BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Museu Casa de Santos Dumont é reinaugurado em Petrópolis (RJ)

Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Petrópolis reabriu a Casa de Santos Dumont. A reinauguração do museu foi o ponto alto da programação pelos 150 anos de nascimento do Pai da Aviação, que também contou com o lançamento do selo comemorativo concedido pelos Correios e da medalha comemorativa pela Casa da Moeda do Brasil. A solenidade oficial aconteceu no pátio externo da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) do Relógio das Flores, ao lado do Museu, reunindo mais de 200 pessoas.

“Estamos muito felizes de devolver à população petropolitana e ao povo brasileiro esse importante equipamento de cultura e história. O Museu Casa de Santos Dumont, a Encantada, como é carinhosamente chamada, está de portas abertas, totalmente reformada e trazendo uma nova experiência para os visitantes”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

O comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira, major-brigadeiro do ar, José Madureira Júnior, destacou o principal feito de Santos Dumont: “voar”. “Ele transformou o sonho em realidade”, frisou o major-brigadeiro.

Em um vídeo que deu início a cerimônia, Jorge Henrique Dumont Dodsworth, sobrinho neto de Santos Dumont, leu uma carta em homenagem ao sesquicentenário do Pai da Aviação. Além desta, o evento também contou com outras homenagens a Santos Dumont e teve a presença de autoridades locais.

Revitalização no Centro e na Casa de Santos Dumont

A passagem entre a Praça 14 Bis e a Rua do Encanto, no Centro, vai se tornar, em breve, um local cheio de vida e de história. A Prefeitura está iniciando os estudos para fazer o Caminho de Santos Dumont, ligando a réplica do primeiro avião à casa do pioneiro da aviação. Isso inclui a revitalização da calçada, incluindo painéis de artistas petropolitanos, QR code e novo mobiliário urbano. O projeto faz parte das comemorações dos 150 anos de Santos Dumont e foi apresentado pelo arquiteto Filipe Graciano durante a solenidade oficial.

Além disso, a Casa de Santos Dumont, também conhecida como A Encantada, foi totalmente reformada pela Prefeitura de Petrópolis. O investimento foi feito com recursos próprios do tesouro municipal, transformando o Museu e o Centro Cultural 14-Bis. Os dois espaços foam requalificados, garantindo acessibilidade e conforto para os visitantes. Tanto a fachada, incluindo o telhado, quanto a parte interna da Casa passaram pela reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O museu recebe cerca de dez mil pessoas por mês e ganhou peças novas, incluindo itens pessoais de Dumont.


Leia também: FC&VB-RJ LANÇA A PLATAFORMA RIO CONVIDA EM PETRÓPOLIS

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Governo autoriza novo terminal de cruzeiros...

Projeto prevê investimento de R$ 1,24 bilhão e capacidade para três navios atracados simultaneamente na Ponta da Praia, em Santos

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Justiça encerra execução contra 123 Milhas...

Decisão reforça que pedidos de ressarcimento devem seguir as regras da Lei de Recuperação Judicial e o plano coletivo da 123 Milhas

Nova taxa do visto americano não...

Nova taxa do visto americano não deve frear demanda, avalia Ana Carolina Medeiros, que reforça a importância da atualização dos agentes

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS