A prefeitura de Amsterdã implementou, nesta quinta-feira (20), uma moção para fechar um importante terminal de navios de cruzeiros do centro da cidade: Rio IJ. A proposta do partido centro-direita D66 – que administra a cidade ao lado dos social-democratas do PvdA e do Groelinks – foi aprovada. 

Ilana Rooderkerk, líder do partido D66, ressalta que o terminal não se encaixa nas ambições sustentáveis da cidade. Além disso, ela destaca que, com a permanência do porto, uma segunda ponte sobre o IJ para Noord fica inviável. 

“Os navios de cruzeiros no centro da cidade não se encaixam na missão de Amsterdã de reduzir o número de turistas. Em outras palavras, Amsterdã navega melhor sem um cruzeiro”, diz a líder do D66 de Amsterdã. 

Além desta moção, a prefeitura de Amsterdã também colocou em prática medidas que tem como objetivo dar tranquilidade aos habitantes do centro histórico. Dentre elas, está a proibição de fumar maconha nas ruas do distrito da luz vermelha e, por meio de uma campanha, dissuadir os turistas britânicos de visitar a cidade apenas para consumir álcool e drogas.