A VOA Hotéis Sales Tech que foca na tecnologia para o melhor desempenho dos hotéis que compõem a sua base, lançou o VOA Smart Pricing, um software desenvolvido a partir de estudos de caso e análises detalhadas dos desafios encontrados por hoteleiros e profissionais de RM na gestão de precificação e distribuição de tarifas. O objetivo com o desenvolvimento do software era introduzir no mercado brasileiro uma solução de Revenue Management System (RMS) com custo acessível, de fácil utilização e totalmente integrada aos canais de distribuição e sistemas de gestão (PMS). Seis meses após o lançamento da primeira versão, o produto já está presente em mais de mais de 50 cidades em 15 estados do país.

Segundo dados da VOA, os hotéis que aderiram ao uso do software alcançaram um crescimento médio de 53% no aumento do seu faturamento e 67% no aumento da sua diária média nos primeiros meses de uso. Com os dados positivos, a empresa dobrou os investimentos em tecnologia, acelerando o desenvolvimento de novos componentes, como o “Fator Concorrente”, que permite variar automaticamente o preço final baseado nas tarifas dos concorrentes em períodos específicos e outras regras totalmente customizáveis, como ocupação e antecedência de compra.

A VOA lançou a atualização mais recente da versão PRO da plataforma, que traz a Inteligência Artificial como protagonista. Os novos algoritmos e funcionalidades foram pensados e desenvolvidos a partir de feedbacks dos clientes e especialistas do setor que testaram a plataforma por meses antes do seu lançamento (MVP).

A nova versão conta com:

  • Rate Shopper integrado com comparação de preços de pacotes, além de visualização das tarifas com ofertas, como Genius, Membros e Mobile;
  • “Fator Ritmo de Vendas”, que identifica picos de demanda e ajusta os preços automaticamente, como em anúncio de concursos públicos ou eventos não mapeados previamente;
  • “Fator Estagnação” que define a aplicação de descontos em períodos específicos em que as vendas estão abaixo do esperado;
  • Inteligência de precificação de feriados conforme a demanda;
  • Multi estratégia tarifária por categorias e temporadas;
  • “Fator Concorrência” que utiliza a concorrência como um parâmetro para definição dos preços;
  • Algoritmo para gestão eficiente de budget

Na versão anterior, alguns fatores já estavam em funcionalidade, como BI Analytics, que conta com consolidações de indicadores em tempo real (Faturamento, RevPar, Ocupação, Diária Média, Pickup), flutuação de acordo com ocupação, BI analytics com dados de pickup e precificação e flutuação automática 24 horas por dia. Para José Eduardo Mendes, CEO e fundador da VOA, o software complementa de forma positiva, potencializando em escala o trabalho humano.

“A gente pegou a inteligência de mercado, de precificação e performance do nosso time e trouxe isso para uma ‘máquina’ fazer. Essa máquina não vai substituir jamais o trabalho humano, mas ela complementa”, explica José Eduardo. “O retorno na otimização do tempo que identificamos com o nosso time de profissionais dentro da empresa foi gigantesco. Isso trouxe a possibilidade de um “ganho” de tempo maior para análise de outras importantes estratégias, ampliando uma visão 360º sobre novas oportunidades” finaliza o CEO da empresa.