A Abav Expo 2022 começou nesta quarta-feira (21) em Recife, que recebe o Expo após 20 anos. Em sua segunda edição de volta ao modelo itinerante, sendo uma das maiores feiras do trade turístico na América Latina, o evento desembarca na capital pernambucana com a meta de “oficializar” o fim da pandemia da covid-19 para o turismo, buscando atrair mais visitantes que a edição de São Paulo em 2019.
Entre os destaques deste ano da Abav Expo 2022, que terá 1,5 mil expositores presentes até sexta-feira (23), estão 38 operadoras, 58 novas marcas que nunca participaram do evento, 11 destinos internacionais e quatro Destination Management Companies (DMCs), além de 35 hosted buyers dos Estados Unidos.
O evento também terá mais de 75 capacitações em cinco salas com atividades simultâneas na chamada “Vila do Saber”, contando ainda com a participação de 21 estados com estande próprio, três ativações externas em Recife, entre outras atividades especiais.
“A ausência de 20 anos da Abav Expo no Recife será recompensada com um grande evento de retorno, principalmente, voltando em sua totalidade presencialmente após dois anos. Queremos mostrar as riquezas do Brasil com o evento itinerante, saindo da nossa zona de conforto e exaltando o nosso país”, disse Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.
“Depois de 20 anos trazer um evento dessa magnitude, que é muito importante pra nossa cidade intensificando o turismo local, exalta nosso maior ativo que são as pessoas, mobilizando e impulsionando outras atividades de maneira direta. Assim vamos consolidando nossa infraestrutura e exaltando Recife como um grande destino de negócios”, apontou João Campos, prefeito de Recife.
“Não é fácil fazer turismo no Brasil, muito menos nos últimos anos, por conta da prova de fogo que foi a pandemia. Pernambuco se saiu muito bem e lutamos para estarmos aqui hoje, principalmente, por meio do ‘Bora Pernambucar’, nosso programa de regionalização turismo que gerou novos negócios e movimentou a economia local”, destacou Milu Megale, secretária de Turismo de Pernambuco.
“Mês a mês vemos a recuperação da pandemia, nossa malha aérea já é maior do que 2019 e agora queremos voltar as ligações internacionais”, salientou a executiva.
“Os agentes de viagens são responsáveis por 90% das vendas das cabines de navios de cruzeiros e, por isso, são nossos maiores parceiros e sem eles não teríamos esse evento”, ressaltou Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
“Passamos por uma crise onde tudo é novo, mas que mostrou a resiliência dos agentes de viagens. Hoje, um terço dos operadores já têm faturamento maior do que antes da pandemia, exaltando a agilidade do profissional que se adaptou. Temos que ter dentro do turismo, olhar para os governantes e exigir que o turismo tenha o lugar que ele merece”, afirmou Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa, lembrando do problema da falta de mão de obra do setor.
“Depois de 20 anos a feira volta ao meu estado e tenho a certeza que esta será a maior Abav da história, com a Embratur trazendo 34 compradores estrangeiros, em parceria com a Abav, além de uma série de ações para promover o Brasil no exterior”, disse Silvio Nascimento, presidente da Embratur.
“O meio público e o privado precisam agir em sinergia. É importante termos uma discussão conjunta sobre o futuro do segmento, que saiu da pandemia mais maduro e podendo discutir ainda mais pautas políticas, ou não teremos o setor forte e estabelecido”, salientou Fabrício do Amaral, presidente do Fornatur.
“Olinda, além da sua beleza e formosura, os turistas a conhecem pela sua cultura, recebendo mais de 4 milhões de pessoas durante o período do Carnaval, que é reconhecido como o maior do mundo”, apontou professor Lupércio do Nascimento, prefeito de Olinda (PE).
“No momento que mais precisamos, temos a certeza que nosso país é forte e está crescendo cada vez mais, ainda mais com a deflação enquanto o mundo fala em inflação. Por isso, precisamos dar continuidade para que nosso setor continue crescendo”, disse Carlos Brito, ministro do Turismo.
Abav Expo 2022: expectativa e retomada
Outra “novidade” para este ano é a volta dos cadastros presenciais no Centro de Convenções onde a Expo será realizada, que deve incrementar o número de presentes. No ano passado em Fortaleza, primeira edição de retorno do modelo itinerante após anos fixada em São Paulo, não havia essa possibilidade devido às restrições vigentes na época.
A edição pernambucana da Expo ainda não chegará aos índices de 2019 em termos de marcas presentes, quando a último edição de São Paulo registrou mais de 2 mil marcas expositoras. Porém, a expectativa é de recepcionar, ao menos, o mesmo volume de participantes que a edição paulista, com 32,3 mil presentes ao longo dos três dias de exposição.
Durante discurso de abertura, Magda Nassar reforçou as implicações das eleições presidenciais que acontecem agora em outubro e incentivou os presentes a votarem conscientemente.
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