BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Museu Casa de Santos Dumont é reinaugurado em Petrópolis (RJ)

Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Petrópolis reabriu a Casa de Santos Dumont. A reinauguração do museu foi o ponto alto da programação pelos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, que também contou com o lançamento do selo comemorativo concedido pelos Correios e da medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil. A solenidade oficial aconteceu no pátio externo da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) do Relógio das Flores, ao lado do Museu, reunindo mais de 200 pessoas.

“Estamos muito felizes de devolver à população petropolitana e ao povo brasileiro esse importante equipamento de cultura e história. O Museu Casa de Santos Dumont, a Encantada, como é carinhosamente chamada, está de portas abertas, totalmente reformada e trazendo uma nova experiência para os visitantes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira, major-brigadeiro do ar, José Madureira Júnior, destacou o principal feito de Santos Dumont: “voar”. “Ele transformou o sonho em realidade”, frisou o major-brigadeiro.

Em um vídeo que deu início a cerimônia, Jorge Henrique Dumont Dodsworth, sobrinho neto de Santos Dumont, leu uma carta em homenagem ao sesquicentenário do Pai da Aviação. Além desta, o evento também contou com outras homenagens a Santos Dumont e teve a presença de autoridades locais.

Revitalização no Centro e na Casa de Santos Dumont

A passagem entre a Praça 14 Bis e a Rua do Encanto, no Centro, vai se tornar, em breve, um local cheio de vida e de história. A Prefeitura está iniciando os estudos para fazer o Caminho de Santos Dumont, ligando a réplica do primeiro avião à casa do pioneiro da aviação. Isso inclui a revitalização da calçada, incluindo painéis de artistas petropolitanos, QR code e novo mobiliário urbano. O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e foi apresentado pelo arquiteto Filipe Graciano durante a solenidade oficial.

Além disso, a Casa de Santos Dumont, também conhecida como A Encantada, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foam requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes. Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa passaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu recebe cerca de dez mil pessoas por mês e ganhou peças novas, incluindo itens pessoais de Dumont.


Leia também: FC&VB-RJ LANÇA A PLATAFORMA RIO CONVIDA EM PETRÓPOLIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS