Brasil e Espanha assinam acordo de valorização da gastronomia e turismo

Aprovada por mais de 90% dos estrangeiros que visitam o Brasil, a gastronomia é um dos grandes atrativos para turistas no país. E para impulsionar cada vez mais o turismo gastronômico, Celso Sabino, ministro do Turismo, firmou uma parceria com a Academia Iberoamericana de Gastronomia (AIBG). O acordo, que prevê cooperação na realização de projetos associados também à cultura e à imprensa, foi assinado na última quarta-feira (6) na Embaixada do Brasil, em Madri (Espanha).

O presidente da AIBG, Rafael Ansón, aproveitou a oportunidade para conceder um diploma ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento a ações significativas no âmbito da gastronomia e da alimentação. No caso do presidente Lula, a honraria destacou “sua contribuição contra a fome e desnutrição no mundo”.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da gastronomia para a atividade turística. “De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a gastronomia é o terceiro principal motivo de viagens, e o Brasil tem muito a mostrar ao mundo com sua culinária única. Acordos como este assinado no dia de hoje são essenciais para que possamos mostrar toda essa riqueza”, afirmou.

“É uma honra estar na Embaixada desse grande país que é o Brasil, por sua diversidade e dimensão. E, por isso, a Academia vai propor que em 2024 São Paulo seja a capital Iberoamericana da cultura gastronômica e da diversidade”, anunciou Rafael Ansón.

Ana Carla Lopes, secretária executiva do MTur, elogiou a iniciativa e seus impactos para o turismo. “Essa parceria vai atrair turistas para o Brasil e fomentar a culinária local, atuando assim no crescimento do trabalho, emprego e renda”, avaliou.

A Academia Iberoamericana de Gastronomia agrupa as Academias Nacionais de Gastronomia de 15 países, como Argentina, Brasil, Chile, Espanha, México, Peru e Portugal. O objetivo da entidade é fomentar a divulgação e a proteção da culinária e das atividades gastronômicas dos povos ibero-americanos.

Últimas notícias

Aspectos legais do turismo na Expo Paraná: especialista alerta agências para riscos

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, o...

Azul Viagens leva vencedores da campanha ‘Agente Tá On’ a Curaçao

Como forma de celebrar o desempenho dos agentes de...

Walt Disney World recebe segunda edição do LatAm Influencer Challenge

O Walt Disney World Resort, na Flórida, sediará a...

Expo Turismo Paraná: o papel consultivo das agências na venda de passagens

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada...

Corporativo com valor agregado

Luana Nogueira está à frente da Alagev como diretora...

Tópicos

Walt Disney World recebe segunda edição do LatAm Influencer Challenge

O Walt Disney World Resort, na Flórida, sediará a...

Expo Turismo Paraná: o papel consultivo das agências na venda de passagens

Durante a 29ª edição da Expo Turismo Paraná, realizada...

Corporativo com valor agregado

Luana Nogueira está à frente da Alagev como diretora...

Leandro Pimenta segue como embaixador da Alagev e se destaca no programa

Leandro Pimenta, CEO da tg.mob, empresa especializada em mobilidade...

A força da Flórida

Realizado em Ocala, o Florida Huddle 2025 consolidou-se como...

GTA apresenta novidades na Expo Turismo Paraná e prevê crescimento de 15%

A GTA Seguros aproveitou sua participação na 29ª edição...
spot_img

Relacionados