O maior destino de turismo religioso da América Latina – o Santuário de Nossa Senhora Aparecida – a cerca de 170 quilômetros da capital paulista e que movimenta cerca de 13 milhões de visitantes por ano está prestes a abrigar o primeiro empreendimento hoteleiro de bandeira e padrão internacionais. O projeto está sob responsabilidade da GCS Capital, idealizadora responsável pelo empreendimento e uma das marcas upscale da Wyndham Hotels & Resorts.
O novo hotel, já batizado de Wyndham Aparecida São Paulo, contará com 187 apartamentos e terá uma localização privilegiada: ficará no topo do morro do Mirante da Santa a 130 metros de altura da Via Dutra e oferecerá vista de todo o Santuário, pôr do Sol e região do Vale do Paraíba, a partir da varanda, da praça ou mesmo do rooftop. A imagem da Santa de 17 metros de altura que hoje se encontra no alto do Mirante será preservada e integrada ao projeto, estando ao centro de todo o complexo, que terá investimento inicial de R$ 130 milhões. O início das obras estão previstas já para o primeiro trimestre de 2023.
Para Maria Carolina Pinheiro, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da Wyndham para a América Latina, “trata-se de um projeto único que vem atender a alta demanda existente nesse destino. Cada vez mais, Aparecida amplia a recepção de turistas e ter um empreendimento hoteleiro que entenda o perfil desse hóspede é fundamental”.
Sendo um empreendimento vinculado à Wyndham Hotels & Resorts, todos os hóspedes poderão fazer parte do Wyndham Rewards, o maior e o mais premiado programa de fidelidade do mundo, com mais de 97 milhões de membros afiliados. Com esse benefício, é possível trocar os pontos obtidos por hospedagens nos mais de 9.000 hotéis, resorts e casas de férias das marcas Wyndham Hotels & Resorts em todo o mundo.
Complexo turístico
O hotel fará parte do Complexo Turistico Mirante da Santa e vai ter ao seu entorno uma série de serviços e diferenciais com o objetivo de oferecer ao peregrino e aos turistas uma experiência ainda mais inesquecível. Além de uma moderna concepção arquitetônica, seguirá as melhores práticas de ESG, como investimento responsável e sustentabilidade. O hóspede terá um hotel pet-friendly e eco-friendly, baseado em energia limpa, neutralização de carbono e geração de benefícios para a comunidade do entorno.
Um centro comercial de conveniências, com 3.000 m2 de ABL (Área Bruta Locável), incluirá lojas, uma sala de cinema para 240 pessoas e espaço kids, sendo estruturado próximo a ampla praça de alimentação e ao museu com acervo de nível mundial ligado à história do cristianismo.
“A grandeza do projeto é trazer uma nova vida ao destino turístico Mirante da Santa, na cidade de Aparecida, para seus 13 milhões de turistas, devotos e moradores de toda a região do vale, neste eixo São Paulo – Rio de Janeiro. Implantar um empreendimento qualificado e referendado internacionalmente, neste porte, é também, proporcionar um produto de investimento diferenciado e singular para os nossos investidores”, destaca Charluan Gamballe Correia, CEO da GCS Capital.
Projeto e obra
O lançamento deste projeto já acontece neste mês de janeiro e as obras iniciam ainda no primeiro trimestre deste ano. A expectativa é que funcionamento parcial do complexo já ocorra em outubro de 2023 e ao longo dos meses subsequentes os demais serviços passem a funcionar gradualmente.
A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2024. A concepção do hotel foi definida para que o empreendimento possa ser usado também em formato de multipropriedade com VGV (Valor Geral de Vendas) estimado em R$ 430 milhões.
Leia também: Wyndham Gramado lança campanha de verão
Agenda