Na manhã desta quinta-feira (24), a Avianca divulgou os resultados do primeiro semestre de 2023, revelando a consolidação da companhia no mercado brasileiro. Além do aumento de 1,7 mil voos operados, alta anual de 40% frente ao primeiro semestre de 2022, a empresa transportou um adicional de 269 mil clientes no país, crescimento anual de 70% na mesma base comparativa. Ao todo, a Avianca chegou a marca de 14,5 milhões de passageiros, 102 mil voos e 120 aeronaves A320 e B787 no período.
“Como mostram os dados, 2023 tem tudo para ser um ano muito positivo, com altas taxas de ocupação e ampliação da frota”, afirma Gustavo Esusy, gerente comercial da Avianca para o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. “Acreditamos que até o começo do próximo ano, teremos recuperado completamente da pandemia, como já estamos fazendo em diversos mercados. Nesses destinos, estamos até incrementando a conectividade, com mais rotas ponto a ponto”, acrescenta.
O crescimento reflete o novo posicionamento da Avianca, que busca oferecer o “melhor dos 104 anos com os benefícios do Low Cost”. “Queremos oferecer maior conectividade e os melhores preços, mantendo os padrões Avianca. Para isso, simplificamos as frotas, reconfiguramos as cabines, investimos na Avianca Cargo e criamos rotas descentralizadas de Bogotá e de ‘ponto a ponto”, salienta Maria Carolina Cortés, vice-presidente de comunicações corporativas da Avianca no Brasil.
Hoje a Avianca está presente em 71 destinos distribuídos por 24 países, totalizando 144 rotas – alcançando 2019, quando a companhia operava 167 rotas. No Brasil, a companhia opera 35 frequências semanais em 4 rotas que conectam Bogotá a São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e Belo Horizonte. “As duas últimas fazem parte das 21 novas rotas inauguradas no primeiro semestre e já estão se provando como excelentes apostas”, conta Esusy.
Para dar prosseguimento a essa tendência de crescimento, a Avianca está apostando na democratização da oferta, com ações promocionais cada vez mais vantajosas. “Mesmo com a alta de 40% no preço dos combustíveis, alta inflacionária e da taxa de câmbio com o dólar, nossa tarifa caiu 25% no mercado brasileiro. Esses preços mais competitivos estão trazendo muitos brasileiros para nossos aviões”, relata Esusy.
Além disso, o executivo destaca o investimento na relação com os agentes de viagens, por meio de novidades no Avianca Trade. “Reforçamos as ferramentas de solicitações pois entendemos a necessidade de maior dinamismo para esses profissionais. Seguiremos investindo e ofertando novas facilidades, visto que é o nosso principal canal de distribuição no Brasil”, completa Esusy.
O mercado brasileiro, segundo os executivos da Avianca, é de especial importância para a companhia. Com os bons resultados no país, a companhia adianta que está trabalhando para reforçar a capacidade para melhor atender essa demanda. “Queremos competir com outras companhias por meio de diferenciais competitivos. Nosso grande objetivo é transportar, de forma cada vez mais acessível, os turistas latinoamericanos”, finaliza Maria Carolina.
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