A Costa Cruzeiros celebrou, no dia 16 de junho, no porto de Barcelona, a cerimônia de batismo do Costa Toscana, o mais novo navio de bandeira italiana da frota, que leva à descoberta da “arte de viver o mar”.
A madrinha do Toscana foi Chanel, uma jovem cantora, atriz e dançarina que fez grande sucesso na Espanha e em toda a Europa após sua exibição durante o Festival da Canção da Eurovision 2022. Ela se juntou ao capitão do navio, Pietro Sinisi, para a cerimônia de corte da fita em que uma garrafa foi quebrada na proa do navio, conforme a tradição marítima. Assista ao vídeo de batismo do Costa Toscana.
O evento foi conduzido por dois mestres de cerimônias: Carlos Sobera e Flora Gonzalez, duas verdadeiras estrelas da televisão espanhola e muito queridas pelo público em geral. As comemorações para o Costa Toscana continuaram com uma apresentação do artista italiano Andrea Casta, um violinista “globetrotter” que se apresentou em todo o mundo com seu violino elétrico e seu arco luminoso único.
A festa seguiu para os decks externos, especificamente na popa do navio, nos terraços da Piazza del Campo, onde os convidados puderam desfrutar do “Molecule Show”: um espetáculo impressionante onde trezentas esferas infladas com hélio “levantam” uma acrobata sobre um trapézio, permitindo que ela voasse pelo céu acima do horizonte de Barcelona e criando uma dimensão etérea, mágica e flutuante. A cerimônia de batismo também contou com a presença de outras celebridades espanholas, como “El Sevilla”.
Por fim, a navegação do Costa Toscana de Barcelona a Valência foi animada pela Meduza, que apresentou um DJ set exclusivo até o nascer do sol. O aperitivo e o jantar de gala foram assinados pelo chef espanhol Ángel León conhecido como o “chef do mar”, cujo restaurante Aponiente é chancelado com três estrelas Michelin. Leòn é um dos parceiros da Costa Cruzeiros, juntamente com outros dois chefs mundialmente famosos: Bruno Barbieri e Hélène Darroze.
Costa e o Chef do Mar unidos pela “Comida do Futuro”
Por ocasião do batismo do Costa Toscana, a frota e Ángel León reforçaram ainda mais sua colaboração, abordando um tema no qual ambos estão comprometidos há muito tempo, que é a sustentabilidade ambiental. Por meio de sua Fundação Costa Crociere, a Costa está, de fato, apoiando um projeto pioneiro em todo o mundo: o desenvolvimento do “grão marinho”.
O centro de pesquisa do Restaurante Aponiente iniciou o cultivo da Zostera marina na Baía de Cádiz. A Zostera marina é uma planta que ajuda a gerar maior biodiversidade marinha, enriquecendo assim o ecossistema. Ela contribui para mitigar as alterações climáticas ao absorver e armazenar grandes quantidades de carbono e, sobretudo, é capaz de produzir, a partir das suas sementes, um “superalimento” com grandes propriedades nutricionais, que poderá representar uma futura solução para os problemas da fome e da má nutrição.
Graças ao apoio da Fundação, a área cultivada, que atualmente é de cerca de 3.000 m2, pode ser ampliada a fim de promover o projeto e exportar a Zostera marina para novas áreas costeiras.
Verão 2022: O desejo por cruzeiros cresce
O Costa Toscana representa o reinício da frota, que opera 10 navios neste verão europeu. O verão de 2022 parece estar caminhando para um aumento significativo nas viagens. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Costa Cruzeiros à Human Highway na Itália, Espanha, França, Alemanha, Suíça e Áustria, cerca de 14 milhões de europeus sonham em fazer um cruzeiro nos próximos 12 meses. O mar parece ser o local preferido em todos os países, enquanto os ingredientes das férias ideais incluem descanso, entretenimento, gastronomia e descoberta de novos destinos.
De acordo com Mario Zanetti, presidente da Costa Cruzeiros: “É uma grande emoção celebrar o batismo do nosso Costa Toscana em Barcelona, uma cidade à qual estamos particularmente ligados e onde estamos em casa desde o início de nossa história. Para esta ocasião, organizamos um evento para celebrar o início de um verão que marca a serena retomada das viagens e férias. O evento também destacou a excelência da oferta da Costa em todos os aspectos, da alta gastronomia ao entretenimento de alta qualidade, passando por experiências únicas em terra. De acordo com pesquisas de mercado recentes, cerca de 14 milhões de europeus sonham em fazer um cruzeiro nos próximos 12 meses, e os cruzeiros estão entre as viagens com maior potencial para atender às necessidades de exploração de destinos. Devemos aproveitar essa retomada para promover um turismo mais sustentável, que respeite o meio ambiente e valorize as comunidades locais. Nosso compromisso se expressa não apenas por meio de navios tecnologicamente avançados, como o Costa Toscana, movido a GNL, mas também pelo apoio a projetos inovadores que vão além do setor de turismo, como o projeto do chef Ángel León.”
Costa Toscana: uma cidade inteligente
Costa Toscana é uma verdadeira “cidade inteligente” itinerante. Graças ao uso de gás natural liquefeito, é possível eliminar quase completamente a emissão de óxidos de enxofre (emissões zero) e particulados (redução de 95-100%) na atmosfera, ao mesmo tempo em que reduz significativamente as emissões de óxido de nitrogênio (redução direta de 85%) e CO2 (até 20%). O Grupo, que inclui a marca italiana Costa Cruzeiros e a marca alemã Aida Cruises, foi o primeiro do mundo na indústria de cruzeiros a utilizar gás natural liquefeito e conta atualmente com quatro navios movidos por esta tecnologia: Aidanova, Costa Smeralda, Costa Toscana e AidaCosma.
Além disso, o navio conta com diversas inovações tecnológicas de ponta projetadas para reduzir ainda mais seu impacto ambiental. Todas as necessidades diárias de água são atendidas transformando a água do mar por meio do uso de dessalinizadores. O consumo de energia é minimizado através de um sistema inteligente de eficiência energética. Além disso, 100% da coleta seletiva e reciclagem de materiais como plástico, papel, vidro e alumínio são realizados a bordo.
Os bosques do mar que decoram as ilhas do novo restaurante Archipelago foram recuperados graças aos “Guardiões da Costa”, o programa de educação ambiental para salvaguardar a costa italiana promovido pela Fundação Costa Crociere. A cada jantar degustado no Archipelago, a Costa Cruzeiros doa parte da renda para apoiar os projetos ambientais e sociais da Fundação.
Costa Toscana: Design italiano, Oferta única a bordo e o Melhor do Mediterrâneo para explorar
Os interiores do Costa Toscana são o resultado de um projeto criativo extraordinário, tem a curadoria de Adam D. Tihany, e foi criado para realçar e dar vida às cores e à atmosfera desta maravilhosa região italiana em um único local. Móveis, iluminação, tecidos e acessórios são todos “Made in Italy”, criados por 15 parceiros altamente representativos da excelência italiana.
A oferta a bordo está perfeitamente integrada neste contexto extraordinário: desde o Solemio Spa, às áreas dedicadas ao entretenimento; dos bares temáticos, em colaboração com grandes marcas italianas e internacionais, aos 21 restaurantes e espaços dedicados à “experiência gastronômica”, incluindo o novo restaurante Archipelago, que oferece menus criados para a Costa por três grandes chefs, Bruno Barbieri, Hélène Darroze e Ángel León, concebidos para explorar os destinos de cruzeiros também pelo sabor. Para a diversão das crianças existe o Splash AcquaPark, com o seu escorregador posicionado no deck mais alto, uma nova área dedicada aos videogames, e o Squok Club.
Durante o verão de 2022, o Costa Toscana oferece um itinerário de uma semana fazendo escalas em algumas das mais belas cidades e ilhas do Mediterrâneo Ocidental, incluindo duas escalas na Espanha. O roteiro é Savona, Civitavecchia/Roma, Nápoles, Ibiza, Valência e Marselha. Durante a temporada de outono, Palma de Mallorca tomará o lugar de Ibiza. O Costa Toscana permite que seus hóspedes descubram os destinos incluídos no itinerário com uma excepcional variedade de excursões, explorando as mais genuínas tradições, sabores e cores.
Leia também: Costa divulga os navios que vão operar na América do Sul
Agenda