De janeiro até julho deste ano, a Buson vendeu mais de 1,5 milhão de passagens. Com dez anos de experiência no mercado, a empresa fez um levantamento sobre o comportamento dos consumidores que viajam de ônibus. No estudo, o Nordeste é a região que mais gasta com passagens. Confira os dados:
Destinos mais buscados:
Região Sul
- Curitiba (PR) → Morretes (PR)
- Curitiba (PR) → São Paulo (SP)
- Capão da Canoa (RS) → Porto Alegre (RS)
- Balneário Shangrilá (PR) → Curitiba (PR)
- Porto Alegre (RS) → Rio Grande (RS)
- Cascavel (PR) → Foz do Iguaçu (PR)
Região Sudeste
- Atibaia (SP) → São Paulo (SP)
- São Paulo → Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (MG) → Divinópolis (MG)
- Santos (SP) → São Paulo (SP)
- Petrópolis (RJ) → Rio de Janeiro (RJ)
- Campinas (SP) → Piracicaba (SP)
Região Centro-Oeste
- Cuiabá (MT) → Primavera do Leste (MT)
- Goiânia (GO) → Palmas (TO)
- Brasília – Goiânia (GO)
- Nova Olímpia (MT) → Tangará da Serra (MT)
- Sinop (MT) → Sorriso (MT)
- Campo Grande (MS) → Cuiabá (MT)
Região Norte
- Boa Vista (RR) → Manaus (AM)
- Guajará Mirim (RO) → Porto Velho (RO)
- Macapá (AP) → Oiapoque (AP)
- Lábrea (AM) → Porto Velho (RO)
- Manaus (AM) → Presidente Figueiredo (AM)
Região Nordeste
- São Luís (MA) → Vargem Grande (MA)
- Caruaru (PE) → Recife (PE)
- Canindé (CE) → Fortaleza (CE)
- Eunápolis (BA) → Porto Seguro (BA)
- João Pessoa (PB) → Maceió (AL)
Estados que mais compram passagens
- São Paulo – 31%
- Minas Gerais – 15%
- Mato Grosso – 9%
- Paraná – 7%
- Ceará e Goiás – empatados com 5%
Nordeste é a região que mais gasta com passagens: segundo os dados da Buson, os consumidores do Nordeste têm um ticket médio de R$ 90, porém, existe uma grande incidência de tickets médios maiores podendo chegar até R$ 800 em passagens. Esse valor é gasto em viagens anuais para destinos que ligam o Nordeste a outras regiões do Brasil, principalmente ao Centro-Oeste e a São Paulo, e por conta da distância, os valores são maiores.
Faixa etária dos passageiros: 42% dos consumidores têm entre 30 e 49 anos; 34%, entre 18 e 29 anos e 24% têm mais de 50 anos.
Passageiros preferem pagar à vista: nas compras feitas pelo celular, 64% dos consumidores pagam com pix; já nas compras por desktop, 54% usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Além disso, 76% dos que pagam com cartão de crédito fazem o pagamento à vista, seguidos dos 10% que parcelam em duas vezes.
Agenda