A primeira edição do festival SP Gastronomia aconteceu pela primeira vez em São Paulo com a proposta de celebrar a culinária paulista. No evento é possível experimentar pequenas porções de pratos de alguns dos melhores restaurantes da cidade, contato com grandes chefs de cozinha, produtores artesanais e shows ao vivo. A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) trouxe ao evento uma seleção de produtores regionais premiados e uma amostra de seus destinos turísticos. O SP Gastronomia foi aberto aos visitantes na última quinta-feira (29), no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.

O secretário Roberto de Lucena, líder da Setur-SP, participou do coquetel de abertura ao lado do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, do secretário de Turismo do Município, Rodolfo Marinho, e de grandes parceiros do setor. Lucena reforçou o papel da gastronomia para o turismo do estado e para a economia do país: o segmento movimenta R$ 250 milhões por ano no país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, e se tornou a principal motivação de viagens, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT).

De acordo com o relatório World’s Best Cities, realizado pela consultoria Resonance Consultancy, a capital foi eleita o terceiro melhor destino gastronômico do mundo. “Temos diversidade de sabores e criatividade. A gastronomia paulista é nosso patrimônio e reflete o profissionalismo de um segmento que tem avançado de forma sistemática na última década”, afirma o secretário.

O SP Gastronomia é uma realização do jornal O Globo e da CBN – e tem a cidade de São Paulo como Cidade Anfitriã. A curadoria é da jornalista gastronômica Luiza Fecarotta. Entre os restaurantes que participam do festival, a Casa do Porco, eleito um dos melhores do mundo pelo guia Michelin, e Dalva e Dito, do chef premiado Alex Atala. O festival acontece no Parque Villa-Lobos e se estende até o dia 2 de julho.


Leia também: 50ª ABAV EXPO CONTA COM PARCERIA DA EMBRATUR