A indústria global de turismo de aventura registrou um valor de mercado de US$ 292 bilhões em 2022 e está previsto que alcance um valor de mercado de US$ 1.491,5 bilhões até 2033, crescendo a uma taxa composta anual de 16,2%. O mercado de viagens de aventura está em expansão, o que pode estar relacionado ao crescente interesse dos viajantes e ao preço razoável das passagens aéreas.
O turismo de aventura envolve viagens domésticas e internacionais que incluem várias atividades de aventura, como rafting, trekking, ciclismo, exploração de cavernas, entre outras, em ambientes naturais e imersão cultural. Ele proporciona incentivos práticos e psicológicos para promover a diversidade biocultural, ao mesmo tempo em que gera receitas para setores regionais e privados. O turismo de aventura está se tornando mais popular do que o turismo em massa tradicional em todo o mundo devido à sua adaptabilidade, capacidade de apoiar economias e promoção de práticas saborosas.
A indústria de turismo de aventura testemunhou um enorme crescimento e gastos relacionados ao aumento no número de viajantes nos últimos anos. Impulsionada pelo aumento dos níveis de renda em locais geográficos em desenvolvimento e pela redução nos custos de aviação e acomodação, uma demanda por turismo de aventura deve se expandir. O número de turistas internacionais aumentou significativamente, favorecendo assim o crescimento do mercado.
Análise Histórica do Mercado de Turismo de Aventura (de 2018 a 2022) Vs. Perspectiva de Previsão (de 2023 a 2033)
A demanda global por turismo de aventura é projetada para aumentar a uma taxa composta anual de 16,2% durante o período de previsão entre 2023 e 2033, chegando a um total de US$ 1.484,01 bilhão em 2032, de acordo com um relatório da Future Market Insights (FMI). De 2018 a 2022, as vendas testemunharam um crescimento significativo, registando uma taxa anual composta de 11,1%.
A maioria dos países impôs restrições a pontos turísticos para conter o vírus. Após a pandemia, diferentes localidades geográficas suspenderam as restrições e estão recebendo turistas com pacotes atraentes. Isso, por sua vez, está influenciando positivamente o mercado de turismo de aventura.
A publicidade agressiva de empresas de viagens e turismo, juntamente com o investimento em sites para facilitar a reserva, impulsionou a receita do turismo de aventura. Com mais players locais e internacionais entrando no mercado, já que as vendas do mercado de turismo de aventura devem aumentar.
Digitalização do Planejamento de Viagens oferecendo as Melhores Opções de Pacotes aos Clientes
Agências de viagens ao redor do mundo estão lançando sites rápidos e compatíveis com dispositivos móveis, que são fáceis de usar em smartphones. Esses serviços oferecem estimativas de pares, passeios em vídeo de 360 graus e comparações de preços diretos. Isso ajuda os turistas a entender o local de viagem, seus benefícios e os lugares que desejam visitar.
O planejamento e a reserva de férias online entre os viajantes estão se tornando populares, proporcionando uma perspectiva lucrativa para o negócio de turismo de aventura. A expansão da penetração da internet ajuda as agências de viagens e pessoas a escolherem as melhores opções e ofertas de viagens com preços acessíveis.
Experiências de Viagem Personalizadas e Individualizadas exigindo um Bom Desempenho para Prestadores de Serviços de Turismo de Aventura
Um dos principais impulsionadores do mercado de turismo de aventura é a crescente demanda por experiências de viagens autônomas e personalizadas. Isso é impulsionado principalmente pela rápida urbanização, aumento da renda disponível, impacto das mídias sociais e passagens aéreas mais animadoras.
Os principais players do setor estão trabalhando em conjunto com empresas de marketing para atrair clientes de alto valor por meio de marketing na internet, o que contribui para o aumento da demanda por turismo de aventura em todo o mundo. Organizações governamentais em muitos países também estão incentivando o turismo de aventura, pois ele gera oportunidades de emprego e tem um impacto positivo no desenvolvimento das comunidades. Isso, por sua vez, está aumentando o apelo global do turismo de aventura.
Pacotes Caros e Mudanças Ambientais Restringindo o Crescimento
A mudança climática imprevisível e a degradação ambiental devido ao comportamento descuidado dos turistas o crescimento do mercado de turismo de aventura. O risco de perda cultural e linguística pesa fortemente sobre a indústria de turismo de aventura. O aumento dos preços de viagens para certas localidades geográficas, juntamente com situações de conflito, estão prejudicando o progresso do mercado de turismo de aventura.
Os turistas não estão viajando com empresas que viajam de forma sustentável e são ecologicamente corretas. Certas empresas de turismo falham em cumprir o serviço prometido por elas, deixando os turistas desatendidos e estressados. A falta de medidas de segurança nos pacotes de turismo de aventura também está prejudicando o crescimento do mercado.
As start-ups estiveram presentes no mercado de Turismo de Aventura
Os principais players no início das atividades no mercado de turismo de aventura são TraWork, The Unhotel Co, Travelfloss, Anygo, Savely, Wayfinder, 2BLocal e GoBuddy.
A 2BLocal, um player chave em início de atividades no mercado de turismo de aventura, está focado em fornecer turismo autêntico aos turistas, apresentando-os ao estilo de vida local do lugar, bem como ajudando-os a explorar os habitats naturais do local.
A rede de surf Rapturecamps é composta por três acampamentos de surf em Portugal, Bali e Nicarágua, que tem como objetivo oferecer férias de surf de alta qualidade e instrução de surfe para visitantes de todo o mundo. Eles estão aqui para ajudar a aproveitar ao máximo a experiência de surf, não importa se o viajante é um iniciante em busca de uma escola de surfe ou um surfista veterano desejando descobrir novos pontos de surfe.
Agenda