A recuperação da atividade permitiu à Air Europa concluir 2022 não só com a reativação de todos os acordos de codeshare que tinha em 2019, mas também com a sua extensão. Assim, a empresa assinou este ano novas colaborações com a Kuwait Airways e a Azul, que lhe permitem crescer em escopo, tanto na América Latina quanto no Oriente Médio.
Atualmente, a Air Europa oferece aos seus clientes uma rede de 112 destinos em 35 países, graças a acordos com 20 companhias, número que deve se expandir ao longo de 2023.
Em 2022, o número de passageiros que voam com a empresa em regime de codeshare cresceu mais de 130% em relação a 2021, tanto no caso de acordos em que a Air Europa é a operadora como naqueles em que coloca o seu código em outra companhia aérea. Deve-se destacar, neste último caso, um aumento de 35% dos passageiros transportados em relação a 2019, graças aos voos entre as Ilhas Canárias e aos operados pelos parceiros da aliança SkyTeam. O mesmo aumento percentual é registrado, desde 2019, com passageiros de parceiros do Oriente Médio que voaram com a Air Europa.
Olhando para 2023, a companhia aérea está comprometida com duas linhas de crescimento em codeshare. Por um lado, existem acordos intermodais, em que se combina a oferta avião + trem. Nesse sentido, a Air Europa, conta com uma aliança semelhante na Alemanha por meio da Deutsche Bahn desde 2015, além de ter sido pioneira na Espanha ao firmar um acordo de codeshare com a empresa de trens de alta velocidade Iryo.
A segunda linha é oferecer mais destinos por meio de acordos existentes e assinar outros com novas empresas, para expandir a rede principalmente na América Latina, nosso principal mercado, mas também na Europa, América do Norte ou Ásia. Desta forma, os clientes da Air Europa terão uma maior seleção de destinos, garantindo os mesmos padrões de qualidade de serviço com todos os seus parceiros, a fim de oferecer ao cliente a melhor experiência de viagem.
Leia também: Air Europa recebe novo Boeing 787 e expande frota
Agenda