Após a reabertura das fronteiras internacionais dos Estados Unidos, em 2021, a Universal viu o retorno dos brasileiros aos seus parques. A expectativa é fechar 2023 com um fluxo de visitantes no mesmo nível anterior à pandemia. E, para que isso aconteça, a empresa não parou de investir em novos produtos, como atrações e hotéis.
Uma das novidades é a Illumination’s Villain-Con Minion Blast, que deverá ser inaugurada no verão do Hemisfério Norte no Universal Studios Florida. Com desenvolvimento da Universal em parceria com os cineastas da Illumination Entertainment, a atração convida as pessoas a deixarem seu lado bonzinho de lado. “A Illumination’s Villain-Con Minion Blast foi inspirada no grupo de vilões que aparece no filme ‘Minions 2: A Origem de Gru’. A atração interativa está recrutando novos vilões e os visitantes terão que provar que têm o necessário para se tornar um dos Vicious 6”, adianta Marcos Barros, vice-presidente de Vendas e Marketing da Universal Destinations & Experiences.
A Illumination’s Villain-Con Minion Blast transporta os visitantes para a Villain-Con – a maior convenção criminosa do planeta – e eles terão que pular e deslizar por várias cenas, onde ganharão pontos ao explodir uma variedade de itens e causar o máximo de caos e destruição possível. A atração será aberta na nova Minion Land, que também conta com o Despicable Me Minion Mayhem, um novo Minion Café e outras surpresas inspiradas em personagens populares das franquias de grande sucesso da Illumination Entertainment.
Outra novidade, que já está em funcionamento, é o Super Nintendo World. Inaugurada em fevereiro de 2023, no Universal Studios Hollywood, a área temática está localizada em uma parte recém-expandida do parque, e conta com recursos para imersão total dos visitantes, como passar pelo icônico cano verde, entrar no Castelo da Peach e se aventurar pelo Reino do Cogumelo.
O carro-chefe do Super Nintendo World é o Mario Kart: Bowser’s Challenge. Na atração, inspirada na série de videogames Mario Kart, os visitantes sentam em veículos de quatro lugares, percorrem pistas conhecidas do jogo, como caminhos subaquáticos e as nuvens, e competem pela Taça Dourada, enquanto coletam moedas para derrotar o Time Bowser e vencer.
A Universal investiu em interatividade em todo o espaço. “Após sair do Mario Kart: Bowser’s Challenge os visitantes continuam interagindo com a área temática ao adquirirem a power-up band, uma pulseira que permite continuar acumulando pontos no aplicativo do Universal Studios Hollywood”, conta Barros.
A interatividade com a área temática não é reservada apenas para o Super Nintendo World. Barros sublinha que esse recurso já foi utilizado com sucesso em outras empreitadas da Universal. “Nossas experiências imersivas são completas. Quando o visitante vai a uma área como The Wizarding World of Harry Potter ele está imerso no mundo de Harry Potter. Por exemplo, nosso time conseguiu transformar uma experiência de varejo, que é comprar uma varinha, em uma uma experiência de parque temático única, com a performance em que a varinha escolhe o bruxo, assim como nos livros.”
E por falar em Harry Potter, Barros ressalta a montanha-russa Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure. Apesar de ter sido aberta em meados de 2019, o executivo acredita que, por conta da pandemia, muitos brasileiros ainda não tiveram chance de conhecê-la. Nela, os visitantes são convidados a pilotar a moto do bruxo Hagrid – ou serem conduzidos no sidecar – e se aventurarem na floresta. “Plantamos mais de mil árvores para criar esse cenário. Estar na moto ou no sidecar são duas experiências diferentes”, explica o vice-presidente.
Halloween Horror Nights
A Universal se prepara para ter a maior Halloween Horror Nights de todos os tempos. Serão 44 noites, tendo início em 1º de setembro de 2023. “Temos um histórico muito grande de sucesso no cinema com a Universal Pictures e pegamos essa herança e transformamos em atração. É intenso, mas muito divertido para todos”, explica Barros.
No total serão dez casas tematizadas, entre elas a do Chucky. As demais ainda serão anunciadas, mas podem incluir desde os principais nomes do terror e da cultura pop até conceitos originais, desenvolvidos pelos criadores do evento. “Já tivemos, por exemplo, uma casa do The Walking Dead, do Stranger Things. Fazemos muita pesquisa, ouvimos os consumidores e procuramos casar o que é atual e relevante para o momento”, diz o executivo.
Mesmo quando os temas se repetem, a narrativa das casas é sempre diferente de um ano para outro. “Oferecemos sempre algo novo para que nossas noites continuem sempre cheias”, explica Barros.
Hotelaria
Antes da pandemia, a Universal havia iniciado a construção de dois novos hotéis da categoria Value (econômica), expandindo de seis para oito o número de empreendimentos hoteleiros em Orlando e chegando ao total de 9 mil quartos na cidade. “Inauguramos dois hotéis dentro de um mesmo resort, o Endless Summer Resort. De um lado temos o Dockside Inn e, do outro, o Surfside Inn. Estão fazendo muito sucesso, os brasileiros perceberam a qualidade dos hotéis como equipamento hoteleiro e também nossos benefícios: possibilitamos aos hóspedes entrar uma hora mais cedo nos parques; oferecemos transporte gratuito na propriedade; entregamos nos quartos as compras feitas nos parques; além de estarmos convenientemente localizados em Orlando em relação ao aeroporto, shoppings e outras atrações”, elenca Barros.
Apesar de o número de visitantes brasileiros nos parques ainda não ter alcançado os índices pré-pandemia, na hotelaria essa realidade é outra. “Os brasileiros que se hospedam em um dos oito hotéis que temos em Orlando já são em maior número do que tínhamos antes da pandemia”, explica o executivo.
O Dockside Inn and Suites conta com 2.050 quartos, divididos entre standard e suítes com dois quartos, e com decoração que remete à praia. As suítes acomodam até seis pessoas e possuem cozinha compacta, mesa para refeições e banheiro com áreas separadas para banho, pia e sanitário.
Os hóspedes também contam com restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar ao estilo norte-americanos, além de um bar no lobby, o Sunset Lounge, que oferece coquetéis especiais. O empreendimento oferece duas piscinas com um bar cada, Centro de Planejamento de Viagem (Universal Orlando Vacation Planning Center), uma loja Universal Studios Store e uma franquia do Starbucks.
Com instalações semelhantes e tema surfe, o Surfside Inn também conta com suítes para até seis pessoas.
Novidades para os próximos anos
A Universal está construindo seu quarto parque temático em Orlando, o Universal’s Epic Universe. A previsão de abertura é até 2025. “Será uma síntese de tudo o que já fizemos de bom em nossos parques no mundo. Terá muita tecnologia, imersão e atrações para toda a família”, explica Barros.
Instalado em uma área de 3 km², praticamente dobrando a área total disponível da Universal na Flórida Central, o novo parque temático contará com um centro de entretenimento, hotéis, lojas e restaurantes. Ele estará situado a poucos quilômetros dos atuais parques temáticos do Universal Orlando no Condado de Orange – especificamente, ao sul da Sand Lake Road e a leste da Universal Boulevard.
Agenda