Entre os dias 9 e 12 de maio, a International Luxury Travel Market Latin America (ILTM) realizou sua 12ª edição em São Paulo (SP). Essa foi a maior até o momento, reunindo 350 expositores vindos de 50 países, que encontraram agentes de viagem de 50 cidades, realizando um total de 18.500 reuniões.
“Entregamos o maior evento de todos os tempos. Foram 350 expositores, 30% a mais de expositores e compradores, mas o crescimento mais expressivo que tivemos foram de marcas que sempre participaram da ILTM Latin America e nesta edição ampliaram muito sua presença. Isso confirma que a ILTM é um evento que está na estratégia de negócio dessas marcas”, explica Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.
Além do aumento no número de expositores, a ILTM Latin America também contou com novidades: 105 expositores estrearam nesta edição, vindos de diferentes cidades do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai.
A edição deste ano celebrou a simplicidade da América Latina e a natureza marcou presença. O evento levou a floresta para dentro da Bienal com uma instalação imersiva na entrada do evento.
“Esta edição da ILTM Latin America celebrou a simplicidade da região e o tema refletiu o que o turista está em busca. O turista de alto padrão espera um serviço impecável, mas muito personalizado e autêntico, ou seja, ele quer ser atendido por pessoas reais e saber quem são essas pessoas. Esse mercado vai um pouco na contramão da impessoalidade que temos nos serviços do dia a dia, em que podemos pedir comida, fazer compras, quase tudo por aplicativos sem precisar falar com ninguém. Os viajantes querem se sentir cuidados e ouvidos e isso é algo simples, não precisa de grandes efeitos tecnológicos, ele quer experiências autênticas e cuidadosas. A simplicidade vem de ingredientes locais na cozinha, fornecedores locais nas amenidades, artistas locais na decoração. Os viajantes estão fugindo das coisas padronizadas iguais em qualquer lugar do mundo e as grandes marcas e os hotéis que atendem a estes públicos estão preparados para essa demanda”, explica Mayle.
A sustentabilidade é outro tema que está em alta no mercado de luxo. “Muitos dos consumidores dessas viagens são executivos que trabalham em empresas comprometidas com a agenda ESG. As famílias que têm filhos em idade escolar também estão lidando com a questão climática no dia a dia escolar, então as viagens precisam estar inseridas de forma coerente neste contexto maior. Atualmente os viajantes encaram o compromisso com a sustentabilidade como um fator decisivo na escolha das viagens. No mercado de luxo as pessoas não se importam em pagar um pouco mais para ter um serviço excelente e realizar uma viagem que atenda aos seus critérios de exigência. A América Latina se coloca na vanguarda quando falamos de turismo de luxo porque a natureza, sejam praias, campo ou áreas como os Andes, o Pantanal e, claro, a Amazônia, são os principais atrativos da região. Se não forem inseridos em um contexto de preservação, as outras experiências perdem um pouco de sentido. No mercado de luxo dá para dizer que ações sustentáveis são quase obrigatórias”, diz Mayle.
A ILTM Latin America volta a Bienal do Ibirapuera, em São Paulo (SP), entre os dias 7 e 10 de maio de 2024.
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