No dia 20 de junho, o presidente Lula chegou ao Vaticano para tratar de assuntos globais com o Papa Francisco. Palco de grandes acontecimentos políticos e históricos, o Vaticano é o símbolo do turismo religioso em todo o mundo. A visita do poder executivo brasileiro ao país fomentou o debate sobre o segmento, em especial no Rio de Janeiro, destino de tradição cultural e religiosa.
Esse nicho envolve atividades decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo. Assim define o Ministério do Turismo, que aponta ainda que o religioso tem ligação com outros segmentos turísticos: viagens motivadas pelo interesse cultural ou pela apreciação estética fazem interface com o turismo cultural; já aquelas que objetivam a participação em grandes eventos de cunho religioso estão relacionadas ao turismo de negócios e eventos.
Um levantamento do MTur mostra que o turismo religioso é responsável por 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé no país (turistas, sem contar excursionistas) por ano. Se somarmos os excursionistas, chegamos a 18 milhões de viagens com essa motivação. Quando falamos em turistas estrangeiros que vêm ao Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 30 mil ao ano.
No Rio de Janeiro, o turismo com motivação religiosa é bastante representativo, com impacto positivo para a hotelaria e grande potencial de desenvolvimento: “Na condição de capital cultural do Brasil, o Rio de Janeiro reúne diversas matrizes religiosas, que se traduzem em templos, apresentações, rituais, gastronomia e música, enriquecendo a experiência do visitante. Temos, no Rio de Janeiro, um patrimônio histórico e cultural valioso. Entre destinos indutores de turismo, destacamos os municípios de Paraty, Vassouras e Petrópolis, que contam como uma tradição religiosa que movimenta o calendário de eventos de cada local”, ressalta Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município e conselheiro da Associação de Hotéis do Estado.
Confira alguns roteiros do turismo religioso no município do Rio de Janeiro:
- Santuário Cristo Redentor
- Catedral Metropolitana
- Pequena África
- Santuário de Fátima
- Catedral Universal da Fé (Templo da Glória do Novo Israel)
- Centro Cultural Jerusalém
- Grande Templo Israelita
- Memorial do Holocausto
- Santuário Mariano Schoenstatt Rio de Janeiro (Tabor Redenção da Família)
- Memorial Guido Schaffer
- Santuário da Medalha Milagrosa
Leia também: Bahia avança como destino gay friendly
Agenda