Uma das lições deixadas pela pandemia da covid-19 no setor de turismo foi a necessidade imperial de ter um seguro viagem com coberturas para as mais diversas necessidades. Ao longo dos seus 33 anos de atividades, celebrados no próximo dia 29 de novembro, a GTA já se tornou especialista na superação de turbulências que afetam a economia e o mercado turístico nacional. E não tem sido diferente no cenário atual.

Especializada na oferta de seguro viagem, a empresa retornou ao patamar da pré-pandemia ao obter, em março deste ano, 88% da receita alcançada no mesmo mês de 2019. Hoje, esse serviço já integra mais de 80% dos pacotes turísticos internacionais fechados por meio das agências de viagem parceiras da empresa. Há três anos, o percentual era de 35%.

Capacitação dos agentes de viagem

“O contexto da covid-19 contribuiu para reforçar a conscientização dos brasileiros sobre a importância do seguro viagem. Além disso, as próprias agências mudaram a percepção sobre a importância do produto na hora do fechamento do pacote junto aos clientes”, explica Celso Guelfi, presidente da GTA.

Segundo o executivo, o programa de capacitação da companhia contempla treinamentos de 100 a 200 profissionais do setor por semana, justamente para orientá-los sobre as diferentes modalidades e a importância da inclusão desse serviço.

Além da retomada das capacitações presenciais, a GTA também conta com os treinamentos online do projeto Academia GTA. “As capacitações virtuais beneficiaram mais de 8 mil agentes, em um formato dinâmico que virou nossa marca registrada e representou uma resposta eficiente ao distanciamento social”, acrescenta Guelfi.

Desbravando horizontes

Os desafios impostos pela pandemia nunca pareceram intransponíveis para um empresário acostumado a desbravar horizontes. Foi na década de 1990 que Celso Guelfi decidiu trocar a posição de executivo em uma empresa de logística pela cadeira de empreendedor. Uma época em que viajar era privilégio para poucos, as passagens eram caras e pagar por um seguro viagem não era um hábito corriqueiro devido ao fator custo.

Diante desse cenário e, com olhos no futuro que indicavam um mercado promissor, nasceu a GTA. A empresa estabeleceu como objetivo mudar a cultura de venda das próprias agências de viagem. Para diminuir o valor do produto e, assim, atrair mais usuários, a empresa firmou parceria com seguradoras e propôs a diminuição dos valores pagos para coberturas de sinistros – entre US$ 6 mil e US$ 8 mil –, justamente para viabilizar tarifas mais competitivas.

“A receita vingou e a partir daí começamos a convencer as operadoras a incluírem em seus pacotes o seguro de viagem. Foi um período em que desbravamos o segmento”, finaliza Guelfi.


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