O Fórum de Turismo 60+, evento sobre turismo na terceira idade que aconteceu nesta quarta-feira (19) no Hotel Internacional São Paulo, foi palco do Workshop “Petrópolis, cidade Imperial”. Na ocasião, Evany Noel, diretora de Turismo da Secretaria de Turismo de Petrópolis (RJ), apresentou o destino carioca, sua importância histórica, seus circuitos turísticos e demais atrativos.

Entre os circuitos turísticos apresentados por Evany, há destaque para o circuito cultural. “Este inclui o Museu Imperial, antigo palácio de verão idealizado por D. Pedro I e finalizado por D. Pedro II, o Museu Casa de Santos Dumont, que este ano comemora os 150 anos do grande inventor brasileiro e a Catedral São Pedro de Alcântara, com o mausoléu do último imperador e arquitetura neogótica”, conta a diretora, que também cita o Museu de Cera, Palácio de Cristal, Casa de Petrópolis, Museu Casa do Colono, Museu de Porcelana, Palácio Quitandinha, Museu do Artesanato, La Grande Vallée e Castelo de Itaipava.

Evany também apresentou o circuito religioso, que segundo ela, tem ganhado bastante aceitação do mercado. “Por meio deste, é possível viajar pela cultura de vários países, mesmo estando no Brasil, através da arquitatura e ornamentos dos espaços religiosos que compõem parte da história da Cidade Imperial, em sua maioria, dos séc XCIII e XIX, que geralmente ficam abertos à visitação”, conta a diretora.

Evany também contou um pouco sobre o Circuito Ecorrural Caminhos do Brejal, um “pequeno paraíso rural a apenas 45 minutos do centro histórico de Petrópolis”, o Circuito de Secretário, que consiste numa alternatva turística para os que procuram um local mais tranquilo e o Circuito Cervejeiro, que inclui visita a tradicional cervejaria Bohemia, a primeira do Brazil, e nove cervejarias artesanais. Por fim, ela também cita o Parque Cremerie, o Orquidário Binot, a Gastronomia, incluindo as confeitarias e chocolates, Rua Teresa, entre outros.

Foto: Gregory Grigoragi


Leia também: Mato Grosso do Sul é destaque no Fórum 60+