O turismo internacional registrou aumento anual de 182% no primeiro trimestre de 2022. É o que aponta o mais recente Barômetro de Turismo Mundial da Organização Mundial de Turismo (OMT). Foram 117 milhões de chegadas internacionais, acima das 41 milhões registradas no primeiro trimestre de 2021.
O cenário atual de retomada do setor, somado ao aumento significativo nas reservas de voos e o crescimento do índice de confiança da agência das Nações Unidas refletem a perspectiva otimista de que as chegadas de turistas internacionais atinjam entre 55% e 70% dos níveis de 2019 já neste ano.
Conforme os dados da OMT, das 76 milhões de chegadas internacionais adicionais nos primeiros três meses, cerca de 47 milhões foram registradas em março. A agência, no entanto, ressalta que essa revisão de perspectiva depende de circunstâncias como as restrições de viagem devido à pandemia, o desenrolar da guerra entre Rússia e Ucrânia, possíveis novos surtos de coronavírus, e as condições econômicas globais, em particular a inflação e os preços da energia.
Essa demonstração de força nos dados mundiais de turismo corrobora com os números registrados no Brasil, divulgados pela Embratur em maio. Entre janeiro e abril de 2022, a entrada de turistas estrangeiros no país foi 60% maior do que todo o ano de 2021: 962 mil contra 596,7 mil, segundo números do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal.
Alinhada à tendência de crescimento da demanda por turismo, a Embratur tem intensificado as ações de atração de turistas estrangeiros. Estão previstas três campanhas de promoção dos destinos nacionais para mercados prioritários. Nos Estados Unidos, a iniciativa já está em curso desde 24 de maio, com o tema “Visit Brazil. A wow experience”. Já na Europa e na América Latina, o reforço na promoção de destinos brasileiros será no segundo semestre.
“Nossa meta é atingir o patamar pré-pandemia, quando recebíamos mais de 6 milhões de estrangeiros por ano. A movimentação do turismo mundial está em ascensão e nós da Embratur estamos confiantes de que o aumento da promoção dos destinos brasileiros será decisivo no retorno do turista para cá”, afirma o presidente da Agência, Silvio Nascimento.
Além das campanhas, a partir de uma parceria com o Sebrae, a Embratur iniciou press trips com jornalistas estrangeiros, e tem participado das princiapis feiras internacionais e realizado roadshows com operadores, agentes, entidades e associações o setor.
O estudo recente da OMT também mostra que, durante o primeiro trimestre de 2022, a Europa teve um aumento de 280% nas chegadas internacionais em relação ao mesmo período de 2021. Nas Américas, as chegadas mais que dobraram, com crescimento de 117%. Embora os números sejam positivos e animadores, as chegadas na Europa e nas Américas, que lideram o ranking de retomada, ainda estão 43% e 46% abaixo dos níveis apresentados em 2019, respectivamente.
De acordo com a última pesquisa do Grupo de Especialistas da OMT, a maioria dos profissionais de turismo (83%) vê melhores perspectivas para 2022 em comparação com 2021. O atual fechamento de alguns dos principais mercados emissores, no entanto, especialmente na Ásia e no Pacífico, bem como a incerteza decorrente do conflito entre Rússia e Ucrânia, podem atrasar a efetiva recuperação do turismo internacional.
Brasil em ritmo acelerado
Outro estudo recente, realizado pela GlobalData, estima que o volume de viagens internacionais cresça anualmente e atinja os níveis da pré-pandemia em 2025. Assim como a OMT, a empresa aponta que a recuperação de chegadas internacionais nas Américas tem ocorrido mais rápida, podendo chegar e até superar os números de 2019 já em 2024.
Leia também: Brasil é o 2o maior mercado da Flórida no primeiro trimestre de 2022
Agenda