A Europa não vive lá seus melhores dias em questão de estabilidade política e segurança para viajar, muito em decorrência da situação lamentável dos conflitos armados entre Rússia e Ucrânia. O clima de que a guerra pode ganhar uma proporção maior, acende o sinal de alerta para os viajantes internacionais. Porém, do outro lado da moeda e otimista com um desfecho positivo da situação muito em breve, o Reino Unido segue trabalhando forte na promoção do destino que, desde a última semana, não exige mais testes comprobatórios de covid-19.

De 22 a 24 de março, o Visit Britain promove o Explore GB, uma das principais feiras britânicas que reúne expositores de toda a região, para mais um encontro virtual. Ao longo de três dias, as reuniões virtuais permitem aos fornecedores exporem novos produtos, atrações e novidades em geral para centenas de buyers, em primeira mão. Dentre os compradores está o número recorde de 30 empresas brasileiras.

Segundo Sally Balcombe, CEO do Visit Britain, apesar do modelo totalmente online não ser o ideal, houve resultados positivos que podem fazer com que o Explore GB de 2023 seja alterado.

Sally Balcombe (Visit Britain)
Sally Balcombe (Visit Britain)

“Claro que queremos que todos estejam aqui para conhecer as novidades e ver de perto o Reino Unido, mas tivemos recordes de compradores brasileiros nesta edição e creio que isso foi possível pela participação online, já que não poderíamos arcar em trazer todas estas empresas para participarem presencialmente”, ressaltou Sally.

“Apesar de ainda não termos nada definitivo, acredito que um evento híbrido seja o caminho para o Explore GB na próxima edição, beneficiando tanto os compradores quanto os pequenos fornecedores que podem se conectar de forma que antes nunca sonhavam”, destacou.

A executiva reconhece que o cenário para 2022 ainda não está dos melhores no que diz respeito a recepção de estrangeiros e lembra que um dos maiores mercados-chave para o Reino Unido, a China, segue fechada.

Porém, apesar da adversidade e da desvalorização do real frente a libra esterlina, Sally aposta fortemente no mercado brasileiro, embasada no interesse dos turistas tupiniquins em explorar outro país ainda neste ano.

“Levantamos que 91% dos brasileiros consideram fazer uma viagem internacional nos próximos 12 meses. Destes, 37% ainda não reservaram ou decidiram para onde ir, ou seja, é uma ótima oportunidade para influenciarmos a tomada de decisões e convencê-los a virem para o Reino Unido”, continuou.


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Brasileiros no Reino Unido

Os dados de visitas de brasileiros aos países contemplados pelo Visit Britain ainda não são dos melhores. Para contextualizar a atual situação, em 2019, o Reino Unido recebeu 291 mil visitantes do Brasil, tendo uma alta tímida, mas ainda importante, de 2% frente 2018. Naquela altura, o bloco era a 6º destino europeu mais frequentado por brasileiros, movimentando cerca de 250 milhões de libras (ou R$ 1,6 bilhão) na economia britânica.

Devido a pandemia, 2020 sequer vale mencionar e os dados de 2021 foram tímidos. No ano passado, segundo um levantamento do Forward Keys, que cobriu as pesquisas para o Visit Britain devido a interrupção nas viagens nos dois últimos anos, apontou que 42.361 de viajantes provenientes da América do Sul adentraram no Reino Unido.

Se levarmos em conta os dados da Apex, especialista em levantamentos para a aviação, que aponta que o Brasil foi responsável por 55% dos assentos vendidos em voos entre a América do Sul e o Reino Unido, temos aproximadamente 24 mil brasileiros entrando nos países britânicos, cerca de 8% do índice alcançado em 2019.

Diante deste cenário de recuperação da pandemia, uma estimativa do Oxford Economics em conjunto com o Visit Britain, estima que o número de turistas e gastos registrados em 2019 só devem ser recuperados a partir de 2025 ou 2026.

GRÁFICO GB EXPLORE

Porém, apesar do cenário ainda acinzentado pela covid-19, a tendência é de crescimento. O mais recente dado da Forward Keys aponta que na penúltima semana de fevereiro o volume de chegadas de sul-americanos por vias aéreas no Reino Unido ficou apenas 28% abaixo do registrado na mesma semana em 2019. Parece pouco, mas esse foi índice menos discrepante com o pré-pandemia desde o início dos lockdowns em março de 2020.

Malcolm Griffiths, diretor do Visit Britain para o Brasil, comentou um pouco sobre os próximos passos do órgão para o mercado brasileiro, que inclui reforço nas divulgações nas redes e junto de criadores de conteúdo, além de mais ações com o trade brasileiro, especialmente nos mercados do Rio de Janeiro e São Paulo.

“Vamos a promoção da nova campanha ‘Bem-vindos a outro lado da Grã-Bretanha’ com ações com a imprensa, criadores de conteúdo, em nossos canais próprios (site e nossas redes sociais) bem como trabalhando com o trade para criar produtos que incluem as experiências alinhadas com a campanha”, apontou o executivo.

“Em cooperação dos outros departamentos do Governo Britânico no Brasil (FCDO, DIT, British Council), celebramos a Jubileu Platina da Rainha, em junho, e daremos continuidade à campanha ‘Love is Great’ ao longo de 2022 com ativações em São Paulo e Rio de Janeiro. Em relação aos trade shows, estamos ainda revendo todas as oportunidades”, concluiu Griffiths.

Visit Britain Malcolm Griffiths
Malcolm Griffiths, durante o Fórum de Turismo LGBT+ do Brasil em 2021