Rua da Moeda, entorno do Cais do Sertão e também o ponto de apoio da Ciatur no Marco Zero.
“A ação é de grande valia para o Recife, em especial para nossa pasta, já que cuidamos do Centro. Visitamos lugares estratégicos que vão ajudar a preparar projetos, dando acessibilidade, conforto, segurança para receber o recifense e o turista, principalmente neste ano em que Pernambuco será sede da feira da Abav, um dos maiores eventos do segmento nacional”, afirma Ana Paula Vilaça, chefe do Gabinete Recentro.
“Essas visitas são o pontapé para que o governo, com as prefeituras e a iniciativa privada desenvolvam ações que possam ajudar na melhora da abordagem feita aos turistas pelos condutores de turismo, vendedores e flanelinhas. Depois de detectarmos as regiões com mais problemas, que são o Sítio Histórico de Olinda e o Bairro do Recife, vamos agora debater propostas para minimizar essas falhas, a exemplo de ações educativas ou até mesmo capacitações”, explica Antonio Neves Baptista, presidente da Empetur.
Estão abertas, a partir desta quarta-feira (16), as inscrições para a WTM Latin America 2022. Com expectativa de reunir 500 expositores de mais de 40 países, além de oito mil visitantes únicos, o evento ocorre entre os dias 5 e 7 de abril, nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
O credenciamento é gratuito e precisará ser feito antes da chegada aos pavilhões. “Esta é mais uma das medidas de segurança que estamos tomando e que objetiva, entre outros, a diminuir o fluxo de pessoas na entrada do evento”, diz Thaís Del Ben, gerente de Marketing da WTM Latin America.
A executiva reforça, ainda, que todos os participantes levem suas credenciais impressas, o que facilitará o acesso ao evento, bem como destaca a importância do completo preenchimento das informações no momento do cadastro, tanto pelo expositor quanto pelo visitante.
A exemplo de edições passadas, incluindo a edição virtual de 2021, a WTM Latin America terá o sistema de agendamento de reuniões, considerado um dos grandes diferenciais do evento e fundamental para geração de networking e oportunidades de efetivação de negócios.
“O preenchimento correto das informações durante o credenciamento possibilita que a nossa ferramenta de agendamento de reuniões e matchmaking seja ainda mais eficiente, sugerindo aos participantes perfis adequados para se encontrarem”, complementa Thaís.
A programação do evento contará com uma agenda qualificada, focada em três pilares principais, que são Diversidade & Inclusão, Turismo Responsável e Tecnologia.
“Nós sabemos que o viajante está buscando destinos diferentes, mais seguros e preparados para receber o turista diante de um cenário de pandemia. E, na esteira deste desejo, mais do que identificar, ele compreende e valoriza o papel do agente de viagem na sua jornada. Mais do que nunca, o pavilhão precisa ser visto como um grande potencial de relacionamento entre fornecedores e agentes”, afirma Simon Mayle, diretor do evento.
A França derrubou a obrigatoriedade da apresentação de testes negativos de covid-19. Desde sábado (12), os viajantes não precisam mais fazer o PCR ou antígeno para embarcarem em voos em direção a solo francês. A medida do país europeu traz a discussão para o Brasil, onde associações também se articulam para pleitear a flexibilização das regras de entrada.
A obrigatoriedade da apresentação de testes de covid-19 negativos para a entrada no Brasil foi estipulada em 30 de dezembro de 2020. Na época, a Portaria Interministerial nº 630 definiu em seu artigo 7º, tanto para estrangeiros quanto para brasileiros, o seguinte:
Apresentação de documento comprobatório de realização de teste laboratorial (RT-PCR), feito até 72 horas ao momento do embarque;
Apresentação da Declaração de Saúde do Viajante (DSV) preenchida (impressa ou por meio digital) com a concordância sobre as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período que estiver no país.
De lá para cá, algumas alterações e atualizações foram feitas para as Portarias seguintes, como mais detalhes sobre os diferentes modos de entrada no Brasil, a adição do teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque, entre outros.
Contudo, a maior mudança na resolução interministerial desde então foi a necessidade de apresentar um documento de vacinação completo (ao menos duas doses) para embarcar em voos com destino ao Brasil.
Atualmente, segundo dados das Secretarias Estaduais de Saúde compilados pelo consórcio de veículos de imprensa, cerca de 152,8 milhões de brasileiros já estão totalmente vacinados contra a covid-19, mais de 71% da população do país.
Todos os vacinados poderiam se beneficiar da economia gerada com fim da testagem obrigatória já que, caso viagem ao exterior, eles podem ter que desembolsar cerca de US$ 150 por pessoa para voltarem ao Brasil.
Apesar dos exemplos na Europa e nos Estados Unidos, não há ainda uma movimentação oficial do trade brasileiro para pleitear o fim das testagens obrigatórias para vacinados. Porém, as conversas têm aquecido nos bastidores e, em breve, o tópico deve ganhar destaque.
“Não há ainda uma movimentação junto a Anvisa ou ao Ministério da Saúde, o que existe são conversas de bastidores, pois ainda não temos o conhecimento científico para fundamentar a necessidade ou não das testagens obrigatórias, mas entendemos que inibe muito a movimentação dos viajantes”, disse Ana Carolina Medeiros, presidente interina da Abav Nacional.
Apesar do entrave quanto a entrada no Brasil, a executiva crê na alta dos negócios no Brasil neste ano. “Estamos apostando muito no crescimento para este ano, levando em conta a recuperação que tivemos já no segundo semestre de 2021, sendo que muitos países liberaram a entrada de viajantes sem exigências especiais e, por isso, 2022 deve ser bem melhor”, concluiu.
O posicionamento da Iata
Se dependesse da Iata, a apresentação de testes negativos de covid-19 para embarques ao Brasil não seria mais necessária para passageiros vacinados. Dany Oliveira, diretor geral da associação para o mercado brasileiro, diz que os testes para os imunizados são “desnecessários”.
“Se fizermos uma retrospectiva junto ao governo brasileiro desde o segundo semestre do ano passado, as evidências mostram que não faz sentido essa exigência de testagem. A própria OMS, que pauta as regras pra diferentes países, diz que essas testagens para os vacinados são ineficazes”, disse.
“Já estamos mostrando para o governo federal que é desnecessário manter essa camada adicional. Não faz mais sentido, além da exigência de estar vacinado você colocar ainda mais a necessidade de testagem”, salientou o executivo, frisando ainda os gastos adicionais associados as testagens para os viajantes imunizados são determinantes para inibir o turismo internacional.
A Flot Viagens expandiu a equipe comercial nesta semana. A operadora anunciou o retorno de Abel Ferreira e Terezinha Ferreira para o time, com o objetivo de reforçar a implantação do Portal Online, a mais nova ferramenta para o trade da empresa.
Abel Ferreira atuará com agências do estado de São Paulo nos primeiros meses e depois também com agências do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília. Já Terezinha Barbosa estará encarregada das agências do Paraná e Santa Catarina.
Ambos os executivos devem focar os esforços na implementação do Portal Online da Flot. Com a novidade, os agentes de viagens devem ganhar autonomia para realizar cotizações com várias opções de hotéis, serviços e companhias aéreas.
Outro benefício é a possibilidade dos agentes podem fazer os pagamentos diretamente no portal, ganhando tempo e evitando trâmites no processo de reserva e venda.
De acordo com o Skift, John Willard “Bill” Marriott Jr., presidente executivo e presidente do conselho de administração da Marriott International, vai se aposentar. Marcada para maio, a movimentação do executivo indica o fim de seis décadas — ou 60 anos — a frente da companhia.
A empresa, que anunciou recentemente que deve chegar a mil operações na Ásia Pacífico e não para de expandir no universo hoteleiro, já tem um substituto. O conselho da Marriott International apontou o filho de Bill, David, como sucessor à cadeira de presidente.
Com rica história relacionada à rede hoteleira norte-americana, JW “Bill” Marriott, como é conhecido, assumiu o controle da empresa da família em 1964. Tornou-se CEO em 1972 e rumou, dessa forma, ao mercado de hotéis.
O cargo foi ocupado por 40 anos, deixando-o em 2012 para Arne Sorenson, ex-CEO que faleceu em 2021 e foi o primeiro não-integrante da família Marriott a comandar a empresa. O atual ocupante da função, Anthony Capuano, é o segundo.
Em 2007, até então com Bill no comando, a companhia operava cerca de 3 mil empreendimentos hoteleiros. Hoje, quase 15 anos e dez desde que deixou o cargo, são mais de 8 mil hotéis.
O Universal Orlando divulgou, nesta terça-feira (15), uma nova plataforma com dicas e conteúdos voltados aos visitantes. A novidade visa auxiliá-los no planejamento de viagens por meio de vídeos, podcasts e guias. O novo aparato ganhou o nome de Discover Universal — ou “Descubra Universal”, em tradução livre.
Os clientes do Universal Orlando que acessarem o novo meio de comunicação encontram, portanto, uma junção de diversão e informação nos conteúdos e dicas disponibilizados.
Vale lembrar que o canal de comunicação será abastecido ao longo de 2022 com mais conteúdos e também incluirá, mais a frente, o Universal Studios Hollywood.
No primeiro momento, a plataforma incluirá:
Vídeos originais
Um série de produções audiovisuais que procuram detalhar as experiências no complexo. Entre eles, estão:
Ride Guys (episódios mensais)
Uma dupla de apresentadores responde perguntas relacionadas ao Universal orlando e mostra a experiência real durante o passeio.
O primeiro episódio vai ao ar na quinta-feira (17).
Dine & Ride (episódios mensais)
O objetivo será mostrar a culinária ao redor da atração, também ensinando aos inscritos. Os vídeos estreiam em maio.
Check-in
A produção leva os usuários a passeios por áreas hoteleiras das oito unidades temáticas presentes no Universal Orlando. Em cada vídeo, será possível conhecer lobbys, quartos, piscinas e outros espaços dos empreendimento.
Com um vídeo dedicado individualmente à cada hotel, a estreia acontece em maio.
Discover Universal Podcast
Os apresentadores do programa dão dicas para os visitantes planejarem suas férias no Universal Orlando.
O episódio de introdução fica disponível a partir de sexta-feira (18) e os seguintes serão lançados quinzenalmente a partir de 22 de fevereiro.
Guias
A plataforma abriga também informativos com itinerários da atração, bem como fotos inspiradoras e mais informações aos curiosos pelo Universal Orlando.
A Air France informou, nesta terça-feira (15), a adição de mais voos à rota São Paulo-Paris. Agora, a companhia também realiza operações às terças, sextas-feiras e aos domingos. Ao todo, serão dez frequências semanais ligando o aeroporto de Guarulhos (SP) ao destino, chegando ainda mais perto dos níveis pré-pandemia.
Segundo Manuel Flahault, diretor geral da Air France-KLM na América do Sul, a novidade cria, por consequência, mais opções para viajantes de lazer ou negócios que querem viajar à Europa ou ao contrário. A conveniência de ter mais horários se torna, portanto, um diferencial neste momento de reaquecimento.
“A ampliação da oferta de voos da Air France em São Paulo acompanha o crescimento gradual da demanda. Além disso, estamos atentos com o cenário aéreo no Brasil e às oportunidades que o mercado local oferece”, afirma.
Em complemento à oferta diária já existente, cujo voo decola de Paris à noite e parte de São Paulo à tarde, as novas ligações terão saída da capital francesa pela manhã e deixarão o Brasil à noite.
Sendo assim, o segundo voo que liga São Paulo a Paris sai da capital francesa às 10h30, desembarcando às 18h40 (horário de Brasília). A saída do terminal em Guarulhos acontece às 20h45, com chegada ao 12h15 no mesmo fuso horário citado acima.
Detalhes
A aeronave escolhida para os novos voos foi o Boeing 777-200, com capacidade para aproximadamente 300 passageiros. A aérea francesa passa, portanto, a ter uma oferta de 3,2 mil assentos semanais na capital paulista.
Assim como já ocorre no voo diário atualmente disponível em São Paulo, os clientes também serão recebidos em três classes de serviço na nova operação: business, premium economy e economy.
A Costa e a MSC, através da Clia Brasil, anunciaram, mais uma vez, a decisão de prorrogar a suspensão das operações nos portos brasileiros. Desta vez, a temporada 2021/2022 de cruzeiros fica paralisada até 4 de março de 2022. A decisão visa dar continuidade ao criterioso trabalho e discussões com as autoridades nacionais, estaduais e municipais para a retomada das navegações.
O último prazo da suspensão da temporada iria expirar nesta sexta-feira (18), conforme anunciado no fim de janeiro. Assim, os cruzeiros em navios da MSC e da Costa, ambas armadoras que navegavam pela costa brasileira, seguirão suspensos, ao menos até a nova data anunciada.
Ainda no fim do último mês, Marco Ferraz falou ao Brasilturis Jornal sobre a extensão do congelamento da temporada. Assim como em janeiro, as justificativas para a nova extensão são as mesmas.
De acordo com a Portaria Interministerial nº 666, publicada em 20 de janeiro de 2022, é necessário que todos os estados e municípios que recebem os cruzeiros estejam alinhados com os requisitos que apoiam o retorno das operações e os procedimentos e exigências dos rígidos protocolos de segurança estabelecidos pela Anvisa.
No Brasil, os protocolos exigem que todos os hóspedes estejam com o ciclo vacinal completo, apresentem testes negativos antes do embarque, testagem contínua a bordo, uso de máscaras, distanciamento social e menor ocupação dos navios, entre outros.
Segundo dados da Clia Brasil, um total de aproximadamente 130 mil passageiros transportados, entre 5 de novembro de 2021 e 3 de janeiro de 2022, cerca de 1.100 casos foram confirmados, o que representa menos de 1% do total das pessoas atendidas (incluindo hóspedes e tripulantes).
No mundo, mais de 6 milhões de pessoas navegaram em quase 90 países desde que os cruzeiros retomaram suas operações com sucesso.
O Disney Wish, um dos mais recentes navios da Disney Cruise Line, navegou pelas águas pela primeira. Na última semana, a embarcação flutuou para fora de uma doca de um edifício fechado no estaleiro Meyer Werft em Papenburg, na Alemanha.
Quando partir no verão dos Estados Unidos, o mais navio estará repleto de novas experiências inovadoras, incluindo a primeira atração da Disney no mar, experiências gastronômicas imersivas com temas de Frozen, Marvel e Star Wars.
A embarcação é o quinto navio da frota da Disney Cruise Line, juntando-se ao Disney Magic (viagem inaugural em 1998), o Disney Wonder (viagem inaugural em 1999), o Disney Dream (viagem inaugural em 2011) e a Disney Fantasy (viagem inaugural em 2012).
O Disney Wish é o primeiro de três novas embarcações que devem ingressar na frota da marca até 2025. Todos serão movidos a gás natural liquefeito e 1.250 cabines para hóspedes, sendo maiores que o Disney Dream e Disney Fantasy, que terá nova atração em 2023.
O marco de flutuação do Disney Wish, que entra em fase final de construção, foi prestigiado com festa com fogos de artifício e uma aparição especial da Capitã Minnie Mouse.
O Grupo Expedia anunciou, nesta semana, resultados do último trimestre e o acumulado de 2021. Com lucro recorde de US$ 479 milhões nos últimos três meses, a empresa registrou ganho de US$ 1,5 bilhão para o ano inteiro. Ambos os índices foram ajustados ao Ebitda.
Na receita gerada de 2021, o Expedia obteve US$ 8,6 bilhões ante US$ 12,1 bilhões de 2019. De acordo com Eric Hart, CFO do grupo, o destaque na performance vai para o quarto trimestre.
“O desempenho do quarto trimestre ilustra ainda mais como estamos administrando um negócio muito mais eficiente em comparação com o período pré-pandemia”, explica. Atualmente, a companhia tem 10 mil funcionários a menos que ao final de 2019, fator que pode explicar o balanço positivo de 2021.
Já para Peter Kern, CEO do Grupo Expedia, um ponto forte para o período está no programa de fidelidade. Repaginado ao longo do ano passado, a plataforma é vista como peça-chave na retenção de clientes, movimento importante para o momento de retomada que vive o turismo global.
“O programa de fidelidade abrange todas as nossas marcas e produtos, promovendo conversão entre eles. É uma grande inovação e todas as pesquisas mostram que o mais importante para os clientes é ter produtos com amplitude”, afirma.
Ainda em fase de testes, a novidade, segundo Kern, deve movimentar individualmente as marcas sob o guarda-chuva do Expedia. No longo-prazo, isso consolidará a holding em si como produto integrado.
Mais números
O total de reservas no quarto trimestre de 2021 resultou na arrecadação bruta de US$ 17,5 bilhões, apresentando a menor taxa de retração trimestral do período — apesar do impacto da variante Ômicron em dezembro. O número, no entanto, ainda é 25% mais baixo do que o registrado no quarto trimestre de 2019.
As despesas de Vendas e Marketing nos últimos três meses do ano passado chegaram a cerca de US$ 875 milhões, caindo 12% em relação ao mesmo retrospecto pré-pandemia.
“Temos muitas oportunidades de melhorar nosso relacionamento direto com os consumidores. Estamos muito focados em trazer os viajantes e garantir o melhor proveito dos benefícios dos produtos Expedia. Nosso objetivo é, de fato, reter e manter os clientes ao nosso redor”, diz o CEO.
2022
Em vislumbre ao futuro, Kern apresenta-se otimista para este ano, enxergando-o como momento de inovação e entrega.
“Nós acreditamos na volta das viagens e em nosso papel central nisso. O foco é ajudar e beneficiar viajantes e todo ecossistema do turismo”, conclui.