Garantir o aumento da oferta de voos para o Brasil, o fortalecimento da divulgação do país no exterior, a atração de novos investimentos e o desenvolvimento do turismo sustentável. Essas foram as prioridades elencadas por Celso Sabino, ministro do Turismo, durante encontro com Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, nesta terça-feira (05), em Madri. O Ministério do Turismo (MTur) também esteve presente na Câmara dos Deputados do Brasil, destacando as principais ações da pasta.
Na sede da agência na capital espanhola, o ministro apresentou ao secretário-geral as ações de sua gestão e do governo brasileiro para assegurar o desenvolvimento da atividade turística no Brasil, como a busca pela autossuficiência do Querosene de Aviação (QAV), que ampliaria a conectividade aérea. “O Brasil reconhece que o secretário-geral Zurab está fazendo um grande trabalho à frente da OMT e nossa prioridade é inaugurar um escritório da organização em nosso país, no Rio de Janeiro”, destacou o ministro Sabino.
A reunião contou ainda com a presença de Orlando Leite, embaixador do Brasil na Espanha, Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur, e dos deputados federais Fernanda Pessoa (CE) e Fausto Santos Jr (AM). “É um prazer receber o ministro do Turismo, Celso Sabino, e sua delegação aqui na OMT. O Brasil é um grande aliado e parceiro da organização desde a sua criação e temos muitos projetos e planos para desenvolver juntos”, destacou Zurab Pololikashvili.
O ministro Celso Sabino aproveitou a oportunidade para convidar o secretário-geral para participar da abertura do Salão Nacional do Turismo que acontecerá no mês de dezembro, em Brasília. O evento, que será realizado no Estádio Mané Garrincha, apresentará ao público em geral a variedade da oferta de destinos turísticos no Brasil. Na ocasião ficou acertado, ainda, que a publicação do guia “UNWTO Tourism Doing Business” – destinado para a atração de investimentos estrangeiros para o turismo do país – ocorrerá durante a realização da feira de turismo FITUR, em janeiro de 2024.
Celso Sabino se reuniu também com Héctor Gomez, ministro da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, para reafirmar a cooperação entre os dois países no campo do turismo. Apenas entre janeiro e julho de 2023, o país europeu já recebeu 60 milhões de turistas estrangeiros. Para ele, a troca de experiência é importante para que o Brasil consiga ampliar sua participação no turismo mundial. “Queremos trabalhar juntos na perspectiva de ampliar cada vez mais a participação do turismo no PIB brasileiro, uma vez que sabemos que hoje estamos aquém do nosso potencial”, avaliou Sabino.
Rosa Ana Morillo, secretária de Estado de Turismo da Espanha, parabenizou o Brasil e a parceria entre os dois países na implementação da metabologia dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Já o ministro espanhol Héctor Gomez reafirmou o bom momento vivido pelo turismo na Espanha, que comprova que as medidas implementadas no país durante a pandemia tiveram sucesso. “Estamos prontos para colaborar em qualquer outra iniciativa de êxito que tivermos e vamos manter essa comunicação permanente”, finalizou Gomez.
Ouça ou baixe o áudio em que Sabino, comenta os resultados das agendas de trabalho na Espanha, por meio do link.
Agenda