O Grupo Expedia anunciou, nesta semana, resultados do último trimestre e o acumulado de 2021. Com lucro recorde de US$ 479 milhões nos últimos três meses, a empresa registrou ganho de US$ 1,5 bilhão para o ano inteiro. Ambos os índices foram ajustados ao Ebitda.
Na receita gerada de 2021, o Expedia obteve US$ 8,6 bilhões ante US$ 12,1 bilhões de 2019. De acordo com Eric Hart, CFO do grupo, o destaque na performance vai para o quarto trimestre.
“O desempenho do quarto trimestre ilustra ainda mais como estamos administrando um negócio muito mais eficiente em comparação com o período pré-pandemia”, explica. Atualmente, a companhia tem 10 mil funcionários a menos que ao final de 2019, fator que pode explicar o balanço positivo de 2021.
Já para Peter Kern, CEO do Grupo Expedia, um ponto forte para o período está no programa de fidelidade. Repaginado ao longo do ano passado, a plataforma é vista como peça-chave na retenção de clientes, movimento importante para o momento de retomada que vive o turismo global.
“O programa de fidelidade abrange todas as nossas marcas e produtos, promovendo conversão entre eles. É uma grande inovação e todas as pesquisas mostram que o mais importante para os clientes é ter produtos com amplitude”, afirma.
Ainda em fase de testes, a novidade, segundo Kern, deve movimentar individualmente as marcas sob o guarda-chuva do Expedia. No longo-prazo, isso consolidará a holding em si como produto integrado.
Mais números
O total de reservas no quarto trimestre de 2021 resultou na arrecadação bruta de US$ 17,5 bilhões, apresentando a menor taxa de retração trimestral do período — apesar do impacto da variante Ômicron em dezembro. O número, no entanto, ainda é 25% mais baixo do que o registrado no quarto trimestre de 2019.
As despesas de Vendas e Marketing nos últimos três meses do ano passado chegaram a cerca de US$ 875 milhões, caindo 12% em relação ao mesmo retrospecto pré-pandemia.
“Temos muitas oportunidades de melhorar nosso relacionamento direto com os consumidores. Estamos muito focados em trazer os viajantes e garantir o melhor proveito dos benefícios dos produtos Expedia. Nosso objetivo é, de fato, reter e manter os clientes ao nosso redor”, diz o CEO.
2022
Em vislumbre ao futuro, Kern apresenta-se otimista para este ano, enxergando-o como momento de inovação e entrega.
“Nós acreditamos na volta das viagens e em nosso papel central nisso. O foco é ajudar e beneficiar viajantes e todo ecossistema do turismo”, conclui.
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