O Aeroporto de Munique divulgou os resultados financeiros de 2022. Com um volume de passageiros de 31,6 milhões – 19 milhões a mais que no ano anterior – o aeroporto já atingiu cerca de 70% do seu nível pré-pandemia. A receita quase dobrou em relação ao ano anterior, para cerca de 1,2 bilhão de euros. O lucro antes de juros e impostos (Ebit) totalizou 28 milhões de euros em relação a 2021.

O Aeroporto de Munique registou ganhos após impostos de 59 milhões de euros, reduzindo o prejuízo de 2021 com cerca de 200 milhões de euros.

Jost Lammers, CEO da FMG, enfatizou que o aeroporto alcançou uma recuperação econômica graças ao desenvolvimento positivo do tráfego em 2022. “Esperamos que essa tendência encorajadora continue no ano atual. Em 2023 prevemos mais um aumento significativo em nossa receita, abrindo a perspectiva de voltarmos ao azul já no quarto ano após o início da pior crise da história da aviação”, comentou.

O desenvolvimento positivo foi atribuído, principalmente, às conexões para a América do Norte: desde julho de 2022 o tráfego entre Munique e Estados Unidos está ainda mais alto do que o nível pré-pandêmico.

Com o início da programação de voos do inverno passado, a movimentação nas rotas com destinos asiáticos também aumentaram. “Recuperamos nossa posição como hub internacional premium. Uma indicação clara disso é que aumentamos quase cinco vezes o número de passageiros intercontinentais em relação ao ano anterior. Este ano, nosso número de passageiros atingirá cerca de 80% do nível pré-crise novamente”.

Foto destaque: Divulgação


Leia também: AEROPORTO DE MUNIQUE OFERECE NOVAS ROTAS DE VERÃO COM LUFTHANSA