Ter profissionais experientes no segmento, entender as necessidades dos clientes e ter a confiança do mercado. Estes foram os três principais ingredientes utilizados em 2013 na fundação da Affinity Seguro Viagem, empresa que surgiu da união de Marilberto França, José Carlos Menezes, Alexandre Lança, Luiz Américo Guimarães, Alexandre Brum, Valéria Pereira, Carlos Henrique Dias Alves e Carlos Gevaerd.

Juntos, os profissionais acumulavam muitos anos de experiência, fazendo com que tanto o processo de estruturação, quanto a aceitabilidade do mercado para o produto oferecido fossem positivos. Focados no B2B desde o início, os empreendedores já tinham contato com players do segmento, assim como a confiança e credibilidade deles, facilitando assim a entrada da marca no mercado. “Apresentamos os produtos, inovações e a forma que queríamos trabalhar no segmento. Não precisávamos nos apresentar enquanto profissionais, pois já tínhamos parceiros comerciais de outros empreendimentos”, explicou José Carlos Menezes, diretor geral da Affinity.

Desde o início, o propósito foi desenvolver planos que atendessem às principais necessidades dos viajantes com o apoio de seus parceiros comerciais em todo Brasil, inovando e disponibilizando ferramentas para suas atividades. O objetivo principal sempre foi levar ao viajante a certeza do melhor produto, totalmente adequado às exigências da Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Ter esse forte elo com agências de viagens e corretoras de seguros fortaleceu a empresa e proporcionou um ritmo constante de crescimento para a Affinity, que ano após ano registrou resultados históricos. “É muita gente viajando com nossa marca e isso demonstra a solidez da Affinity. Nós já começamos grandes. As primeiras negociações surgiram com clientes que nos acompanham até hoje e nossa trajetória sempre foi motivo de orgulho, saímos da venda número um para mais de 150 mil bilhetes emitidos no primeiro ano de vida. Os números mostram a força do trabalho de toda a nossa equipe, pessoas de habilidades distintas e com muito comprometimento”, avalia o CEO, Marilberto França.

Em 2022, a empresa ultrapassou os resultados de 2019, registrando 42% de crescimento nas vendas, o que resultou em mais de R$ 43 milhões. Seguindo esse ritmo, as metas para este ano foram bem otimistas e, somente no primeiro trimestre, a seguradora já havia emitido mais de 900 mil bilhetes.

“Temos metas arrojadas e queremos superar os resultados de 2022 em, no mínimo. 30%. Trabalhamos focados em atender as necessidades dos nossos clientes, sempre desenvolvendo planos com o melhor custo benefício do mercado. O investimento em novas tecnologias para atender esse cliente é um dos focos deste ano, já que a venda do seguro viagem precisa ser cada vez mais simples e descomplicada”, ressalta França.

Vale destacar que também no primeiro trimestre do ano, o Affinity foi eleito entre os dez melhores Seguros Viagem do Brasil, de acordo com o Prêmio Melhores Destinos. “Nossas estratégias sempre foram concentradas no B2B e no respeito que mantemos pelo trade turístico. Mesmo assim, conseguimos nos destacar entre os consumidores finais e fomos citados como um dos melhores do País. Tenho certeza que estamos trilhando o caminho certo e que a próxima década será tão positiva quanto a primeira”, prevê o CEO.

E os reconhecimentos não param por aí. Em julho, foram reveladas as empresas indicadas ao Prêmio Reclame Aqui 2023. A Affinity concorre na categoria “Turismo e Lazer – Seguros”. Trata-se da maior e mais importante premiação de atendimento e reputação do Brasil, cuja votação popular tem o encerramento previsto para o dia 30 de outubro.

Um passo à frente

O pioneirismo presente no DNA da Affinity ficou evidente durante a pandemia de Covid-19. Mesmo sendo o maior desafio enfrentado pela seguradora – de acordo com José Carlos Menezes -, a empresa foi a primeira de seguro viagem no Brasil a anunciar uma cobertura exclusiva para o coronavírus regulamentada pelos órgãos oficiais, em 24 de setembro de 2020. Já em janeiro de 2022, o Affinity Seguro Viagem saiu na frente mais uma vez e lançou uma cobertura mais robusta para os casos de Covid, incluindo a Prorrogação de Estadia – para os casos em que fosse preciso realizar quarentena no local -, acompanhamento em caso de hospitalização, hospedagem desse acompanhante e retorno antecipado do segurado. Vale ressaltar que todos estes itens estão amparados pelo teste positivo do PCR e desde que autorizados pela equipe médica responsável.

Uma nova cara

No ano em que comemora dez anos de atividades, a seguradora também está preparando um rebranding para a marca. Dentre as novidades, que ainda não foram apresentadas, está uma nova logomarca. “Ela estará em sintonia com os objetivos atuais, mas sem descaracterizar nossa essência. Estamos preparados para muitos anos de sucesso e isso só é possível pelo reconhecimento e respeito do nosso público”, afirma Marilberto França.

Para o futuro, a tecnologia será o foco dos investimentos. De acordo com José Carlos Menezes, diretor geral da Affinity, o plano é o desenvolvimento e implementação de ferramentas que facilitem processos e ampliem a atuação da marca, trazendo melhores resultados. A ideia é ter, já em 2024, uma plataforma dinâmica, com melhor oferta e que possa ser acessada pelo passageiro durante a viagem. “Investir na tecnologia é fundamental. Nosso setor de Tecnologia da Informação, que antes nem chegava a ser um departamento, agora conta com 15 pessoas trabalhando em ferramentas que vão nos levar a novos patamares”, frisou Menezes.

Celebração

Como parte das comemorações, a empresa participa, pela primeira vez, da Abav Expo, realizada no Rio de Janeiro (RJ). Durante o evento, o grupo celebra este marco com parceiros comerciais e clientes estratégicos. E, em seguida, no dia 30, a Affinity realiza a tradicional Convenção Anual. O CDesign Hotel, localizado no Recreio dos Bandeirantes, também na Cidade Maravilhosa, foi o local escolhido para o evento.

Na programação da convenção estão treinamentos, dinâmicas e, é claro, um momento de confraternização com toda a equipe do Affinity Seguro Viagem. “É um momento muito especial. Em apenas uma década, nós crescemos e nos tornamos referência no mercado. Com um time competente, produtos inovadores e atentos às demandas dos parceiros e consumidores, ocupamos um espaço de destaque no setor. Isso nos enche de orgulho”, finaliza França.