Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), no 1Q23 Portugal registrou um crescimento de 54% no número de turistas brasileiros, em comparação ao mesmo período de 2022. O total foi de 320 mil visitantes. O número de pernoites aumetou também em 47%, com relação ao ano passado, contabilizando 765 mil.

Além da explosão no número de brasileiros, a quantidade de visitantes europeus cresceu. Muitos deles, britânicos, espanhóis, italianos e irlandeses. Portugal obteve um recorde de visitas, com um aumento geral de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 4,5 milhões de turistas estrangeiros.

“A estimativa é de que no verão europeu o número dispare ainda mais, já que as praias do Algarve são um dos destinos mais buscados nessa época”, analisa Maurício Gonçalves, advogado especialista em imigração e nacionalidade portuguesa há mais de duas décadas.

O crescimento do turismo também vem impulsionando a economia portuguesa. Com relação ao mesmo período no ano passado, houve um aumento de 2,5% no PIB no primeiro trimestre deste ano, conforme informou o INE.

Apesar dos números positivos, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, tem ressaltado que os benefícios da recuperação econômica ainda não estão sendo sentidos pela maioria da população. “Com o aumento do número de turistas brasileiros em Portugal, é evidente o interesse crescente dos brasileiros em explorar as belezas e oportunidades oferecidas pelo país. Essa tendência fortalece a relação entre Brasil e Portugal, além de impulsionar a economia e o setor do turismo em ambos os países”, conclui Maurício.


Leia também: EM MAIO, GASTOS DE ESTRANGEIROS NO BRASIL JÁ É O MAIOR DESDE 1998