A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC revelou os detalhes da próxima fase de seu plano de conexão de energia proveniente de terra. Pelo menos 15 novos portos, entre 2024 e 2026, serão utilizados para que os navios da Companhia se conectem à rede elétrica local, demonstrando ainda mais o compromisso e o progresso contínuo rumo à descarbonização e para com a redução de emissões dos navios da frota enquanto estão atracados nos portos.
O novo plano de conexão de energia proveniente de terra de 2024 a 2026 inclui pelo menos cinco portos italianos; Barcelona e Valência, na Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos Estados Unidos; Copenhague, na Dinamarca; Marselha, na França; Roterdã, na Holanda; Valeta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.
“A utilização de energia proveniente de terra é um fator importante em nossa jornada rumo a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE). Todos os nossos novos navios, construídos desde 2017, possuem tecnologia para se conectarem às redes de energia locais e estamos implementando os retrofits necessários em nossos outros navios da frota”, afirma Linden Coppell, vice-presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros.
Desde fevereiro de 2023, os navios da MSC Cruzeiros utilizam, com sucesso, de energia proveniente de terra nos portos de Southampton, no Reino Unido, e Kristiansand, na Noruega, e, no segundo semestre deste ano, testará as instalações no porto norueguês de Haugesund. Outros testes em portos europeus estão programados, ainda em 2023, para os navios da Companhia em Bergen e Alesund, na Noruega, e Warnemunde, na Alemanha. A MSC Cruzeiros também usará energia proveniente de terra nos portos alemães de Hamburgo, e Kiel, com início previsto para 2024.
A Companhia assinou, em 2022, um memorando de entendimento (MOU) com a Cruise Baltic para conectividade de energia proveniente de terra na área do Mar Báltico. A Cruise Baltic possui 32 portos e destinos na região comprometidos em aumentar o número de instalações com essa tecnologia.
“Investimos fortemente em sistemas híbridos de limpeza de gases de escape para reduzir significativamente as emissões atmosféricas locais e agora precisamos que mais portos, em toda a Europa e no resto do mundo, passem a utilizar a tecnologia de energia eléctrica proveniente de terra o mais rapidamente possível. Ao reduzir significativamente as emissões nos portos, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade para com os portos e as comunidades litorâneas que os nossos navios visitam e atendem”, continua Coppell.
O mais novo navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos e realizou, no início do mês, algo inédito na indústria quando navegou da França para a Dinamarca, demonstrando o potencial de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa por meio da utilização de bio-GNL renovável.
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