Início Site Página 1661

Clia Brasil: Marco Ferraz justifica extensão do congelamento da temporada

0

Em uma breve conversa com o Brasilturis Jornal, Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, justificou a atual situação do congelamento da temporada dos cruzeiros, além de explicar alguns dos alinhamentos que estão sendo feitos para suprimir a repercussão negativa da crise sanitária do setor. Primeiro de tudo, foi destrinchado a questão das “divergências em interpretações” com relação aos protocolos de segurança implementados por cada empresa e cada estado.

Sobre isso, Marco comenta que cada estado e município conta com seus respectivos planos operacionais: não se tratam de um “protocolo de segurança” padronizado em escala nacional, como o estipulado pela Anvisa, mas são projeções de como cada um dos 12 municípios e 5 estados monitorarão a situação da pandemia no local e, por conseguinte, que medidas serão tomadas para os infectados (alojamento em hotéis ou na própria residência, quarentena em hospitais específicos da região, desembarque em “bolhas”, etc).

“O navio entra no nível quatro (ou seja, de risco máximo) quando é categorizado pela transmissão sustentada a bordo. […] Como os casos aumentaram, as três autoridades (agentes do município, do estado e da Anvisa) investigavam os navios para fazer a avaliação epidemiológica, e essas intervenções demoravam muito, ocasionando na proibição do embarque e desembarque das pessoas. A situação começou a ficar muito difícil, pois as experiências de viagem eram comprometidas.”

Por conta disso, eventualmente foi decidido entre os órgãos e as empresas, MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros, que as interrupções deveriam ser resolvidas com uma paralização temporária das operações, com a finalidade de investigar a fundo quais seriam as decisões mais eficazes a serem tomadas para mitigar os efeitos da imprevisibilidade da pandemia.

Mesmo assim, ele reitera a informação de que, de um total de aproximadamente 130 mil passageiros sendo transportados na temporada, foram cerca de 1.100 casos confirmados, o que representaria menos de 1% do total das pessoas atendidas (incluindo clientes e tripulantes).

Dentre outras soluções propostas, Marco comenta: “De repente, podemos começar a fazer as testagens de todos os passageiros no terminal, aumentar os testes de tripulantes para 100% por semana ou até mais. Muitas discussões sobre a viabilidade dessas mudanças estão sendo feitas, inclusive trazendo conhecimentos (de outros países como) dos Estados Unidos, que recentemente flexibilizaram sua temporada.”

No fim das contas, o presidente da Clia Brasil se demonstra otimista e não tira os olhos da luz ao fim do túnel: “Fora do país, a condição epidemiológica conta com um número de casos muito maior do que aqui […] mas (mesmo com um cenário pior) não houve uma paralisação geral como estamos vendo no Brasil. Por isso, realmente esperamos voltar as operações a partir do dia 5 de fevereiro.”

Blumenau inaugura novo portal de turismo e renova sua identidade visual

0

A Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau está inaugurando seu novo portal de turismo da cidade, reunindo dados completos sobre os eventos e a oferta de experiências da cidade aos visitantes. Desenvolvido pela Global Vision Acess, o site também inaugura a nova identidade visual adotada pela secretaria.

A plataforma conta com uma nova ferramenta para a cidade: um mapa interativo, que permite ao visitante explorar todos os polos, segmentos e atrações turísticas locais, facilitando a programação do roteiro de viagem de visitantes.

O site também apresenta o “Marketplace”, que será lançado em breve e compilará cupons de desconto e outras promoções para destaques comerciais, hotéis e restaurantes indicados na região.

Mário Hildebrandt, prefeito da cidade, destaca a importância da plataforma para o turismo: “Com um site novo e atualizado, podemos proporcionar aos turistas uma melhor e mais completa experiência ao visitar Blumenau. Nossa cidade é hospitaleira e possui inúmeros lugares para visitação, além de eventos e feiras, ou seja, uma gama de atrações para todos os públicos”.

Para o calendário anual de 2022, Santa Catarina conta com o festival tradicional Oktoberfest Blumenau, que está agendado para acontecer entre 5 e 23 de outubro no Parque Vila Germânica, e promete ter uma edição de Natal com quase 60 dias de programação.

Fitur: retomada de voos da Espanha para Bahia é discutida

0

Em uma reunião, nesta quinta-feira (20), da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) com a empresa aérea espanhola Air Europa, na Feira Internacional de Turismo de Madrid (Fitur), foi discutida a retomada de voos entre a capital da Espanha e Salvador. A companhia demonstrou interesse em reativar a linha ainda neste semestre, mas não quis adiantar detalhes, em função da necessidade de estudos de viabilidade econômica, por causa dos impactos da pandemia da covid-19.

Para Maurício Bacelar, o titular da Setur-BA, “o Governo da Bahia está avançando nas negociações para a recomposição de sua malha aérea internacional, que foi afetada pela crise sanitária, sendo essa reconexão com a Espanha uma das ações mais importantes, que poderá ser efetivada nos próximos meses”.

O estande baiano é um dos mais visitados na Fitur. No segundo dia de atividades, estiveram no espaço representantes de grandes operadoras de turismo, empresários do setor hoteleiro e promotores do segmento esportivo, com atuação em vários países. Eles demonstraram interesse em realizar negócios na Bahia.

“Conversamos sobre a oferta de novos pacotes turísticos para destinos como a Chapada Diamantina e Costa do Cacau; e sobre a atração de empreendimentos hoteleiros e competições mundiais de ciclismo para o nosso estado”, explicou a diretora de Operações da Setur-BA, Regina Ahmed.

A Fitur segue até domingo (23), no Instituto de Feiras de Madrid (Ifema), com a participação de 600 expositores e sete mil empresas, seguindo protocolos de segurança sanitária rigorosos.

Circuito Litoral Norte participa da 42ª Fitur em Madrid

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, composto pelas cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, está participando da 42º edição da Feira Internacional de Turismo (Fitur), organizada pela Ifema Madrid.

Com o objetivo de apresentar o Litoral Norte de São Paulo como uma opção de destino de sol, praia e natureza com altas temperaturas e atrações para o ano inteiro, o consórcio turístico está presente nos estandes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado e da Embratur, lançando a nova marca no mercado europeu e a nova plataforma com melhor experiência de navegação, acessos a novos conteúdos, novas experiências e cruzamento de informações para melhorar o acesso ao trade local.

Carlos Brito, presidente da Embratur, reforça que o mercado espanhol é estratégico para o Brasil. “Por conta disto é tão importante ter o nosso país representado na Fitur Madrid, e contar com expositores como o Circuito Litoral Norte de São Paulo. Um destino lindo, com praias, rios, cachoeiras e muita natureza! São diversas atrações para todos os tipos de turista, e por isso é tão procurado”.

Equipe Circuito Litoral Norte na Fitur

Abreu participa da Fitur para fomentar novos negócios

Após dois anos de distanciamento, os executivos da Abreu retornam à Europa para participar da Fitur 2022, um dos principais eventos do segmento de turismo no continente europeu.

Para representar a operadora no Brasil, Liliane Jacob, gerente de Produtos Américas e Europa, e Luca Souza, gerente de Produtos Exóticos e Ski, embarcaram para a capital espanhola para fomentar novos negócios e oportunidades. “Estamos contentes em poder participar de um evento de tamanha relevância e que está focado no turismo com segurança sanitária”, celebra Luca Souza.

Além disso, os gerentes buscam renovar os contatos e relacionamento com os players de mercado, negociar condições especiais com ofertas relevantes com os parceiros e avaliar novas oportunidades para incorporar ao portfólio. “Em 2021, conseguimos superar nossas expectativas em vendas, que avançaram ainda mais com as reaberturas e flexibilização dos países da Europa e Estados Unidos, segmentos de destaque para a Abreu”, comenta Liliane Jacob.

Equipe Abreu durante Fitur

United perde US$ 2 bilhíµes em 2021 e recuperação é adiada por í”micron

0
United Airlines
Foto: Divulgação/United Airlines

Enquanto a United Airlines planejava uma retomada robusta dos níveis em 2022, a pandemia da covid-19 tinha outros planos. A situação vivida pelo mundo no final do ano passado, com a variante Ômicron se espalhando rapidamente, fez com que a recuperação dos índices de 2019 fosse postergada. Em números, portanto, a retração líquida da companhia foi de 2 bilhões de dólares em 2021.

Somente no último trimestre do ano em questão, quando a Ômicron começava a aparecer ao redor do globo, o prejuízo líquido da United chegou a 600 milhões de dólares. As receitas no mesmo período caíram 25% frente os últimos três meses de 2019, ficando em 8,2 bilhões de dólares.

Entre os pontos principais que explicam o estrago da variantes aos números, é possível citar dois. O primeiro é a diminuição e cancelamento de reservas para voos de janeiro e fevereiro, enquanto o segundo condiz com a tripulação contaminada com a covid-19, causando problemas operacionais à United.

Com todos os índices, então, demonstrando o impacto nos resultados da aérea, a expectativa para o primeiro trimestre deste ano é também negativa. De acordo com a United, a queda esperada nas receitas fica em torno de 20% e 25% que ante igual recorte em 2019.

Wyndham Hotels & Resorts amplia atuação no Amazonas

0
A Wyndham Hotels & Resorts
A Wyndham Hotels & Resorts./ Foto: A Wyndham Hotels & Resorts.

A Wyndham Hotels & Resorts acaba de inaugurar em Manaus, a primeira unidade da bandeira Ramada, que leva o nome Ramada by Wyndham Manaus Torres Center. A rede já tem um empreendimento na cidade, que leva a bandeira TRYP.

A decisão da Wyndham em ampliar sua atuação na região norte faz parte de um plano de expansão da rede pelo Brasil, América Latina e Caribe. “Ver mais uma de nossas marcas nesse gigante estado é motivo de alegria. Temos um compromisso em ajudar o turismo e nossa economia a se desenvolver e isso passa por conexões nacionais e internacionais”, comenta Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Novos Negócios para América Latina da Wyndham Hotels & Resorts.

O Ramada by Wyndham Manaus Torres Center está localizado na região do Aleixo, na avenida Governador José Lindoso (mais conhecida como Av. das Torres) junto ao complexo comercial Torres Care Center, um centro comercial voltado à saúde e bem-estar, além de oferecer toda infraestrutura para compras para moradores e visitantes da região.

O restaurante Le Jambu, que também é aberto ao público em geral, oferece café da manhã (para os hóspedes é cortesia), almoço e jantar, com uma culinária internacional e regional amazonense.

A unidade contará, em breve, com beauty center, salas de reuniões, academia, serviço de massagem & spa, clínicas especializadas, laboratórios, drogaria, centro de imagens, coworking e disponibilizará rooftop voltado a eventos.

American Airlines deve superar expectativas em 2022

0

O novo presidente da American Airlines, Robert Isom, ofereceu uma visão positiva para seus primeiros dias na liderança da companhia aérea.

“Nossa meta agora é voltar à lucratividade e entregar um produto confiável, puro e simples”, ressaltou.

Isom passará de presidente a chefe-executivo em 1º de abril. Ele falou na quinta-feira (19) durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre da American – a última para o presidente, Doug Parker, que está deixando o cargo.

Isom afirmou que o trabalho que a American fez durante a pandemia posicionou a companhia aérea para o sucesso. Ele disse que a companhia aérea simplificou sua frota; aumento da contagem de portões em seus hubs de Dallas, Charlotte e Washington Dulles; abriu novos salões; instalações de manutenção de aeronaves atualizadas; mudou sua rede para atender a demanda atual; e extraiu mais de US$ 1 bilhão em eficiências de custo anuais de longo prazo.

“Estou bastante confiante de que em todos os aspectos, a American está pronta para superar”, disse Isom.

American Airlines perdeu US$ 2 bilhões em 2021


O relatório de ganhos de fim de ano da American mostrou os estragos contínuos da pandemia. No quarto trimestre, a transportadora registrou um prejuízo líquido de US$ 931 milhões.

A receita operacional foi de US$ 9,4 bilhões, mais que o dobro do total da operadora no trimestre de dezembro de 2020, mas ainda 17% abaixo da receita de 2019. O número superou as expectativas dos analistas em US$ 50 milhões, de acordo com o site de investimentos Seeking Alpha.

Para todo o ano de 2021, a American informou uma perda de US$ 2 bilhões em receita operacional de US$ 29,9 bilhões. O prejuízo líquido ajustado da empresa, que exclui os US$ 4,2 bilhões que a transportadora recebeu do governo federal para apoio à folha de pagamento, foi de US$ 5,4 bilhões.

No quarto trimestre, a capacidade da American caiu 13% em relação a 2019. A transportadora planeja voar de 8% a 10% menos capacidade do que 2019 durante o trimestre atual.

Gol compra 12 aeronaves com financiamento de US$ 600 milhíµes

0
Gol Smiles
(foto: divulgação)

A Gol finalizou um financiamento com a Castlelake de até 600 milhões de dólares. A quantia visa a negociação por 12 aeronaves Boeing do modelo 737 Max, renovando sua frota para 2022. As informações são da Infomoney.

De acordo com a companhia aérea, a entrega dos aviões deve começar ainda em janeiro deste ano. O objetivo é repaginar a frota de forma rápida, colocando todas aeronaves sob arrendamentos financeiros até 2026. Ao todo, já são 102 aeronaves do mesmo modelo a serem entregues a Gol.

Além de incrementar o número de aviões, a empresa também ressalta que o modelo é mais sustentável durante o voo. Com menos consumo de combustível (15%), emissões de carbono (16%) e ruído (40%), o 737 Max integra o plano da Gol da neutralidade de carbono até 2050.

De volta ao financiamento, o valor em questão acarreta em dez arrendamentos financeiros — juros de 6% ao ano — e dois sale-leasebacks — venda e arrendamento do ativo em seguida.

Além disso, os recursos cobrem 100% das aeronaves adquiridas e também ajudam no pagamento de obrigações e do custo da devolução de aeronaves 737 NG da Gol.

MSC Cruzeiros divulga detalhes para clientes e agentes impactados

0

Em nota ao Brasilturis Jornal, a MSC Cruzeiros detalhou mais sobre sua temporada impactada com o acordo da Clia Brasil, que coletivamente congelou a temporada de cruzeiros no país até o dia 4 de fevereiro para garantir o alinhamento de protocolos de segurança com a Anvisa.

Segundo a empresa, hóspedes e agentes de viagem já foram informados sobre a suspensão voluntária do setor, que afetou todos os itinerários dos navios MSC Preziosa, Seaside e Splendida até a data estipulada.

Confira as alternativas oferecidas para clientes afetados:

  • Serão oferecidas remarcações às viagens* (incluindo de pacotes pré-pagos), sem diferença tarifária, em cruzeiros similares até o final da próxima temporada brasileira prevista para abril de 2023. Adicionalmente, hóspedes receberão um crédito de até US$ 200 por cabine para utilizar no novo cruzeiro.
  • Carta de crédito* equivalente ao valor pago pelo cruzeiro original e dos valores pré-pagos, a ser resgatada até 31 de dezembro de 2022, para ser utilizada em um cruzeiro futuro. Estes hóspedes também receberão um crédito de US$/€ 200 por cabine para utilizar no novo cruzeiro.
  • Por fim, clientes podem optar por um reembolso completo, salvo comissão do agente de viagens, conforme previsto pela Medida Provisória nº 1.101.

* Uma comissão adicional de 5% será oferecida pela MSC Cruzeiros aos agentes de viagem, no caso das remarcações ou cartas de crédito.

Com retomada comprometida, hotelaria clama por benefí­cios fiscais

0
Por Manoel Cardoso Linhares – Presidente da ABIH Nacional

É de conhecimento de todos os empreendedores do país o peso no orçamento que tem a alta carga tributária que sempre afetou e inibiu os investimentos da iniciativa privada. Diante da crise causada pela pandemia, esse custo se tornou insuportável e alguns setores, como o agronegócio, por exemplo, obtiveram grande apoio governamental para vencer esse período difícil.

Sendo assim, uma pergunta que me faço diariamente é o porquê da hotelaria e o turismo não terem obtido quase nenhum incentivo direcionado por parte de qualquer uma das instâncias de governo, seja federal, estadual ou municipal, apesar de ser o setor mais afetado pelo coronavírus e gerar mais empregos do que os 17 segmentos juntos que foram beneficiados pela desoneração da folha.

E, como resultado de não ter sido um dos setores atendido pelas autoridades, com medidas específicas em relação à necessidade de alívio fiscal para uma retomada virtuosa, agora necessita com urgência de ações que desonerem seus compromissos tributários.

Se em condições normais, com o mercado em pleno funcionamento, o alto custo já dificulta a expansão e os investimentos, após quase dois anos de pandemia, a situação da indústria hoteleira que teve suas atividades praticamente paralisadas nesse período, precisa de um olhar mais atento das autoridades para que possamos evitar que mais meios de hospedagem fechem suas portas.

Tivemos sim benefícios como os trazidos pela promulgação da Lei 14.186, de 15 de julho de 2021, que atendeu uma demanda da hotelaria, das agências de viagens e parques temáticos e prorrogou o prazo até dia 31 de dezembro de 2022 para a utilização pelo consumidor do crédito disponibilizado durante 2021 e estabeleceu a possibilidade de restituição do valor pago pelos serviços cancelados.

Nesse momento em que voltamos a nos fragilizar com o novo surto da Covid 19, precisamos que essa medida também contemple os serviços contratados agora, em 2022.

Isso, porém, não basta. Defendemos também a inserção de empresas com outros regimes fiscais – real e presumido – entre os contemplados para aderir ao Programa de Recuperação Fiscal (Portaria PGFN Nº 214, de Janeiro de 2022) do governo federal, pois até o presente momento, somente podem aderir ao programa empresas que possuem regime fiscal simples.

É importante, nesse momento, que todos os estados e municípios também apoiem o setor de hospedagem, como vem fazendo o governo do Rio Grande do Norte, que reduziu a alíquota do imposto sobre o pagamento relativo à alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da energia elétrica para os meios de hospedagem, de 25% para 12%, em 2020 e 2021, e prorrogou essa medida até dezembro de 2022.

Já em Salvador, entre as ações anunciadas para fomentar o desenvolvimento econômico da capital baiana, a hotelaria obteve descontos de 40% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) até 2023.

No Distrito Federal, o setor hoteleiro obteve a partir de janeiro de 2022 uma redução, por tempo indeterminado, de 5% para 3% no ISS, incentivo que atinge diretamente a receita bruta dos meios de hospedagem e que pode permitir a reabertura de diversos meios de hospedagem na capital federal.

A recuperação da hotelaria nacional precisa fazer parte de uma estratégia maior de recuperação econômica do país. O setor possui várias características que podem contribuir diretamente para isso: se espalha por todo território nacional, é grande gerador de empregos e indutor de outras atividades.

Nós da ABIH Nacional nos unimos com outras entidades do setor hoteleiro e estamos trabalhando ininterruptamente juntos às autoridades federais, estaduais e municipais para implementar em outros estados e municípios medidas como essas, já aplicadas nas localidades citadas. Não temos mais tempo a perder, a parceria público-privada pode sim garantir a sobrevivência de muitos meios de hospedagem do país e, consequentemente, de milhares de empregos.

República Dominicana é o foco do guia de investimento em turismo da OMT

0

A OMT lançou a primeira de uma série de diretrizes de investimento em turismo focadas em um país específico. Desenvolvido em conjunto com o Ministério do Turismo da República Dominicana e o Centro Nacional de Exportações e Investimentos (Prodominicana), o novo guia fornece insights importantes para investidores, com o objetivo de impulsionar o investimento estrangeiro direto no destino caribenho.

Lançadas no contexto da feira de turismo Fitur, em Madrid, as Diretrizes de Investimento representam uma ferramenta abrangente para os interessados ​​em oportunidades de IDE. Em particular, visa atrair, promover e reter investimentos em iniciativas de turismo sustentável na República Dominicana, incluindo aquelas que geram empregos locais e criam maior resiliência em todo o setor.

O guia mostra o potencial de uma colaboração público-privada mais estreita e deixa clara a importância de direcionar os investimentos para a construção de novos modelos de negócios de turismo centrados na inovação e sustentabilidade.

Como observa o guia da OMT, a República Dominicana representa uma das oportunidades mais competitivas para os investidores por vários motivos: excelente localização geográfica, estrutura legal sólida, estabilidade econômica e infraestrutura moderna.