BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Turismo em SP apresenta queda de 6,8%, aponta FecomercioSP

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), o Índice Mensal de Atividade Turística (IMAT) do estado apresentou uma queda de 6,8 pontos percentuais em janeiro, influenciado pelo surgimento da variante ômicron.

De acordo com o indicador do Conselho de Turismo da FecomercioSP, realizado em parceria com a SPTuris, o número-índice recuou para a marca de 80 após registrar 85,9 em dezembro. Em comparação com o ano passado, houve um crescimento de 36,6%.

Já o setor de companhias aéreas viu a queda de movimentação de aeroportos em 4,9% com relação a dezembro, apesar da alta de 36% no contraponto anual. Isso se deu pela redução de oferta, aumento de cancelamentos e falta de tripulação nos aeroportos.

Em contrapartida, a movimentação das rodoviárias cresceu em 9,5%, registrando um aumento para 1,2 milhão, 105 mil a mais que no mês de dezembro. Em comparação com janeiro de 2020, a alta registrada foi de 43%.

Além disso, a taxa de vínculos empregatícios do setor registrou leve queda de 0,3%, ficando abaixo dos 400 mil trabalhadores na capital paulista. Apesar do desempenho desfavorável, o patamar está praticamente igual a janeiro de 2020.

Por fim, o segmento que registrou pior performance foi o hoteleiro, com queda da taxa de ocupação de 58,9% em dezembro para 48,7% em janeiro. Em comparação com janeiro de 2021, houve uma alta de 17,3% – a taxa de ocupação residia em 31,4% no período.

O faturamento das empresas do setor também caiu, com uma baixa de 15,4% na comparação com dezembro. Atualmente, o índice se encontra em 75,1 pontos, 25% abaixo do período pré-pandemia. Por fim, na comparação interanual, foi apontado um aumento de 78% em razão da base fragilizada e das limitações dos setores no início do ano passado.

Recuperação estável

Segundo Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, é possível que a economia esteja se nivelando no trimestre, apresentando resultados com oscilações cada vez menos violentas.

“Estratégias de diversificação da demanda, incluindo mais alternativas para o turismo de lazer e novas opções para o turismo de negócios, podem trazer melhores resultados. Naturalmente, é fundamental que o otimismo não impeça o planejamento para efeitos negativos vinculados à inflação e à redução do poder de compra dos consumidores”, avalia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Companhia aérea Voepass tem licença cassada...

Decisão ocorre após operação assistida e suspensão iniciada em março; empresa perdeu capacidade de supervisão e não poderá mais operar voos

Latam expande serviço com Audi no...

Parceria com a Audi inclui frota premium de veículos elétricos e reforça estratégia de fidelização e serviços diferenciados da Latam

Fique atento! Medicamentos comuns no Brasil...

Dipirona, Ritalina e até descongestionantes estão na lista de remédios vetados em vários países; viajantes devem redobrar a atenção

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS