“Joinville já é muito consolidada no turismo de negócios e eventos, mas estamos trazendo um outro lado da cidade, que é o lazer”, comentou Francine Olsen, diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville, durante a 50ª edição da Abav Expo. Com isso, Francine e Giorgio Souza, executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau (CVB), levaram para a feira o atendimento virtual, através do óculos de realidade virtual, e apresentação em vídeo com os diferentes atrativos para o segmento de lazer.
Nos últimos três anos o CVB de Joinville, junto com a Prefeitura e o trade estão trabalhando juntos para colocar Joinville no mapa de turismo nacional como opção de lazer. “Firmamos uma parceria que consiste em um convênio para realizar diversas ações, entre elas o lançamento de uma plataforma virtual de atendimento, onde o visitante consegue acessar todo o nosso conteúdo por lá”, disse Olsen.
Além de natureza e cultura, Joinville também se destaca na singularidade de alguns produtos, como por exemplo, a escola de teatro Bolshoi, que é a única fora da Rússia; ou, então, a galeria Instituto Juarez Machado, de um artista joinvilense que expõe suas obras e de artistas convidados; turismo tecnológico, com o Ecossistema do Ágora Tech Park, que possibilita visitas guiadas; turismo náutico, com opções de passeios de barco pela baía e, o turismo rural, que vem se fortalecendo após a pandemia.
No turismo rural, o Caminho Zona Francisca está concorrendo ao Experiências Brasil Rural, programa do Ministério do Turismo. Olsen também explica que as pessoas não conseguem ter uma referência única de Joinville, por isso, os turistas sempre se surpreendem com o destino. “Joinville não é só indústria, tem muita coisa por lá. Nossa cultura germânica, que está marcada não só na gastronomia, mas também nos hábitos da nossa população, patrimônios reservados, eventos consolidados e gastronomia para todos os paladares. Inclusive, caranguejo é uma das nossas especialidades, ele é diferente do caranguejo do mar, é mais saboroso e suculento”, explica a executiva.
Localização estratégica
Apesar de Joinville contar com poucas ligações aéreas, Souza destaca a localização estratégica e o fácil acesso que possui com o parque Beto Carrero World. “Penha (SC), Balneário Camboriú (SC) e Itajaí (SC) são cidades turísticas, então se hospedar e se locomover nesses lugares pode ser mais complicado. Por isso Joinville é uma boa opção. Estamos há apenas uma hora do parque, com ótimas opções hoteleiras, marcas nacionais e opções mais baratas.”
O Brasilturis Jornal conta com a transportadora oficial Shift Mobilidade e com proteção Affinity Seguro Viagem durante a 50ª Abav Expo.
Agenda