O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, para um café da manhã, os embaixadores do Irã, Azerbaijão e Sri Lanka no Brasil. Durante o encontro, Freixo detalhou as ações desenvolvidas pela Agência para promover os destinos turísticos brasileiros internacionalmente, ampliar a conectividade entre os países e ainda apresentou os eventos que irão atrair estrangeiros para o nosso país, como a Reunião de Cúpula do G-20, no Rio de Janeiro (RJ), em 2024, e a COP-30, em Belém (PA), em 2025.

Na reunião, os embaixadores do Irã, Hossein Gharibi; do Azerbaijão, Rashad Novruz, e do Sri Lanka, Sumith Dassanayake, assistiram ao vídeo manifesto da Marca Brasil, que foi desenvolvida em 2005, abandonada em 2019 e retomada no início da atual gestão. Segundo Freixo, o diálogo com as embaixadas reflete também a volta do Brasil com “S”. “O Brasil voltou. E voltamos também com os diálogos com o mundo. Esse diálogo com as embaixadas são importantes não só para promover o turismo como negócio, mas também como uma forma de conexão cultural entre povos. O povo brasileiro gosta muito de viajar, acredito que temos muitos caminhos para trilharmos juntos”, afirmou Freixo aos embaixadores.

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, acompanhou a reunião e reforçou a importância da ampliação de conectividade com os países. “O turismo representa 7% do PIB brasileiro e a nossa proposta é mostrar a cultura, natureza e sustentabilidade que temos por aqui, por isso, estamos apostando em todo um trabalho de conectividade e ampliação das demandas dos nossos destinos turísticos”, explicou.

Os embaixadores dos três países também demonstraram interesse em ampliar os diálogos no fortalecimento do turismo em uma via de mão-dupla. O presidente Marcelo Freixo afirmou que a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua em parceria com a Embratur, também é fundamental nesse trabalho.

“Estamos dialogando com a Apex-Brasil um trabalho conjunto que traz o turismo como pauta de exportação. A Embratur e a Apex já têm uma parceria na promoção do turismo e negócios brasileiros no exterior. Iremos nos reunir o mais breve possível para alinhar as estratégias que acolham uma atuação com Irã, Azerbaijão e Sri Lanka”, ressaltou.