BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Rússia sofre boicote de empresas do turismo; veja a lista

*Reportagem atualizada em 08 de março às 15h40

Os impactos da guerra na Ucrânia são contabilizados — para mais — a cada dia. A Rússia obteve avanço constante na invasão do território ucraniano e, por consequência, o número de sanções e boicotes também aumentou. No turismo, após cerca de uma semana, a represália aparenta ser grande.

Conforme levantamento do Skift, a mais recente companhia do setor turístico a anunciar congelamento dos negócios na Rússia (e Bielorússia) foi o Airbnb. Abaixo, é possível conferir a lista de players que tomaram decisões semelhantes ao longo dos últimos oito dias de conflito. Veja:

Expedia Group

No início da semana, parou de comercializar viagens para e a partir da Rússia, incluindo a Vrbo, marca de aluguel por temporada.

Booking Holdings

Apesar da gigante não ter se posicionado na mesma velocidade que concorrente, também decidiu suspender operações na Rússia e Bielorússia. Em nota, a companhia citou preocupação com a guerra na Ucrânia.

“Como resultado dessas complexidades crescentes, incluindo restrições significativas impostas por sanções de vários países, estamos suspendendo serviços de viagens na Rússia e Bielorússia”, diz.

Tripadvisor

A empresa, em conjunto com sua marca Viator, cancelaram reservas na Rússia e Bielorrússia. Além disso, o agendamento de aluguéis por temporada, bem como os negócios com conselhos de turismo ligados aos russos, também estão bloqueados pela Tripadvisor. Anunciantes dos países ainda continuam.

Sabre, Amadeus e Travelport

As três companhias não oferecem mais serviços de distribuição para a Aeroflot. Na prática, agentes de viagens não podem reservar os voos da companhia aérea. Contudo, a Sabre continua a operar o Sistema de Serviços de Passageiros da Aeroflot.

Boeing

A montadora norte-americana suspendeu a ajuda às companhias aéreas russas, incluindo manutenção, peças e suporte técnico.

Apple

Embora não seja uma empresa de turismo, o bloqueio do pagamento pelo Apple Pay, indiretamente, pode atrapalhar algumas negociações envolvendo atividades do setor na Rússia.

Champions League

O cancelamento da final da Liga dos Campeões da UEFA, que aconteceria em São Petersburgo, pode impactar em níveis turísticos. Isso porque o evento tem o costume de atrair torcedores e, acima de tudo, viajantes que podem consumir no país.

Até o momento, algumas companhias também não se posicionaram sobre o assunto e mantiveram o funcionamento na Rússia. São elas:

Aéreas

A companhia aérea chinesa e as grandes empresas do nicho no Oriente Médio, incluindo Emirates, Etihad, Qatar e Turkish, estão operando voos no país.

Google Travel

A plataforma voltada à viagens do Google ainda tem publicidade de redes hoteleiras, hotéis independentes e agências de viagens online russas, bem como os aluguéis de férias.

Edreams Odigeo

Com sede na Espanha, a empresa mantém voos para a Rússia, por exemplo, da Turkish Airlines. A hotelaria local também é comercializada normalmente.

Avis, Budget, Rentmotors e Yodo

Estão entre as locadoras de carros que ainda fazem negócios na Rússia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Greve suspende voos da Air Canada...

Paralisação dos comissários de bordo afeta voos da Air Canada e a subsidiária Rouge, impactando cerca de 130 mil passageiros por dia

MSC lança hospedagem pré-cruzeiro em Santos...

Serviço inédito oferece estadia em hotéis parceiros com café da manhã e traslado ao porto, ampliando o conforto e a conveniência para viajantes

Com novos produtos, BeFly projeta segundo...

Queensberry e Qby ampliam oferta de produtos, apostam em exclusividade e encerram semestre com resultado acima das metas

ICH lança campanha com prêmio de...

Ação “A Viagem dos Seus Sonhos” premia agentes de viagens com vales-compra e viagem internacional como parte dos 25 anos da rede

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS