Entre os dias 1º e 4 de agosto, no Vale do Angangabaú (SP), acontecerá um mutirão de emprego com vagas exclusivas para o setor de turismo. A ação faz parte do Fórum Permanente de Empregabilidade em Turismo e Eventos, e irá oferecer quatro mil vagas que terá a adesão de 20 grandes empresas do ramo. A ideia é ser uma ponte entre os trabalhadores e as vagas disponíveis em hotéis, restaurantes, bares, parques e eventos.

“Mais de 800 pessoas já foram inseridas no mercado de trabalho nos sete meses de atividade do Fórum de Empregabilidade. E a ação não se resume ao emprego, mas, também, à capacitação”, disse Virgílio Carvalho, coordenador do Fórum e diretor Técnico da Setur-SP.

Há algum tempo, o trade turístico sente a carência de mão-de-obra. Existem postos de trabalho em aberto principalmente em funções como garçom, camareira, ajudante de cozinha e auxiliar de serviços gerais. Além de cadastrar o currículo, os candidatos podem fazer entrevista para seleção ali mesmo, durante o evento. Durante o mutirão, o trabalhador pode ainda contar com serviços como atualização da carteira de vacinação contra gripe, covid e solicitação de carteira de identidade.

Jovens e pessoas nas faixas 50 e 60+ também serão beneficiadas, respeitando o sistema de cotas das empresas. Para participar, o candidato precisa ter em mãos apenas o currículo e um documento de identidade oficial com foto.

A Academia do Turismo, projeto que será oficialmente lançado em breve pela Setur-SP, vai capacitar a mão-de-obra em todos os níveis: do ensino médio à graduação, pós-graduação e pesquisa.


Leia também: TURISMO GEROU MAIS DE 105 MIL EMPREGOS NO PAÍS