A Latam divulgou nesta quarta (2) seus resultados financeiros relativos ao segundo trimestre de 2023, apresentando um sólido desempenho que reforça a recuperação do setor após os desafios impostos pela pandemia. Ao fechar o período, a companhia reportou um lucro líquido de US$ 145 milhões, impulsionado pelo crescimento das receitas no segmento de passageiros e pela redução nos preços do combustível durante o trimestre.
As receitas operacionais no segundo trimestre atingiram a marca de US$ 2,6 bilhões, um aumento notável de 20,2% em comparação com o mesmo trimestre do ano anterior. Enquanto isso, os gastos operacionais ajustados totalizaram US$ 2,4 bilhões, o que resultou em uma sólida margem operacional ajustada de 10,1% para o trimestre.
Jerome Cadier, CEO da Latam Airlines Group, ressaltou a importância do momento para apresentar os resultados financeiros do segundo trimestre. Ele enfatizou: “A gente entregou um resultado sólido nesse trimestre e a gente melhorou as projeções pro ano de 2023 inteiro.” Cadier também destacou que esse resultado é fruto de um trabalho sistemático de longo prazo, combinando “uma estratégia comercial efetiva, uma proposta de valor muito atrativa, com pontualidade, uma rede desistindo super robusta para região e uma gestão muito disciplinada de custos, além de um balanço financeiro bastante saudável.”
Durante o segundo trimestre, a Latam registrou um lucro líquido de US$ 145 milhões, resultado impulsionado pela “melhor receita de passageiro e também menor custo de combustível”, ao longo do trimestre, informou Cadier. No mercado doméstico do Brasil, a Latam alcançou o recorde de voar para 55 destinos, representando um aumento de 18% no volume de passageiros transportados em comparação com o mesmo trimestre de 2019, antes da pandemia. Além disso, a empresa expandiu suas operações para 13 novos destinos, consolidando sua liderança no mercado doméstico.
No mercado internacional, Cadier anunciou: “A gente iniciou ontem a nossa operação Guarulhos-Los Angeles junto com a Delta e a gente também fez anunciou o nosso novo voo ou retomada do nosso destino para Joanesburgo e também anunciou novos destinos em Havana e Cartagena.” Essas ações fortaleceram a presença da companhia no mercado internacional.
Ramiro Alfonsín, CFO do Latam Airlines Group, destacou que os bons resultados obtidos no primeiro semestre permitiram atualizar as projeções para 2023. A nova expectativa é de que a margem operacional ajustada fique entre 10% e 11%, um aumento significativo em relação aos 6% e 8% previamente anunciados. Além disso, a empresa espera que o EBITDAR ajustado fique na faixa de US$ 2,35 bilhões a US$ 2,5 bilhões.
O grupo também apresentou melhorias contínuas em seu balanço trimestre a trimestre, gerando um fluxo de caixa de US$ 110 milhões durante o período e mantendo uma liquidez bruta de US$ 2,6 bilhões.
Segundo Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group, esses resultados positivos são fruto de uma estratégia comercial efetiva, oferta atrativa aos clientes, controle de custos, uma rede robusta na região, pontualidade destacada globalmente e uma base financeira sólida.
Crescimento sólido
O segundo trimestre de 2023 foi marcado por um crescimento sólido nas operações da Latam Airlines Group, com expansão significativa tanto no mercado doméstico como internacional.
As operações consolidadas, medidas em ASKs (assentos-quilômetros disponíveis), aumentaram expressivos 28,4% em relação ao mesmo período de 2022. As operações internacionais tiveram um crescimento ainda mais expressivo, alcançando 48,4% em comparação com o ano anterior, atingindo 93% da capacidade operada em 2019.
As operações domésticas no Brasil apresentaram crescimento de 18% em ASKs em comparação com 2022, enquanto as operações domésticas das afiliadas na Colômbia, Chile, Peru e Equador aumentaram em 6,5% em relação ao ano anterior. No total, durante o segundo trimestre, o grupo transportou 17,1 milhões de passageiros, um aumento notável de 22,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, a Latam Airlines Colômbia expandiu sua frota com a incorporação de 5 aeronaves, aumentando sua capacidade em cerca de 20% e elevando sua participação de mercado para 33% no segundo trimestre.
Em termos de conectividade, a Latam Airlines Peru e a Delta Airlines anunciaram três novas rotas e aumento de frequência em uma já existente, fortalecendo a conexão entre América do Norte e América do Sul. A Latam Airlines Brasil também firmou um acordo com a companhia aérea sul-africana Airlink, ampliando o acesso dos passageiros da Latam a mais de 40 destinos em toda a África.
Sustentabilidade Latam
Além do desempenho financeiro sólido, a Latam reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Durante o período, a Latam Brasil transportou gratuitamente mais de 30 animais para preservação por meio do projeto Avião Solidário e prestou apoio às vítimas das chuvas no Acre, realizando o transporte de ajuda humanitária.
O grupo também conquistou importantes reconhecimentos nessa área, como o título de companhia aérea mais sustentável em serviço a bordo pelos Onboard Hospitality Awards 2023 e o prêmio Air Cargo Innovation Award, concedido pela IATA às afiliadas cargueiras da Latam Cargo, por seus projetos de redução de plástico nas operações de carga no Chile e no Brasil.
A Latam Airlines Group, orgulhosa de seu compromisso com a excelência no atendimento aos passageiros, foi reconhecida pela Skytrax World Airline como a Melhor Companhia Aérea da América do Sul. Além disso, conquistou pelo segundo ano consecutivo os prêmios de “Assento Mais Confortável da América do Sul” e “Melhor Catering da América do Sul” no APEX Passengers Choice Awards.
Agenda