BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,65

MTur participa do ‘Destinos Turí­sticos Inteligentes’ no Uruguai

O Ministério do Turismo participou ativamente do Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) – Turismo 360, realizado nos dias 6 e 7 de julho em Montevidéu, Uruguai. O evento teve como objetivo divulgar o modelo DTI e promover a troca de experiências entre representantes de várias cidades e países, incluindo Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Nicarágua, México, Cuba e Espanha.

Durante a Jornada de Gestão do DTI, moderada pelo Ministério do Turismo, foram discutidas as chaves para a transição para o modelo DTI, com casos de sucesso da Comunidade Valenciana, a qualidade do turismo em Bogotá e os desafios de um destino turístico inteligente. As apresentações foram realizadas por representantes de instituições e órgãos de turismo, como o Instituto Valenciano de Turismo, o Instituto Distrital de Turismo de Bogotá e a Secretaria de Turismo de Cali.

Além das apresentações, o evento abriu oportunidades de aprendizado e compartilhamento de boas práticas em temas como turismo, governança, sustentabilidade, inteligência turística, tecnologia, inovação e acessibilidade. O seminário foi uma iniciativa da prefeitura de Montevidéu, em colaboração com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (UdelaR) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Contou também com o apoio de várias organizações e entidades relacionadas ao turismo.

No contexto da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, o Ministério do Turismo é membro do Comitê Executivo. A participação na rede envolve a troca de experiências, promoção conjunta, pesquisa, desenvolvimento de metodologias para aprimorar a gestão de destinos, busca de financiamento, integração com outras redes e organizações semelhantes, entre outras ações.

Durante reunião da Comissão Plenária da Rede, realizada em 8 de julho, foram reconhecidos os representantes brasileiros de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro como membros da Rede Iberoamericana de DTI. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, parabenizou as cidades brasileiras por seu potencial como destinos de inovação e destacou a importância do Rio de Janeiro como novo membro da rede.

Os procedimentos para ingressar na Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes envolvem a apresentação de documentos que comprovam o reconhecimento como DTI, resultados de diagnóstico do destino, planejamentos estratégicos e ações adotadas ou previstas. Os interessados ​​em participar como membros institucionais devem comprovar sua constituição formal e legal, além de apresentar uma carta de intenções. Já os membros colaboradores devem apresentar propostas de trabalho a serem executadas após a adesão à rede.


Leia também: MTUR IRÁ INVESTIR NO CENTRO DE QUALIFICAÇÃO EM ANGRA DOS REIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS