BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

Turismo em SP apresenta queda de 6,8%, aponta FecomercioSP

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), o Índice Mensal de Atividade Turística (IMAT) do estado apresentou uma queda de 6,8 pontos percentuais em janeiro, influenciado pelo surgimento da variante ômicron.

De acordo com o indicador do Conselho de Turismo da FecomercioSP, realizado em parceria com a SPTuris, o número-índice recuou para a marca de 80 após registrar 85,9 em dezembro. Em comparação com o ano passado, houve um crescimento de 36,6%.

Já o setor de companhias aéreas viu a queda de movimentação de aeroportos em 4,9% com relação a dezembro, apesar da alta de 36% no contraponto anual. Isso se deu pela redução de oferta, aumento de cancelamentos e falta de tripulação nos aeroportos.

Em contrapartida, a movimentação das rodoviárias cresceu em 9,5%, registrando um aumento para 1,2 milhão, 105 mil a mais que no mês de dezembro. Em comparação com janeiro de 2020, a alta registrada foi de 43%.

Além disso, a taxa de vínculos empregatícios do setor registrou leve queda de 0,3%, ficando abaixo dos 400 mil trabalhadores na capital paulista. Apesar do desempenho desfavorável, o patamar está praticamente igual a janeiro de 2020.

Por fim, o segmento que registrou pior performance foi o hoteleiro, com queda da taxa de ocupação de 58,9% em dezembro para 48,7% em janeiro. Em comparação com janeiro de 2021, houve uma alta de 17,3% – a taxa de ocupação residia em 31,4% no período.

O faturamento das empresas do setor também caiu, com uma baixa de 15,4% na comparação com dezembro. Atualmente, o índice se encontra em 75,1 pontos, 25% abaixo do período pré-pandemia. Por fim, na comparação interanual, foi apontado um aumento de 78% em razão da base fragilizada e das limitações dos setores no início do ano passado.

Recuperação estável

Segundo Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, é possível que a economia esteja se nivelando no trimestre, apresentando resultados com oscilações cada vez menos violentas.

“Estratégias de diversificação da demanda, incluindo mais alternativas para o turismo de lazer e novas opções para o turismo de negócios, podem trazer melhores resultados. Naturalmente, é fundamental que o otimismo não impeça o planejamento para efeitos negativos vinculados à inflação e à redução do poder de compra dos consumidores”, avalia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS