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São Luís recebeu 1,8 milhão de turistas em 2021
A cidade de São Luís recebeu grandes ações de impacto no ano de 2021, sendo muitas delas na área de promoção. O resultado desse trabalho pode ser observado a longo, médio e também a curto prazo. Em 2021, por exemplo, o fluxo turístico da capital maranhense foi de 1.874.286 milhão, número positivo, levando-se em consideração que houve diversas restrições na cidade durante esse ano.
“Estamos enfrentando grandes desafios com a pandemia, mas ainda assim conseguimos muitos números positivos. É importante continuarmos trabalhando para tornar São Luís uma cidade referência no setor do turismo”, disse o secretário municipal de turismo, Saulo Santos.
Números de São Luís
Segundo as pesquisas com os meios de hospedagem da capital maranhense, a ocupação hoteleira média de 2021 foi de 53,5%. A permanência média de hospedagem foi de 2,57 dias.
O Museu da Gastronomia Maranhense (MGM), equipamento cultural gerenciado pela Setur, recebeu mais de 16.8 mil visitas, representando um crescimento de 30% em relação ao ano de 2019 (em 2020 o espaço esteve fechado devido à pandemia).
Os dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) também são positivos: o fluxo de passageiros em 2021 teve um crescimento de 33% em relação a 2020.
Em relação ao gasto médio de 2021, o número total estimado é de R$ 963 milhões injetados na economia ludovicense por meio do setor turístico. Essa pesquisa levou em consideração o gasto médio, o tempo de permanência e o fluxo de visitantes.
“Durante esse período de pandemia, estamos com a atenção redobrada em relação aos protocolos sanitários. Recebemos o selo Safe Travels desde janeiro de 2021 e trabalhamos junto ao trade turístico para tornar São Luís um lugar cada vez mais seguro”, explica Saulo.
Os dados apresentados nesta matéria foram obtidos em pesquisas realizadas pela Setur e pelo Observatório do Turismo da Cidade de São Luís.
OMT em Genebra: “restriçíµes gerais í s viagens não funcionam”
A Organização Mundial de Turismo (OMT) publicou uma nota defendendo o posicionamento da sua agência irmã, a Organização Mundial da Saúde (OMS), que se posicionou a favor do relaxamento das restrições de viagens no mundo.
A publicação faz referência à conclusão da OMS de que “restrições de viagem não são efetivas na supressão de casos (da variante Ômicron) em escala nacional”; em específico, foram citados testes, quarentena, isolamentos e vacinas, que devem ser aplicados com base em “avaliações de risco, evitando sobrecarregar viajantes internacionais”.
Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT, afirma que as restrições gerais “são simplesmente contraprodutivas”, reforçando que “cortar a linha de vida do turismo causa mais danos que traz benefícios, especialmente em destinos que dependem de turistas internacionais para empregos, bem-estar econômico e mudanças sustentáveis”.
Latam Brasil é a companhia aérea oficial do Rock in Rio Brasil
A Latam Brasil é a companhia aérea oficial do Rock in Rio Brasil pela segunda vez. O evento, que acontece entre 2 e 4 de setembro e de 8 a 11 de setembro de 2022, deve receber cerca de 700 mil pessoas e conta com o apoio logístico da empresa.
“Renovar o apoio com o Rock in Rio nos torna ainda mais próximos do consumidor final, gerando engajamento e identificação com a marca”, explica Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam.
A aérea foi a transportadora oficial do encontro em 2019, criando 76 voos extras para o Rio de Janeiro no período do festival.
Atualmente, mais de 100% da capacidade doméstica do período pré-pandemia foi retomada pela Latam.
Já são 49 aeroportos brasileiros atendidos pela empresa no Brasil — antes eram 44. Ao todo, são 56 destinos nacionais atendidos até maio de 2022.
Lufthansa negocia aquisição de 40% da italiana ITA Airways
A companhia aérea alemã Lufthansa está passando por negociações para comprar até 40% da ITA Airways, atual companhia estatal da Itália e sucessora da Alitalia. A informação foi veiculada pela Reuters.
De acordo com dois informantes anônimos, representantes das empresas se reuniram neste domingo para discutir sobre o valor exato e a taxa de participação na empresa.
A negociação precisará de mais alguns dias para se concluir, mas um porta-voz da italiana afirmou que a Lufthansa estava aberta à possibilidade de “firmar uma parceria”.
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Reino Unido deixará de exigir teste para covid-19 aos viajantes vacinados
Segundo a Reuters, Grant Shapps, atual secretário de Transportes do Reino Unido, informou que o país não exigirá mais dos viajantes vacinados a apresentação de um teste de covid-19 negativo. A declaração feita na segunda-feira (24) vem em concordância com o plano de relevar restrições para “conviver com o vírus”, conforme foi dito pelo primeiro-ministro Boris Johnson.
A medida entra em vigor a partir de 11 de fevereiro, e os viajantes somente terão seu passaporte vacinal verificado no formulário de passageiros. Por fim, o esquema vacinal completo não incluirá, por enquanto, a exigência da dose de reforço, e menores de 18 anos são isentos da responsabilidade.
Brasil sediou mais de 3,8 mil feiras de turismo em 2021
Brasil recebeu 3.865 mil feiras e eventos de 37 segmentos da economia. É o que aponta um levantamento realizado e divulgado recentemente pelo portal Feiras do Brasil. Ao todo, 397 cidades sediaram estes encontros que movimentaram o turismo de negócios em território nacional. Os destaques foram para a cidade de São Paulo, que recebeu quase metade deste total (1.541 mil), seguida por Rio de Janeiro, com 260; Brasília, com 148 e Belo Horizonte, com 117 feiras e eventos.
Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, pontuou que o turismo de negócios é de suma importância para toda a recuperação do setor. “Temos neste tipo de turismo um dos segmentos que mais movimentam a economia dos municípios brasileiros. O avanço da vacinação no país, aliado à adoção de protocolos sanitários contra a covid-19 e a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitaram, em alguns casos, formatos híbridos, conseguimos retomar este importante segmento para o turismo e para a economia do nosso país” destacou.
De acordo com o portal, os segmentos Agropecuários, Comercial e Industrial e o de Saúde (Tecnologia, Equipamentos e Pesquisa) foram os que mais motivaram eventos no ano passado. Ainda no topo da lista, as feiras de gestão empresarial e de recursos humanos e de Empreendedorismo, Negócios e Franquias também se sobressaíram no quantitativo final.
Para a Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), as viagens corporativas movimentavam, em novembro de 2021, 70% do faturamento pré-pandemia. Ainda segundo a agência, o segmento havia faturado R$ 453,4 milhões, um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado e de 16%, quando comparado ao mês de agosto. De acordo com a Abracorp, “a vacinação contra a covid-19, a ampliação da oferta de voos e, principalmente a confiança do viajante foram fatores decisivos para alcançar o resultado”.
Após recordes, Tampa Bay volta esforços para o mercado internacional
Tampa Bay irá voltar as atenções para o mercado internacional em 2022. Após um período prospero com foco no viajante interno, o destino abre o ano almejando superar os 30% de share de turistas estrangeiros.
Atualmente, os maiores mercados internacionais para Tampa na Europa são Reino Unido e Alemanha. Já para a América Latina, Colômbia e Brasil figuram entre os principais. Assim, as ações de divulgação do destino serão voltadas para estes quatro países.
Segundo Santiago Corrada, presidente e CEO do Visit Tampa Bay, a cidade tem batido recordes de visitação mês a mês desde abril de 2021, obviamente, impulsionado pelo viajante doméstico, o que permitiu os avanços na ampliação da estrutura local.
“Estamos cada vez mais ampliando a nossa divulgação e alcance trazendo mais eventos e mostrando como Tampa, que ficou sempre escondida dos olhares dos turistas, é um destino em constante metamorfose”, disso Santiago Corrada, destacando ainda a expansão da região central da cidade.
Além disso, um dos grandes trunfos da cidade foi a adição de cerca de 3 mil novos quartos de hotéis ao longo de dois anos, conforme já divulgado durante o IPW 2021.
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Brasil se consolida como o segundo maior mercado da Flórida
A Flórida é, basicamente, uma segunda casa para o viajante brasileiro. Agora, os dados consolidados para 2020 do estado americano mostram que o Brasil foi o segundo maior mercado internacional do destino, com 25%, superando Colômbia e Reino Unido, ficando atrás apenas do Canadá.
De acordo com o Visit Florida, o índice foi alcançado nos três primeiros meses de 2020, de janeiro a março, antes do país fechar para os viajantes internacionais. Oficialmente, as fronteiras para os viajantes internacionais vindos do Brasil para os Estados Unidos abriram apenas em novembro de 2021.
Apesar do índice não ser exatamente um grande feito em número absoluto de visitantes, ele demonstra a força do Brasil e do viajante brasileiro para os americanos. Assim, as expectativas para 2022 são de consolidar a posição do país como um dos maiores emissores.
“Em 2019, o turismo movimentou US$ 98 bilhões na Flórida, ou seja, o setor tinha que se recuperar o quanto antes pois nossa economia precisava se manter e, em parceria com ele, focamos fortemente em promoção, inicialmente, dentro do estado e, depois, nos mercados próximos e, em seguida, no internacional”, salientou Dana Young, presidente e CEO do Visit Florida.
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Agora, o próximo passo do Visit Florida é continuar a promover a agenda de treinamentos e ações nos seus principais mercados de América Latina, como México, Colômbia e Brasil. Porém, a agenda de eventos em solo brasileiro, que foi divulgada durante o IPW, foi postergada para uma data ainda não divulgada.
“Nossa promoção não mudou de mercado a mercado, mas sentimos que não poderíamos ao Brasil agora pra fazer esse tipo de evento e optamos por postergar a agenda”, apontou Staci Mellman, CMO do Visit Florida.
“O que as promoções fizeram, além de mostrar a importância do trade desses países para nós, foram educar as pessoas sobre as alternativa ao ar livre no estado e ter a percepção de que se trata de um destino para atividades externas com diversas opções”, concluiu a executiva.

Florida: o mais popular entre os estrangeiros
Além disso, com o avanço das ações de promoção internacional, a Florida se tornou o estado com o maior share de visitantes estrangeiros dos Estados Unidos em 2021, com fatia de 30,7% da movimentação de viajantes no último ano. Assim, o Sunshine State superou seus maiores correntes, Nova York e Califórnia.
“Desde agosto de 2020 a Florida já estava aberta e funcionando amplamente, graças a política econômica do governador Ron De Santis, que priorizou os negócios da Flórida e, agora, com a reabertura da fronteira pudemos captar um grande volume de estrangeiros”, ressaltou Dana Young.
O Brasilturis Jornal viajou a convite do Visit Florida com proteção Affinity Seguro Viagem