De janeiro até julho deste ano, a Buson vendeu mais de 1,5 milhão de passagens. Com dez anos de experiência no mercado, a empresa fez um levantamento sobre o comportamento dos consumidores que viajam de ônibus. No estudo, o Nordeste é a região que mais gasta com passagens. Confira os dados:

Destinos mais buscados:

Região Sul

  • Curitiba (PR) → Morretes (PR)
  • Curitiba (PR) → São Paulo (SP)
  • Capão da Canoa (RS)  → Porto Alegre (RS)
  • Balneário Shangrilá (PR) → Curitiba (PR)
  • Porto Alegre (RS) → Rio Grande (RS)
  • Cascavel (PR) → Foz do Iguaçu (PR)

Região Sudeste

  • Atibaia (SP) → São Paulo (SP)
  • São Paulo → Rio de Janeiro (RJ)
  • Belo Horizonte (MG) → Divinópolis (MG)
  • Santos (SP) → São Paulo (SP)
  • Petrópolis (RJ) → Rio de Janeiro (RJ)
  • Campinas (SP) → Piracicaba (SP)

Região Centro-Oeste

  • Cuiabá (MT) → Primavera do Leste (MT)
  • Goiânia (GO) → Palmas (TO)
  • Brasília – Goiânia (GO)
  • Nova Olímpia (MT) → Tangará da Serra (MT)
  • Sinop (MT) → Sorriso (MT)
  • Campo Grande (MS) → Cuiabá (MT)

Região Norte

  • Boa Vista (RR) → Manaus (AM)
  • Guajará Mirim (RO) → Porto Velho (RO)
  • Macapá (AP) → Oiapoque (AP)
  • Lábrea (AM) → Porto Velho (RO)
  • Manaus (AM) → Presidente Figueiredo (AM)

Região Nordeste

  • São Luís (MA) → Vargem Grande (MA)
  • Caruaru (PE) → Recife (PE)
  • Canindé (CE) → Fortaleza (CE)
  • Eunápolis (BA) → Porto Seguro (BA)
  • João Pessoa (PB) → Maceió (AL)

Estados que mais compram passagens

  • São Paulo – 31%
  • Minas Gerais  – 15%
  • Mato Grosso – 9%
  • Paraná – 7%
  • Ceará e Goiás – empatados com 5%

Nordeste é a região que mais gasta com passagens: segundo os dados da Buson, os consumidores do Nordeste têm um ticket médio de R$ 90, porém, existe uma grande incidência de tickets médios maiores podendo chegar até R$ 800 em passagens. Esse valor é gasto em viagens anuais para destinos que ligam o Nordeste a outras regiões do Brasil, principalmente ao Centro-Oeste e a São Paulo, e por conta da distância, os valores são maiores.

Faixa etária dos passageiros: 42% dos consumidores têm entre 30 e 49 anos; 34%, entre 18 e 29 anos e 24% têm mais de 50 anos.

Passageiros preferem pagar à vista: nas compras feitas pelo celular, 64% dos consumidores pagam com pix; já nas compras por desktop, 54% usam o cartão de crédito como forma de pagamento. Além disso, 76% dos que pagam com cartão de crédito fazem o pagamento à vista, seguidos dos 10% que parcelam em duas vezes.