A agitação do mercado turístico desde o final de ano de 2021 gerou uma enorme expectativa para os novos rumos do turismo no Brasil e no mundo. Conforme o Anuário da Braztoa, divulgado em abril, a pesquisa do Painel de Especialistas da Organização Mundial do Turismo (OMT) de janeiro de 2022 indica que 61% dos profissionais de turismo esperam um desempenho melhor em 2022 do que em 2021.
Para o agente de viagens Victor Almeida, da Victor Travel, de Porto Alegre, a recuperação do setor turístico já é uma realidade e considera este, um dos melhores momentos desde o início da pandemia. “Acredito que eu tenha feito o tema de casa no período em que não havia venda de viagens. Falei com meus clientes, me coloquei à disposição, ajustei demandas e, agora, vejo um ‘boom’ de procura por viagens, especialmente internacionais, que é nosso carro chefe”, destaca Victor.
A expectativa positiva da cadeia turística fica mais evidente, segundo mostram os números do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, o Cadastur. A plataforma atingiu a marca de 140.973 estabelecimentos e guias de turismo registrados. De acordo com o site do Ministério do Turismo, apenas nos primeiros quatro meses deste ano foram 4.419 novos cadastros.
Segundo relata Victor, há uma maior valorização do agente de viagens por parte dos clientes. “Percebo que os passageiros estão com medo, não só pela questão financeira, mas pela segurança e saúde, reconhecendo o papel do agente que é fundamental para uma viagem tranquila”, analisa Almeida que também faz um alerta: “Cuidado, busque um agente de viagens comprometido”, finaliza.
Por dentro das necessidades do turismo e do trade, e entendendo a força dessa retomada, o Festuris – Feira Internacional de Turismo, que ocorre de 3 a 6 de novembro, em Gramado, está com as inscrições abertas.
Leia também: Ressignificando o Turismo é o tema do Meeting Festuris
Agenda