A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) encerrou sua participação na IMEX Frankfurt, na Alemanha, nesta quinta-feira (2/6). Nos últimos três dias, a instituição realizou reuniões, encontros e promoveu ações para divulgar o Brasil em uma das mais importantes feiras do segmento de turismo de negócios e eventos.
“Tivemos reuniões importantes com investidores do Canadá, da França e dos Estados Unidos. Tratamos de malha aérea internacional, da realização de eventos no Brasil e da potencialização do segmento do turismo de negócios, que vem se estruturando cada vez mais com novos espaços e centros de convenções. Estreitamos relações com a imprensa alemã e realizamos diversas reuniões, além de 200 atendimentos, seis capacitações e inúmeras oportunidades de novos negócios”, avaliou o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
Durante o último dia da IMEX Frankfurt, Nascimento conversou com a revista Der Mittelstand, focada em pequenas e médias empresas. Ao detalhar as medidas adotadas pelo Brasil para amenizar os impactos da pandemia de Covid-19 no turismo, o presidente da Agência falou sobre o processo de retomada do turismo em andamento no país. Também ressaltou que o Brasil recebeu mais de 61 mil visitantes alemães em 2021 e que a expectativa para 2022 é de que este número ultrapasse os 140 mil.
Nascimento destacou ainda a diversidade do Brasil em termos de ofertas turísticas, com seis biomas e climas totalmente diferentes de Norte a Sul. O presidente da Embratur convidou o jornalista Siegbert Mattheis a participar de uma das press trips da Agência para conhecer o país e ressaltou a importância da participação da instituição em eventos como a IMEX Frankfurt.
“Sempre que possível a Embratur vai participar das principais feiras de turismo do mundo com um estande para promover nossos destinos e atrativos. Desde que os eventos voltaram a ocorrer presencialmente temos nos esforçado ao máximo para estar presentes”, destacou Silvio Nascimento, lembrando que a Agência já tem um próximo compromisso marcado: a Fiexpo Latin America, entre 13 e 16 de junho, no Panamá.
Ao longo da programação, a Agência promoveu encontros e capacitações para os participantes da feira, com foco em divulgar informações do Brasil e atrair a realização de eventos no país. O estande também contou, diariamente, com ações de degustação de produtos típicos brasileiros, como o pão de queijos e sucos de frutas.
A agenda do presidente, durante o evento, contou com diversos encontros e reuniões com a imprensa especializada, operadores de turismo europeus e outros membros do trade turístico. Além da divulgação dos destinos nacionais e da estrutura brasileira para receber eventos do setor, também foram realizadas reuniões com representantes de Minas Gerais e do Ceará, também presentes à feira.
Como de costume, a Embratur levou coexpositores à IMEX Frankfurt, possibilitando ao trade brasileiro trocar informações e divulgar em primeira mão seus ativos e destinos. Em 2022, participaram da feira alemã o Visit Iguassu, São Paulo Conventions & Bureau, Rio CVB, Blumar DMC, AS Brasil, Be Brazil Travel Partners DMC, Brazil Sensations, Amazon Lord, do estado de São Paulo e do município de São Sebastião (SP).
Leia também: Embratur busca ampliar aproximação entre Brasil e Argentina para fomentar o turismo entre os países
Agenda