O Ministério do Turismo participou ativamente do Seminário Internacional sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) – Turismo 360, realizado nos dias 6 e 7 de julho em Montevidéu, Uruguai. O evento teve como objetivo divulgar o modelo DTI e promover a troca de experiências entre representantes de várias cidades e países, incluindo Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Nicarágua, México, Cuba e Espanha.

Durante a Jornada de Gestão do DTI, moderada pelo Ministério do Turismo, foram discutidas as chaves para a transição para o modelo DTI, com casos de sucesso da Comunidade Valenciana, a qualidade do turismo em Bogotá e os desafios de um destino turístico inteligente. As apresentações foram realizadas por representantes de instituições e órgãos de turismo, como o Instituto Valenciano de Turismo, o Instituto Distrital de Turismo de Bogotá e a Secretaria de Turismo de Cali.

Além das apresentações, o evento abriu oportunidades de aprendizado e compartilhamento de boas práticas em temas como turismo, governança, sustentabilidade, inteligência turística, tecnologia, inovação e acessibilidade. O seminário foi uma iniciativa da prefeitura de Montevidéu, em colaboração com a Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (UdelaR) e a Associação de Universidades do Grupo Montevidéu. Contou também com o apoio de várias organizações e entidades relacionadas ao turismo.

No contexto da Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes, o Ministério do Turismo é membro do Comitê Executivo. A participação na rede envolve a troca de experiências, promoção conjunta, pesquisa, desenvolvimento de metodologias para aprimorar a gestão de destinos, busca de financiamento, integração com outras redes e organizações semelhantes, entre outras ações.

Durante reunião da Comissão Plenária da Rede, realizada em 8 de julho, foram reconhecidos os representantes brasileiros de Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro como membros da Rede Iberoamericana de DTI. A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, parabenizou as cidades brasileiras por seu potencial como destinos de inovação e destacou a importância do Rio de Janeiro como novo membro da rede.

Os procedimentos para ingressar na Rede Iberoamericana de Destinos Turísticos Inteligentes envolvem a apresentação de documentos que comprovam o reconhecimento como DTI, resultados de diagnóstico do destino, planejamentos estratégicos e ações adotadas ou previstas. Os interessados ​​em participar como membros institucionais devem comprovar sua constituição formal e legal, além de apresentar uma carta de intenções. Já os membros colaboradores devem apresentar propostas de trabalho a serem executadas após a adesão à rede.


Leia também: MTUR IRÁ INVESTIR NO CENTRO DE QUALIFICAÇÃO EM ANGRA DOS REIS