A American Airlines anunciou as descobertas de um estudo inédito sobre como evitar rastros, com resultados verificados por imagens de satélite, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental da aviação. Os rastros se formam quando os aviões voam através de camadas de umidade e podem persistir como nuvens cirros por minutos ou horas, dependendo das condições – certos rastros podem reter o calor na atmosfera da Terra à noite.

O estudo, liderado pelo Google Research e Breakthrough Energy e com apoio da American, testou se é possível identificar zonas atmosféricas com probabilidade de criar rastros. A equipe então determinou se os pilotos poderiam evitar fazer rastros em vôo quando fornecidos com dados sobre a localização dessas zonas.

“Os resultados desse teste em pequena escala são encorajadores e, embora claramente haja mais perguntas a serem respondidas sobre como operacionalizar a prevenção de rastros em nosso setor, estamos entusiasmados por ter desempenhado um papel no estabelecimento desse primeiro ponto de prova. E estamos ansiosos para compartilhar o que aprendemos com as partes interessadas na indústria da aviação e além”, disse Jill Blickstein, vice-presidente de Sustentabilidade da American

Depois de coletar grandes conjuntos de dados – como imagens de satélite, dados meteorológicos e de trajetória de voo –, um pequeno grupo de pilotos americanos realizou 70 voos ao longo de seis meses, usando previsões baseadas em IA para fazer pequenas modificações nas rotas projetadas para criar rastros, e reduzindo a formação de rastros em 54%.

“Agora temos a primeira prova de que voos comerciais podem usar essas previsões para evitar rastros, conforme verificado em imagens de satélite”, disse Juliet Rothenberg, chefe de Produto para Climate AI no Google Research. Marc Shapiro, diretor da Breakthrough Energy Rastos, completou: “Este estudo é um ótimo exemplo do que acontece quando organizações criativas e ambiciosas trabalham juntas para melhor entender e resolver um problema difícil, e agradecemos a parceria da American e do Google.”


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