Nesta quarta (24) foi realizado em São Paulo, o evento “Visit USA” onde ocorreram diversas palestras sobre locais turísticos e atrações do país norte americano.
A palestra mais visada do dia e cheia de dúvidas foi a relacionado aos vistos americanos, visto que pessoas do Brasil inteiro estão tendo diversos problemas com situações para tirar o seu e assim, conseguir viajar para os Estados Unidos.
Joshua e Fabiano, representantes do consulado dos EUA, comentaram um pouco sobre a situação atual com relação aos vistos:
“O volume de solicitações tem sido altos demais, por isso alguns podem passar por problemas como a não aprovação imediata do visto ou até mesmo para marcar entrevistas” Comentou Joshua.
Só no mês de maio, mais de 80 mil vistos foram emitidos, números altíssimos e que impressionam mas que para eles, ainda não é perto do ideal.
Fabiano, representante brasileiro comentou que ainda não estão satisfeitos com os resultados com relação a pré-pandemia mas que o crescimento vem sendo impactante e frisou que estão preparando equipes para melhor atender o usuário e ajudar a diminuir a quantidade enorme de solicitações pendentes.
Por conta da pandemia e do fechamento dos consulados, o número de solicitações pré pandemia ficaram parados e só foram acumulando mais e mais pedidos com o passar do tempo, até a reabertura oficial em novembro de 2021.
Os representantes deram algumas dicas para aqueles que desejam ter seu visto para poder finalmente curtir sua viagem em família.
Dentre essas dicas, a primeira é de solicitar o visto e a entrevista com o máximo de antecedência possível, pois de momento estão priorizando atendimentos emergenciais, como viagens a negócios, intercâmbios e viagens que tenham como intuito algum tipo de procedimento médico.
Pediram para que aqueles que desejam saber sobre vagas que chequem sempre que possível o site oficial e que fiquem de olho sempre no calendário, pois lá podem ver desistências e até mesmo horários de entrevistas disponíveis.
E por fim, deixaram bem claro para não esquecerem de pagar a taxa de U$160 e imprimir a confirmação de agendamento.
Ainda sobre os vistos, é importante dizer que para que aqueles que desejam a isenção de entrevista, o tempo minimo de solicitação aumentou de 24 para 48 meses, crianças de até 13 anos e idosos com mais de 80 podem participar desse programa.
Pessoas que estão viajando a trabalho, com visto ainda válido ou recém expirado também podem fazer essa solicitação, porém caso o consulado ache necessário, uma entrevista será agendada. Passaportes com status de roubo ou que foram extraviados terão de passar pelo procedimento normal e todos aqueles que desejarem a isenção de entrevista, devem morar no Brasil.
Para realizar o cadastro e agendamento de entrevistas e mais informações acessem o site oficial.
O Visit USA continua no dia 26 em Campinas.
Agenda