O lançamento da conexão 5G para aparelhos celulares móveis já era esperado em muitos países. No entanto, prestes a ser aplicada oficialmente nos Estados Unidos, a novidade virou pivô de um impasse com as companhias aéreas do país.
De acordo com a CNN Business, dez empresas do setor aéreo assinaram uma carta para o presidente Joe Biden alertando sobre o 5G. Na declaração, elas pedem que o governo do democrata atrase a estreia da nova conexão em áreas próximas — cerca de 3 km — dos principais aeroportos norte-americanos.
O início das operações 5G estão marcadas para quarta-feira (19), sob tutela das operadoras Verizon e AT&T.
Riscos com o 5G
A maior preocupação das empresas está no fato do 5G oferecer o risco de interferência em equipamentos das aeronaves, como o altímetro e outros itens de segurança ligados a decolagem e pouso. Além disso, teme-se que aviões de fuselagem larga se tornem obsoletos pela novidade tecnológica.
“O impacto em cascata [do 5G] nas operações de passageiros e carga, além da força de trabalho e na economia em geral, são simplesmente incalculáveis. Para ser franco, o comércio do país vai parar”, diz a nota endereçada à Casa Branca.
O comunicado pedindo a intervenção da tecnologia foi assinado por:
- Alaska Airlines
- American Airlines
- Atlas Air
- Delta Air Lines
- Hawaiian Airlines
- Jet Blue Airways
- Southwest Airlines
- United Airlines
- Fedex (divisão de aviação)
- UPS (divisão de aviação)
Situação
Ao que parece, o lançamento do 5G não deve ser remediado. Portanto, a Federal Aviation Administration (FAA), ou Administração Federal de Aviação, afirma que trabalhará na mitigação de danos — atrasos e cancelamentos — aos voos no país.
Em nota, o órgão também autorizou o uso de dois altímetros de radar (de Boeing e Airbus) para auxiliar aeronaves em aterrissagens de baixa visibilidade. Esse tipo de estratégia, antes suspensa, foi liberada para 45% da frota de aeronaves comerciais dos EUA.
“Mesmo com as aprovações, alguns aeroportos ainda podem ter frequências afetadas. A entidade também continua trabalhando com os fabricantes em questão para entender como os dados do altímetro de radar são usados em outros sistemas de controle de voo. Os passageiros devem verificar com suas companhias aéreas se é possível prever o clima em destinos nos quais o 5G consegue interferir no sinal”, pontua a FAA.
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