Destinos de cinema: o salto de Gramado (RS) no turismo

DE GRAMADO (RS) Apesar da camuflagem natural que o setor artístico consegue dar aos critérios técnicos do cinema, é nítida a influência da sétima arte no sucesso de destinos como Gramado (RS). O entendimento de que o turismo cinematográfico é uma realidade, no entanto, colocou a cidade em outro patamar nos cenários nacional e internacional.

Muito influenciada pelo recheado calendário de eventos, criado principalmente pelo sucesso do Festival de Cinema, Gramado continua bem-sucedido em prospectar viajantes. Quem afirma isso é Rosa Helena Volks, presidente da Gramadotur, durante o primeiro painel do dia do 5º Connection Experience.

Em meio ao remonte do processo acertado do destino da Serra Gaúcha, Rosa Helena reforça o cinema como válvula propulsora dos negócios na cidade e na região da Serra Gaúcha.

“Parte do nosso compromisso de reforçar a atividade turística passa pela criação da Film Comission Gramado. A instituição chega para contribuir com a força do cinema gramadense e para prospecção de ainda mais produções”, afirma a executiva.

Maldonado: case internacional

Contrastando com um dos principais destinos cinematográficos do Brasil, o Connection Experience também convidou Jorge Céspedas, direto geral de Cultura de Maldonado. Localizado no Uruguai, o destino também é sinônomo de cinema.

“Nosso trabalho é voltado não só à retenção de viajantes e clientes do audiovisual, mas também para geração de novas demandas. É importante que o destino não se acostume e crie locações para que o público também se renove ao longo dos anos”, explicou Céspedas.

Gramado
Jorge Céspedes, diretor geral de Cultura de Maldonado, no Uruguai

Além disso, o executivo citou a força que cada produtor ou empresário local deve ter, individualmente, para contribuir com o destino como um todo.

“O sucesso de um destino no turismo é consequência de um trabalho em grupo, mas que é fruto, também, do esforço individual. Além de promoção, todos devem olhar para a criatividade como fator importante para fomentar a atividade”, conclui.


Leia também: Connection começa e debate influência do audiovisual no turismo

Últimas notícias

No terceiro dia da Convenção Schultz, agentes visitam o Jardim Botânico e Morretes; veja fotos

No terceiro dia da XVII Convenção Schultz, neste domingo...

Schultz apresenta novidades para agentes de viagens na XVII Convenção em Curitiba

Aconteceu neste sábado (29), no Centro de Convenções do...

Schultz reforça segurança financeira e estratégias para proteção nas vendas

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Durante a XVII Convenção da Schultz, Jalapão e Chapada das Mesas são apresentados

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Vital Card apresenta novos em planos e coberturas na XVII Convenção da Schultz

Curitiba (PR) - A XVII Convenção da Schultz, realizada...

Tópicos

spot_img

Relacionados